Nos últimos dias, o ex-designer da Volkswagen Luiz Veiga começou a divulgar seus trabalhos do passado dentro da empresa. Depois de uma proposta de facelift para Kombi, mostrou ainda uma picape maior que a Saveiro, derivada do Santana, que também acabou não indo para frente.
Continuando com suas revelações, Veiga mostrou em suas redes sociais uma proposta de reestilização para o Volkswagen Golf de quarta geração. Vale lembrar que o hatch passou a ser fabricado no Brasil nesta geração, dividindo a linha de montagem de São José dos Pinhais (PR) com o Audi A3 da época.
O designer não informou quando, mas explicou que o departamento de design da Volkswagen brasileiro apresentou para os executivos na Alemanha a proposta de mudança visual exibida na foto de abertura do texto. De acordo com Veiga, "tínhamos conseguido um grande impacto visual com muito pouco investimento e mudanças, enquanto a Alemanha estava desenvolvendo um Golf completamente novo (de quinta geração), até o último parafuso, com um custo astronômico".
A ideia era trazer uma solução barata para modernizar o VW Golf no Brasil, mas o feito surtido foi polêmico: "após a apresentação, recebemos ordens de esconder e destruir o modelo", disse Veiga. O designer justificou que "nossa proposta poderia levantar questionamentos quanto a necessidade de um modelo Alemão completamente novo". Olhando para o contexto da história, é possível que a situação tenha ocorrido nos primeiros anos da década de 2000.
Segundo Luiz Veiga, o tiro teria saído pela culatra: "Para o Brasil, a decisão foi ruim, porque continuamos com um modelo desatualizado e não tivemos dinheiro para produzir aqui o novo Golf, mais uma vez, devido aos grandes investimentos necessários, versus nosso mercado, sempre vacilante e traiçoeiro".
Por aqui, a quarta geração d o Volkswagen Golf teve a produção iniciada em 1999, já como modelo 2000. Na Europa, o hatch ficou em linha nesse formato até 2006, nos mercados globais, quando foi apresentada a quinta geração. Nos mercados globais, ainda existiu a sexta geração que não tivemos acesso também. Por aqui, o Golf de 4ª geração continuou sendo produzido até 2014, quando finalmente recebemos o Golf de 7ª geração.
O Golf nacional recebeu um facelift para o ano modelo 2008, que permaneceu até o final da produção nacional do Golf de quarta geração e ficou conhecida como Golf "4 e meio". Curiosamente, esta versão reestilizada trazia algumas semelhanças com as linhas propostas por Veiga e sua equipe anos antes.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Exclusivo do Brasil, VW Golf MK4,5 entra no acervo da marca
Marca britânica Jaguar deixa de vender carros no Reino Unido
Análise: Novo VW Golf GTI vem em 2025, mas não para brigar com Civic Type R
Brasil quer equipar 33% dos eletrificados com baterias nacionais até 2033
VW Argentina: "Trazer de volta o Golf é uma prioridade para nós"
Semana Motor1.com: Novo Honda City 2025, Ranger cabine simples e mais
Volkswagen Golf atual pode seguir em linha por mais 10 anos