Novo Toyota Yaris aparece nas primeiras imagens e é confirmado para agosto
Próxima geração estreará na Tailândia na versão sedã, com novo design e ainda pode contar com versão 1.5 híbrida
Existem rumores de que o Toyota Yaris encerrará sua carreira no Brasil nos próximos anos, quando o ciclo de vida natural chegar ao fim, e que será substituído por um SUV compacto. Não será bem assim na Ásia, onde a fabricante já prepara a apresentação da nova geração, divulgando os primeiros teasers do carro na versão sedã, conhecido por lá como Yaris ATIV, e confirmando a apresentação para 9 de agosto.
Apesar de continuar a ser um sedã compacto, o Toyota Yaris subirá um pouco o nível na próxima geração. Tudo indica que será construído com a plataforma DNGA, uma variante da TNGA feita pela Daihatsu para carros mais simples e baratos. Espera-se que tenha um entre-eixos um pouco mais longo do que os 2,55 m do atual, oferecendo mais espaço interno. E quanto ao hatchback? A mídia tailandesa afirma que será lançado um pouco depois do sedã, e que ainda não tem uma data definida.
Galeria: Toyota Yaris ATIV 2024 - teaser
As imagens divulgadas já adiantam um pouco de seu design. Terá faróis full-LED mais afiados e na diagonal, lembrando um pouco o estilo que a Lexus utilizava. Adotará uma grade consideravelmente larga no para-choque e uma menor e fina na linha do capô. Outra das fotos mostra as lanternas, horizontais e também em LED.
Temos também uma foto do interior, um pouco escurecido, mas que já adianta uma cabine minimalista, usando uma central multimídia flutuante na parte superior do painel. O volante é novo e com um formato arredondado para o centro. O painel de instrumentos aparenta usar um contador analógico, mas é difícil ter certeza por conta do ângulo da imagem.
Na Tailândia, onde o Yaris fará sua estreia, os rumores apontam para a manutenção do motor 1.2 de injeção direta, com atualizações para entregar um pouco mais de força do que os atuais 92 cv e 11,1 kgfm. Será o único motor no lançamento, mas existe a promessa de que, em 2023, o sedã contará com uma opção híbrida composta pelo 1.5 e um motor elétrico, porém não há mais informações sobre quanto pode entregar de potência e consumo.
Aqui no Brasil, ainda esperamos por algum sinal por parte da Toyota sobre o futuro do Yaris. A linha do hatch e do sedã foi reestilizada em janeiro, com uma mudança bem leve no visual, adotando mais equipamentos e acabando com o motor 1.3. Enquanto isso, a fabricante trabalha em um SUV compacto para a América Latina, com design e nomes próprios, além de oferecer uma motorização híbrida.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
À espera do Toyota Yaris Cross, Sedan deixará de ser produzido em novembro
Motorhome elétrico: já fizeram uma Kombi home a bateria
Vendas na Argentina em abril: 208 toma liderança e Cronos fica em 3º
Reino Unido: Mini Cooper foi o mais vendido em novembro
Toyota tem promoção com bônus de até R$ 10 mil para Corolla
Ferrari 250 GTO (1962-1964), a mais perfeita tradução da casa de Maranello
Toyota Yaris Cross começa a tomar espaço do Yaris Hatchback na Ásia