É comum observarmos sempre a lista dos modelos mais vendidos de forma individual, seja em automóveis, comerciais leves ou somadas. Mas já parou para observar o quão importante pode ser apenas um modelo dentro de uma montadora com diversos outros produtos em seus catálogos?
Com base nos números de emplacamentos no primeiro semestre de 2022, pegamos as 10 maiores montadoras (na soma de automóveis e comerciais leves) e apresentamos qual o modelo mais vendido e o quanto ele representa nos números totais. Há modelos que estão abaixo dos 30%, mas alguns que, sozinhos, ultrapassam os 50% da dependência da sua empresa. Apresentamos o número total de emplacamentos no semestre da marca, do modelo e sua porcentagem nessa conta.
A picape é o modelo mais vendido do país entre automóveis e comerciais leves. Mesmo assim, responde por 27,26% da Fiat, a marca líder do mercado brasileiro nesse primeiro semestre de 2022. Sua nova geração ampliou o portfólio de versões e entrou no gosto de quem precisava da picape não só para trabalho. Em segundo lugar, o Mobi (31.453 unidades, 16,8%), seguido pela Toro (25.863, 13,81%), garantindo a liderança e vice-liderança da marca entre os comerciais leves.
A Chevrolet é um pouco mais dependente do Onix que a Fiat com a Strada, mas também em uma proporção equilibrada. O ex-líder de mercado mostrou isso quando teve sua produção interrompida pela falta de componentes, onde acabou perdendo espaço justamente para a Fiat Strada e também pelo Hyundai HB20. Dentro de casa, está seguido pelo Tracker (26.966, 23,27%) e do sedã Onix Plus (26.941, 23,25%).
A Volkswagen deixou bem claro que, com a crise dos componentes, focou em modelos mais procurados e lucrativos. O SUV T-Cross foi o favorito dentro da marca, com participação acima dos 30% em um portfólio bem completo da VW. O veterano Gol vem em seguida (23.607, 24,53%), mostrando sua força entre as vendas diretas, acompanhado do Nivus (16.674, 17,33%), outro SUV compacto.
Mesmo com um catálogo menor que o da Volkswagen, a Toyota consegue depender menos de seu modelo mais vendido, o Corolla Cross. Entre as 10 maiores marcas, a Toyota é a que menos depende de seu modelo mais vendido no ranking, que ainda tem um equilíbrio entre os outros dois do top 3, a picape Hilux (21.546, 23,78%) e do sedã Corolla (20.836, 22,99%), que se manteve forte mesmo com a concorrência interna do Cross.
A Hyundai, operação HMB, tem três modelos produzidos em Piracicaba (SP): HB20, HB20S e o Creta. É possível com isso entender os quase 50% de participação do hatch na marca, que pode crescer com a renovação recente de visual. Ele é seguido pelo SUV Creta (29.255, 32,37%) e pelo sedã HB20S (15.456, 17,1%). O restante (2.834 unidades ou 3,14%) são modelos importados ou produzidos pela Caoa, como o Tucson (2.079).
Como a Hyundai, a Jeep é uma marca com três modelos produzidos no Brasil, sendo o Compass, o SUV médio, o mais vendido. Seguido, vem o SUV compacto Renegade (24.880, 37,93%) e o SUV de 7 lugares, o Commander (9.657, 14,72%). Isso dá 99,95% das vendas da Jeep, restante espalhados entre os importados, como o Wrangler.
Um dos modelos mais baratos do Brasil, o Kwid leva mais de 40% da Renault "nas costas". Recentemente renovado, ganhou espaço e ajuda a marca. Seguido dele, o Duster (9.537, 17,91%) e o Sandero (4.704, 8,83%), que por pouco não perdeu para a Master (4.435, 8,33%), um modelo comercial.
Sem produção do HR-V, seu principal produto, desde o ano passado, ficou com o City a responsabilidade de segurar a onda da Honda no primeiro semestre. Mesmo assim, a japonesa ficou entre as 10 maiores do mercado brasileira e deverá voltar a crescer com a venda do SUV compacto nas próximas semanas. O City Hatch (7.340, 28,29%) e um estoque do HR-V anterior (3.248, 12,52%) responderam por 88,44% da marca.
O Nissan Kicks é um daqueles modelos que a marca não pode pensar em perder em seu catálogo. O SUV compacto leva mais de 67% das vendas, um dos maiores números nesta lista. É ajudado pela picape Frontier (3.999, 15,7%) e do sedã Versa (4.171, 16,38%), este importado do México.
Em recuperação depois de entrar no grupo Stellantis, a Peugeot agradece muito ao 208. Importado da Argentina, o hatch leva quase 70% das vendas da marca, que voltou ao TOP 10. O SUV 2008 (3.929, 18,12%) é seguido pelo comercial Expert (2.008, 9,26%) para fechar o pódio da marca francesa, com quase 97%.
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