Chevrolet Onix: Hatch fica menos econômico com mudanças para atender normas
Ainda assim, é um dos mais econômicos do Brasil, chega aos 16,6 km/litro na estrada
Com o Proconve L7, mesmo os modelos mais econômicos passaram por mudanças. Mas nem sempre as novas regras para homologação fizeram que eles ficassem mais econômicos ou com menores emissões. Foi o caso do Chevrolet Onix, que apresentou uma piora nas médias com os motores 1.0 aspirado e 1.0 turbo, este com câmbio manual ou automático de 6 marchas.
Novas regras para medições podem interferir nesses números. Mesmo assim, o Chevrolet Onix não teve mudança em suas notas (categoria e geral), sendo que alguns ainda são classificados com o selo de eficiência, dado para os modelos com nota A em suas categorias, como o 1.0 aspirado e o 1.0 turbo com câmbio manual. Veja os números segundo as tabelas do Inmetro 2021 e 2022.
Onix 1.0 MT6 (aspirado)
A tabela do Inmetro de 2022 possui duas medições para o Onix com o motor 1.0 aspirado. O que mais chama a atenção é o aumento das emissões, que acabou crescendo na comparação com 2021 e mais ainda nas unidades 22/23 quando comparadas aos carros 22/22. O Onix aspirado chegou a "perder" 0,5 km/litro na cidade com etanol, assim como 0,6 km/litro com gasolina no mesmo ciclo. Na estrada, as perdas são bem menores.
CO2 (E) | CO2 (G) | Cidade (E) | Estrada (E) | Cidade (G) | Estrada (G) | Consumo energético | Nota Categoria | Nota Geral | |
ANTES | 0 g/km | 87 g/km | 9,9 km/l | 11,7 km/l | 13,9 km/l | 16,7 km/l | 1,40 MJ/km | A | B |
DEPOIS (22/22) | 0 g/km | 88 g/km | 9,5 km/l | 12 km/l | 13,8 km/l | 16,6 km/l | 1,42 MJ/km | A | B |
DEPOIS (22/23) |
0 g/km | 90 g/km | 9,4 km/l | 11,6 km/l | 13,3 km/l | 16,6 km/l | 1,45 MJ/km | A | B |
Onix 1.0T MT6
O Onix com motor 1.0 turbo e câmbio manual não tem a mesma mudança de ano/modelo, apenas a mudança entre as tabelas 2021 e 2022. Mudou pouco nas emissões, mas a diferença em consumo chega a 0,4 km/litro na cidade, com etanol, mas melhorou o consumo em 0,1 km/litro na estrada com gasolina. Manteve suas notas em categoria e geral, entre os mais econômicos.
CO2 (E) | CO2 (G) | Cidade (E) | Estrada (E) | Cidade (G) | Estrada (G) | Consumo energético | Nota Categoria | Nota Geral | |
ANTES | 0 g/km | 91 g/km | 9,4 km/l | 11,2 km/l | 13,5 km/l | 16,0 km/l | 1,47 MJ/km | A | B |
DEPOIS | 0 g/km | 92 g/km | 9,1 km/l | 11,1 km/l | 13,1 km/l | 16,1 km/l | 1,50 MJ/km | A | B |
Onix 1.0T AT6
O Onix 1.0 turbo com câmbio automático mudou pouco seus números. Manteve a mesma emissão com gasolina, melhorou o consumo urbano com etanol, apesar de uma leve piora na estrada, e manteve os números com gasolina. A versão RS tem números diferentes das demais versões, com maior consumo e maior emissões, mas consideramos os números da maioria.
CO2 (E) | CO2 (G) | Cidade (E) | Estrada (E) | Cidade (G) | Estrada (G) | Consumo energético | Nota Categoria | Nota Geral | |
ANTES | 0 g/km | 101 g/km | 8,3 km/l | 10,7 km/l | 11,9 km/l | 15,1 km/l | 1,63 MJ/km | B | B |
DEPOIS | 0 g/km | 101 g/km | 8,4 km/l | 10,4 km/l | 11,9 km/l | 15,1 km/l | 1,64 MJ/km | B | B |
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