A Renault já confirmou que produzirá um novo SUV na plataforma CMF-B e um novo motor 1.0 turbo em São José dos Pinhais (PR). A empresa está testando unidades do Dacia Stepway no Brasil, como mostra esse novo flagra, mas não será exatamente ele o carro a ser lançado nos próximos anos.
O leitor Jhony Ruseler nos enviou essas fotos do Stepway em testes em Joinville (SC). Apesar da camuflagem, fontes ligadas a Renault já nos disseram que não será esse o carro a ser apresentado, mas sim um novo SUV, inédito, que inclusive já foi visto em testes camuflado no exterior. É um produto para mercados emergentes, como Brasil e Índia - Russia estava nesta lista até a venda da sua fábrica para o governo local.
O Dacia Stepway foi escolhido a dedo para os testes. Suas dimensões são bem próximas do futuro SUV, feito sobre a plataforma CMF-B, e que está de olho no Fiat Pulse e o futuro VW, que tudo indica se chamará Gol. O design será próprio, mas elementos serão divididos com modelos como o próprio Stepway e Duster, por exemplo. Já é um teste de componentes de suspensão e construção da base. A Renault estaria até pensando em batizá-lo como Clio, ideia que a marca já tinha para o sucessor do Sandero, se não tivesse desistido da nova geração do hatchback.
O Stepway também testa o motor 1.0 turbo. Chamado no exterior de TCe 90, é uma derivação do 1.0 SCe que já temos produção no Brasil, aspirado. Se seguir o que está no Stepway europeu, não terá injeção direta, mas com variador de fase em comandos de admissão e escape, turbo de baixa inércia, bomba de óleo variável, revestimento em pistões e camisas e outros itens modernos para eficiência energética.
Na Europa, o TCe 90 tem 91 cv e 16,3 kgfm, com gasolina. Esses números serão melhorados para o futuro SUV da Renault, principalmente com o uso de etanol. Como referência, o 1.0 turbo da Chevrolet, também sem injeção direta, possui 116 cv e 16,3/16,8 kgfm de torque, algo que podemos esperar para este novo motor Renault.
O lançamento do novo SUV deverá ser apenas em 2023, se não levado para 2024 por questões como componentes e outros atrasos de desenvolvimentos. Substituirá de uma só vez o Sandero e o Stepway atuais, ficando posicionado abaixo do Duster.
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