A Renault já confirmou que produzirá um novo SUV na plataforma CMF-B e um novo motor 1.0 turbo em São José dos Pinhais (PR). A empresa está testando unidades do Dacia Stepway no Brasil, como mostra esse novo flagra, mas não será exatamente ele o carro a ser lançado nos próximos anos.
O leitor Jhony Ruseler nos enviou essas fotos do Stepway em testes em Joinville (SC). Apesar da camuflagem, fontes ligadas a Renault já nos disseram que não será esse o carro a ser apresentado, mas sim um novo SUV, inédito, que inclusive já foi visto em testes camuflado no exterior. É um produto para mercados emergentes, como Brasil e Índia - Russia estava nesta lista até a venda da sua fábrica para o governo local.
O Dacia Stepway foi escolhido a dedo para os testes. Suas dimensões são bem próximas do futuro SUV, feito sobre a plataforma CMF-B, e que está de olho no Fiat Pulse e o futuro VW, que tudo indica se chamará Gol. O design será próprio, mas elementos serão divididos com modelos como o próprio Stepway e Duster, por exemplo. Já é um teste de componentes de suspensão e construção da base. A Renault estaria até pensando em batizá-lo como Clio, ideia que a marca já tinha para o sucessor do Sandero, se não tivesse desistido da nova geração do hatchback.
O Stepway também testa o motor 1.0 turbo. Chamado no exterior de TCe 90, é uma derivação do 1.0 SCe que já temos produção no Brasil, aspirado. Se seguir o que está no Stepway europeu, não terá injeção direta, mas com variador de fase em comandos de admissão e escape, turbo de baixa inércia, bomba de óleo variável, revestimento em pistões e camisas e outros itens modernos para eficiência energética.
Na Europa, o TCe 90 tem 91 cv e 16,3 kgfm, com gasolina. Esses números serão melhorados para o futuro SUV da Renault, principalmente com o uso de etanol. Como referência, o 1.0 turbo da Chevrolet, também sem injeção direta, possui 116 cv e 16,3/16,8 kgfm de torque, algo que podemos esperar para este novo motor Renault.
O lançamento do novo SUV deverá ser apenas em 2023, se não levado para 2024 por questões como componentes e outros atrasos de desenvolvimentos. Substituirá de uma só vez o Sandero e o Stepway atuais, ficando posicionado abaixo do Duster.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Renault Oroch seguirá em linha mesmo com chegada da nova picape Niagara
Novo BMW X3 M50 chega no Brasil em 2025; veja as primeiras impressões
Teste Renault Kardian Evolution MT: manual, mas tão bom quanto o automático
Black Friday GM tem oferta em toda linha em até 30 vezes em juros
Electric Days: Renault premia sua 1ª concessionária com selo ESG Ouro
Oficial: Honda deixa de oferecer a Forza 350 no Brasil
Mitsubishi terá mais dois SUVs da Renault com logotipos trocados