É uma semana animada para a Fiat. Além de lançar as linhas 2023 de Pulse e Toro no Brasil, a fabricante agora revela o Fiat Cronos 2023 na Argentina, iniciando suas vendas no país vizinho, onde é produzido. Embora o sedã compacto tenha recebido uma alteração bem sutil no seu design, traz uma novidade bem importante, voltando a ter uma versão automática, formada pelo motor 1.3 e a transmissão CVT simulando 7 marchas.
A reestilização do Fiat Cronos 2023 foi muito leve. A grade dianteira traz duas linhas cromadas e as rodas de liga leve foram redesenhadas. Foi adicionada uma nova pintura, a cinza Strato. E, por fim, passa a contar com o novo volante que estreou no Pulse, com centro menor e um novo desenho. A traseira segue a mesma e continuará a contar com o pacote S-Design, com detalhes escurecidos para a carroceria, no lugar dos cromados.
A principal novidade é mecânica. Sem o motor 1.8 E.torQ, o Cronos deixou de ter uma versão automática, algo que fazia falta em um segmento no qual muitos clientes já optam por não ter um carro manual. Isto é resolvido com a adição do mesmo conjunto do Pulse, com o 1.3 Firefly aspirado de quatro cilindros em combinação ao câmbio CVT de 7 marchas simuladas. Na Argentina, este motor entrega 99 cv e 13 kgfm de torque, mas pode esperar pelos mesmos números que no Pulse, com 107 cv e 13,7 kgfm quando abastecido com etanol.
No momento, a Fiat não fala nada sobre ter uma outra motorização. Existem rumores sobre uma opção com o 1.0 Firefly de 77 cv e 10,9 kgfm para uma versão de entrada, para substituir o finado Grand Siena. Também falava-se sobre uma variante com o 1.0 turbo de 130 cv e 20,4 kgfm do Pulse para a configuração mais cara. Pelo visto, se vierem, será em outro momento.
Ao menos para o mercado argentino, o Cronos 2023 não ganhou nenhum equipamento novo, mesmo que seja vendido em quatro versões (cinco contando o pacote S-Design). Na verdade, o Motor1.com Argentina aponta que a configuração Drive perdeu o volante com ajuste de profundidade, item que só era oferecido no Brasil na versão Precision.
Na Argentina, o sedã terá preço inicial de 3.202.000 pesos (R$ 135.834) na versão Drive 1.3, subindo para 3.492.800 pesos (R$ 148.170) com a transmissão CVT. O topo da linha será o Precision 1.3 CVT, custando 3.714.600 pesos (R$ 157.580). Ainda terá uma opção para vendas especiais, a Attractive 1.3 manual, por 2.928.900 pesos (R$ 124.249).
E quanto ao Brasil? Como o carro vem importado da Argentina e já circula sem camuflagem há um tempo, não deve demorar muito para aparecer nas lojas. A fabricante deve fazer o lançamento do Fiat Cronos 2023 ainda em julho e pode coincidir com a chegada do Argo 2023, com as mesmas novidades.
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