Carro elétrico barato da Hyundai vai acontecer, diz executivo da marca
Não é para agora, nem para o Brasil, mas vai acontecer
A Hyundai não encerrará as vendas de carros com motores de combustão na Europa até 2035, o que é bastante tarde considerando que a maioria dos rivais abandonará este tipo de propulsor até o final desta década. Enquanto isso, a Hyundai está avançando com sua investida no segmento de elétricos, lançando os Ioniq 6 e Ioniq 5 do ano passado.
Em 2024, um grande SUV, chamado Ioniq 7 e com 7 lugares, chegará ao mercado. Porém, a marca também olha para carros elétricos em segmentos de entrada, mesmo que leve tempo. Em entrevista à publicação Automotive News Europe, o chefe de marketing da Hyundai para a Europa, Andreas-Christoph Hofmann, afirmou que a empresa já trabalha em um modelo elétrico mais barato e acessível para atender às regulamentações de emissões cada vez mais rigorosas na União Europeia.
Galeria: Hyundai Ioniq 5 2021
A previsão é de que este novo carro elétrico "barato" vá custar na faixa de 20.000 euros, ou cerca de R$ 110 mil, mas não se comprometeu com uma data para seu lançamento. Este é o mesmo objetivo do Grupo Volkswagen para seus três elétricos básicos que serão lançados em 2025 pelas marcas Volkswagen, Skoda e Cupra (divisão de elétricos da SEAT).
Hofmann admitiu que o desenvolvimento de um pequeno carro, especialmente um elétrico, é um negócio complicado devido às restrições de tamanho. Também é difícil obter lucro com elétricos pequenos, por isso a Hyundai decidiu priorizar o lançamento de três modelos maiores da Ioniq. O maior de todos eles - o Ioniq 7 - está sendo desenvolvido principalmente para os Estados Unidos, mas será vendido também na Europa.
O chefe de marketing da Hyundai na Europa disse que há mais para vir nesta ofensiva elétrica, já que a empresa pretende lançar nada menos que 11 modelos com zero emissões até 2030. No primeiro semestre deste ano, os elétricos representaram 16% do total de vendas da empresa na Europa, onde a participação de mercado da Hyundai cresceu de 1% a 4,7%.
Enquanto os veículos de zero emissões estão principalmente associados à propulsão elétrica, a Hyundai é uma das poucas marcas que acreditam que o hidrogênio ainda tem futuro. Dito isto, sem grandes investimentos na infra-estrutura, carros a célula de combustível como o Conceito N Vision 74 continuam sendo, por enquanto, um sonho impossível.
VEJA MAIS NO CANAL DO MOTOR1.COM
O novo Chevrolet Blazer Elétrico acaba de ser revelado por completo. A GM fez o lançamento mundial do novo SUV elétrico que será vendido no Brasil, revelando detalhes de equipamentos, potência, autonomia e acabamento interno.
Fonte: Automotive News Europe
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Os SUVs mais rápidos do mundo em 2025
Crédito pode salvar mercado de automóveis em 2025
Novo Hyundai Creta ganha versão elétrica com até 473 km de autonomia
Primeira Ferrari particular de Michael Schumacher vai a leilão
Novo Hyundai Palisade 2026 agrada e já acumula mais de 30.000 pedidos
Ram Rampage 2025 ganha ADAS mais completo e preços sobem até R$ 6.000
Novo Hyundai Palisade tem os maiores piscas que vimos num carro