Dirigir um carro hoje em dia vai bem além de ouvir apenas os sons do motor e dos ruídos gerados pelo som ou pelos pneus no asfalto. São diversos bipes de avisos, como de porta aberta, do cinto de segurança, para não esquecer a chave na ignição ou o alerta do sensor de estacionamento. Depois de um tempo, toda esta cacofonia começa a cansar bastante. A Fiat quer mudar isso, investindo em uma nova identidade sonora.
Toda esta alteração faz parte do projeto da Fiat para reposicionar a marca. Começou com o visual dos veículos junto com o novo logotipo da marca, seguido pela nova campanha publicitária, muitos usando uma nova linguagem e com o “Sound Logo”, um som característico tocado ao final de cada propaganda, quando o logo da Fiat aparece.
Agora foi a vez de olhar para os carros. A Fiat fez uma parceria com a empresa brasileira Sound Thinkers para desenvolver uma nova identidade, criada com a opinião de diversos usuários, após uma pesquisa com os clientes sobre suas preferências de sons. O resultado é que a nova identidade sonora que a empresa está chamando de “Sound Design” se afasta dos bipes mais agudos usados até agora.
A ideia é deixar de lado os sons mais “técnicos” para adotar efeitos sonoros mais agradáveis e alinhados com a identidade da Fiat. Mesmo os tons de alerta, como a porta aberta ou o sensor de estacionamento. Os modelos atuais tem um som mais estridente, passando aquela sensação de desespero quanto mais próximo o carro está de um obstáculo. Com o novo som, o alerta continua, mas em um tom muito mais suave.
Os novos sons farão sua estreia na linha 2023 de Toro e Pulse, que iniciam as vendas nesta semana. Serão adotados por toda a linha com o passar do tempo, mas a empresa tenta desconversar sobre o momento exato, visto que alguns carros estão para receber mudanças mais profundas, como a dupla Argo e Cronos. E os clientes mais antigos? Tecnicamente, seria possível fazer uma atualização do sistema em uma concessionária, mas a Fiat ainda não definiu se disponibilizará estes novos sons para os carros que já estão nas ruas.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Fiat Mobi alcança 600 mil unidades produzidas em quase 9 anos de mercado
Reino Unido: Kia Sportage cada vez mais próximo da liderança anual
Após chegada do híbrido, Pulse Audace é vendido com R$ 11.000 de desconto
VW revela novo Tiguan 2025 nos EUA e adianta SUV que pode vir ao Brasil
Calmon: Híbrido básico flex da Fiat abre horizonte de crescimento firme
Quer apostar? Híbridos vão depreciar mais que elétricos daqui a 10 anos
No Reino Unido, chinesas Omoda e BYD já vendem mais que Fiat