Cansou dos bipes? Fiat começa a mudar os sons dentro de seus carros
Nova identidade sonora faz sua estreia na linha 2023 da Toro e do Pulse
Dirigir um carro hoje em dia vai bem além de ouvir apenas os sons do motor e dos ruídos gerados pelo som ou pelos pneus no asfalto. São diversos bipes de avisos, como de porta aberta, do cinto de segurança, para não esquecer a chave na ignição ou o alerta do sensor de estacionamento. Depois de um tempo, toda esta cacofonia começa a cansar bastante. A Fiat quer mudar isso, investindo em uma nova identidade sonora.
Toda esta alteração faz parte do projeto da Fiat para reposicionar a marca. Começou com o visual dos veículos junto com o novo logotipo da marca, seguido pela nova campanha publicitária, muitos usando uma nova linguagem e com o “Sound Logo”, um som característico tocado ao final de cada propaganda, quando o logo da Fiat aparece.
Agora foi a vez de olhar para os carros. A Fiat fez uma parceria com a empresa brasileira Sound Thinkers para desenvolver uma nova identidade, criada com a opinião de diversos usuários, após uma pesquisa com os clientes sobre suas preferências de sons. O resultado é que a nova identidade sonora que a empresa está chamando de “Sound Design” se afasta dos bipes mais agudos usados até agora.
A ideia é deixar de lado os sons mais “técnicos” para adotar efeitos sonoros mais agradáveis e alinhados com a identidade da Fiat. Mesmo os tons de alerta, como a porta aberta ou o sensor de estacionamento. Os modelos atuais tem um som mais estridente, passando aquela sensação de desespero quanto mais próximo o carro está de um obstáculo. Com o novo som, o alerta continua, mas em um tom muito mais suave.
Os novos sons farão sua estreia na linha 2023 de Toro e Pulse, que iniciam as vendas nesta semana. Serão adotados por toda a linha com o passar do tempo, mas a empresa tenta desconversar sobre o momento exato, visto que alguns carros estão para receber mudanças mais profundas, como a dupla Argo e Cronos. E os clientes mais antigos? Tecnicamente, seria possível fazer uma atualização do sistema em uma concessionária, mas a Fiat ainda não definiu se disponibilizará estes novos sons para os carros que já estão nas ruas.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Espanhóis chamam Mobi de "o Fiat Panda que queremos"
Motorhome elétrico: já fizeram uma Kombi home a bateria
Fiat Grande Panda tem chegada às lojas adiada por problemas de software
Reino Unido: Mini Cooper foi o mais vendido em novembro
Fiat Mobi alcança 600 mil unidades produzidas em quase 9 anos de mercado
Ferrari 250 GTO (1962-1964), a mais perfeita tradução da casa de Maranello
Após chegada do híbrido, Pulse Audace é vendido com R$ 11.000 de desconto