Com uma presença mais do que estabelecida no mercado nacional, a Scania está completando nada menos do que 65 anos no Brasil. E como a marca de caminhões já tem a tradição de lançar séries especiais, a data não podia passar em branco, e assim lança a nova Série Comemorativa 65 Anos para seus caminhões pesados da linha R e S.
O Motor1.com foi conhecer de perto um caminhão Scania da Série Comemorativa 65 Anos, que neste caso foi baseado em um modelo R450 com cabine Leito Highline, configuração que traz uma cama para o motorista descansar e teto mais alto para permitir o deslocamento do condutor no interior - mas sem ter o piso totalmente plano, algo exclusivo de versões superiores. Mas o que é padrão a qualquer caminhão desta série especial é a pintura Nardo Grey, um tom de cinza sólido idêntica ao dos modelos esportivos da Audi. Afinal, tudo está em casa, já que a Scania também pertence ao Grupo Volkswagen.
Além da pintura em cinza sólido, que está presente nos retrovisores, para-lamas e nas saias laterais (outro diferencial desta série especial), o Scania Série Comemorativa 65 Anos conta com grafismos em laranja nas portas, que destaca a badge “65 Anos de Brasil em branco” por ali e também acima do para-brisa. Os grafismos marcam presença também na grade dianteira, que aqui conta com acabamento em preto brilhante, bem como no para-choque e nas saias laterais. Segundo a marca, a ideia aqui era transmitir esportividade – e conseguiram, isso juntamente das rodas pintadas de preto.
A fabricante destaca também outros recursos disponíveis para esta série especial, à exemplo da presença dos faróis de milha no teto e grade frontal, bem como faróis halógenos H7 (igual ao modelo das fotos, mas também está disponível um conjunto full-LED) e climatizador. Vale relembrar, no entanto, que um caminhão pode receber diversas configurações ao gosto do cliente, sendo que é até difícil de ter um caminhão idêntico ao outro (algo mais provável mesmo em caso de grandes frotas).
Vale lembrar que o valor do pacote completo para transformar um modelo Scania em Série Comemorativa 65 Anos é R$ 35 mil. “Teremos duas opções de compra. Além da tradicional venda do produto personalizado, clientes que já tenham caminhões programados e faturados para serem entregues entre setembro e dezembro poderão transformá-lo em 65 anos. Basta ajustar os valores com a concessionária”, diz Silvio Munhoz, diretor de Vendas de Soluções da Scania no Brasil
A Edição 65 Anos está disponível em boa parte dos caminhões pesados da Scania, como RH 450 4x2 e 6x2 (esse último com três eixos e dois com tração, como o modelo do vídeo), que vem com motor 6 cilindros em linha turbodiesel de 13,0 litros que entrega 450 cv e 239,6 kgfm (2.350 nm) de torque – disponíveis entre 1.000 e 1.300 rpm. Está disponível ainda o RH 540 6x4 com o mesmo motor turbodiesel de 13 litros, mas como o nome já adianta ele traz mais potência: 540 cv, além de 275,3 kgfm de torque (2.700 rpm) entre 1.000 e 1.350 rpm.
Caso o comprador queira, pode-se optar ainda pelo famoso motor V8 turbodiesel de 16 litros, que rende nada menos do que 620 cv e 305,9 kgfm de torque (3.000 rpm). O câmbio é o chamado Opticruise da Scania, uma caixa automatizada de 12 marchas, que pode ter diferentes relações de marcha dependendo da configuração escolhida (são cinco opções no total). Seja qual for a transmissão, os pesados da Scania sempre contam com o sistema retarder, um freio hidráulico auxiliar ligado a caixa de marchas, que trabalha em conjunto do freio motor e dos freios tradicionais do caminhão.
Fora o famoso L-111 “Jacaré” que era onipresente nas estradas brasileiras nas décadas passadas, a Scania sempre contou com séries especiais marcantes. Dentre elas, podemos destacar o 112HW Jubileum, que celebrava o centenário mundial da fundação da marca, o Millenium para a chegada do novo milênio, em 2000, bem como a edição Horizontes com a clássica pintura laranja, que prestava uma homenagem aos “jacarés” dos 1960 e 1970, e 1980-1981.
Já em 2017 estreava a “Edição Especial 60 anos”, que trazia o R 440 com a emblemática cor azul celeste e as faixas icônicas do T 113 para celebrar seis décadas no país. A penúltima foi a Edição Heróis da Estrada, lançada em 2020 no período mais complicado da pandemia, que servia de homenagem para àqueles que movem o Brasil sobre rodas, os motoristas, autônomos e transportadores.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Hyundai Tucson completa 20 anos e terá nova geração lançada em 2026
Chineses disputam para ter o híbrido mais econômico do mundo
Novo Aston Martin homenageia 007 com ouro de verdade
GWM lança Haval H6 na Argentina com 2.0 turbo e sem eletrificação
Mitsubishi Eclipse Cross ganha nova série especial Motorsports
Fiat Pulse e Fastback híbridos terão duas versões; veja quais
Fiat lança série especial em comemoração aos seus 125 anos