Claro, as corridas de supercarros são emocionantes, mas de alguma forma parecem entediantes em comparação com a nossa nova modalidade favorita de arrancadas: a Big Rig Challenge. Ficar atrás de um caminhão na estrada pode chato, mas não há nada de lento nestes caminhões do vídeo.

Repare que os caminhões modificados que estão competindo têm potência suficiente para torcer o próprio chassi, deixando os eixos de tração no chão e erguendo uma das rodas dianteiras a quase 1 metro do chão. Mas, o que é preciso para transformar um cavalo mecânico em caminhão de corrida? Isso começa pela escolha da base.

A estrela no vídeo é um Peterbilt 359 pesadamente modificado. Este ícone das estradas nos EUA é um dos favoritos entre os motoristas de lá e sua estreia ocorreu em 1967. Durante seus 20 anos de produção, o Peterbilt 359 tornou-se uma lenda graças à sua extensa lista de opções e ao uso inteligente de materiais. A estrutura do 359 era de alumínio, enquanto os proprietários também podiam encomendar uma cabine de alumínio, assim como a boleia. Isso ajudou a manter o peso baixo e aumentar a carga útil do cavalo mecânico.

O 359 também tinha um grande cofre de motor, o que significava que os proprietários podiam optar por qualquer combinação de motor e transmissão. Uma das configurações mais populares utilizava o icônico motor Caterpillar 3408. Este V8 gigante tem quase 18 litros de deslocamento (ou quase 18.000 cm³) podia produzir cerca de 450 cv de potência,  originalmente.

Para se ter uma ideia, o gigantesco motor Caterpillar 3408 usa 46,2 litros de óleo e 54,9 litros de líquido de arrefecimento. E, obviamente, tem um enorme potencial para incrementos de potência caso você queira puxar um bi-trem carregado morro acima como no vídeo.

O caminhão apresentado na série de corridas Big Rig Challenge está longe de ser original, mas utilizou o lendário Peterbilt 359 como seu ponto de partida. No vídeo, podemos vê-lo correndo outros 359, mas parece ter uma enorme vantagem em termos de potência.

O título do vídeo afirma que o modelo que está dominando as corridas tem 3.000 cv de potência. E, como sabemos, se tem motor, alguém vai dar um jeito de correr. E essa combinação de caminhão carregado, 3.000 cv de potência e uma ladeira é algo que não sabíamos que seria legal, mas já estamos viciados.

Envie seu flagra! flagra@motor1.com