SUVs compactos mais vendidos em junho: T-Cross lidera; C4 Cactus bate recorde
No semestre, T-Cross também lidera com o Hyundai Creta vice
Com 40.921 emplacamentos registrados em junho, os SUVs compactos representaram quase 25% dos 165.470 veículos comercializados no período. Na comparação com o mesmo período do ano passado (34.170), houve um crescimento de quase 20% - na comparação com maio, entretanto, o resultado foi praticamente 8% pior.
Dos cinco primeiros colocados, à exceção do Fiat Pulse (4.839) – que não era comercializado há um ano -, todos registraram números positivos. Com 6.309 unidades, o VW T-Cross reassumiu uma liderança da qual estava ausente desde março. O Hyundai Creta, com 5.924 unidades, manteve a 2ª posição de maio, seguido pelo Chevrolet Tracker (5.312), nº 1 no ranking anterior.
Atrás do Nissan Kicks, que completou o top 5 acima das 4 mil unidades pelo 2º mês seguido (4.315), o Jeep Renegade (4.123) perdeu mais de 45% de seus compradores de 12 meses atrás. O grande destaque de junho veio da Citroën: com 3.664 unidades, a maior parte através das chamadas vendas diretas, o C4 Cactus jamais havia tido um resultado tão expressivo.
VW Nivus (2.930), Duster (1.839) e Caoa Chery Tiggo 5X (1.028) completaram o top 10 – assim como o Renegade, o representante da Renault também perdeu fôlego na parte de cima da tabela (-21,8%). Com apenas 209 unidades, o Renault Captur chegou ao 6º mês consecutivo sem sequer atingir a marca de 600 emplacamentos. Junho marcou ainda o 1º emplacamento do Kia Soul no ano.
SUVs compactos mais vendidos de junho
SUVs / Crossovers I |
||||||||
POS. |
MODELO |
JUN/22 |
MAI/22 |
JUN/21 |
% JUN 22 |
% MAI 22 |
VARIAÇÃO JUN/MAI |
VARIAÇÃO 2022/2021 |
1º |
VW T-CROSS |
6309 |
6405 |
3318 |
15,42% |
14,42% |
-1,50% |
90,14% |
2º |
HYUNDAI CRETA |
5924 |
6410 |
5902 |
14,48% |
14,44% |
-7,58% |
0,37% |
3º |
CHEVROLET TRACKER |
5312 |
6564 |
990 |
12,98% |
14,78% |
-19,07% |
436,57% |
4º |
FIAT PULSE |
4839 |
4948 |
0 |
11,83% |
11,14% |
-2,20% |
- |
5º |
NISSAN KICKS |
4315 |
4892 |
3249 |
10,54% |
11,02% |
-11,79% |
32,81% |
6º |
JEEP RENEGADE |
4123 |
5489 |
7504 |
10,08% |
12,36% |
-24,89% |
-45,06% |
7º |
CITROËN C4 CACTUS |
3664 |
1590 |
2151 |
8,95% |
3,58% |
130,44% |
70,34% |
8º |
VW NIVUS |
2930 |
4087 |
2823 |
7,16% |
9,20% |
-28,31% |
3,79% |
9º |
RENAULT DUSTER |
1839 |
1311 |
2353 |
4,49% |
2,95% |
40,27% |
-21,84% |
10º |
CAOA CHERY TIGGO 5X |
1028 |
918 |
967 |
2,51% |
2,07% |
11,98% |
6,31% |
11º |
RENAULT CAPTUR |
209 |
240 |
495 |
0,51% |
0,54% |
-12,92% |
-57,78% |
12º |
PEUGEOT 2008 |
125 |
1042 |
830 |
0,31% |
2,35% |
-88,00% |
-84,94% |
13º |
CAOA CHERY TIGGO 3X |
94 |
246 |
189 |
0,23% |
0,55% |
-61,79% |
-50,26% |
14º |
KIA STONIC |
64 |
85 |
0 |
0,16% |
0,19% |
-24,71% |
- |
15º |
SUZUKI JIMNY SIERRA |
55 |
65 |
61 |
0,13% |
0,15% |
-15,38% |
-9,84% |
16º |
SUZUKI JIMNY |
41 |
47 |
78 |
0,10% |
0,11% |
-12,77% |
-47,44% |
17º |
CAOA CHERY TIGGO 2 |
16 |
14 |
489 |
0,04% |
0,03% |
14,29% |
-96,73% |
18º |
JAC T40 |
14 |
16 |
41 |
0,03% |
0,04% |
-12,50% |
-65,85% |
19º |
HONDA HR-V |
7 |
21 |
2469 |
0,02% |
0,05% |
-66,67% |
-99,72% |
20º |
TROLLER T4 / TX4 |
6 |
7 |
153 |
0,01% |
0,02% |
-14,29% |
-96,08% |
21º |
JAC T50 / T5 |
4 |
2 |
16 |
0,01% |
0,00% |
100,00% |
-75,00% |
22º |
FORD ECOSPORT |
2 |
4 |
92 |
0,00% |
0,01% |
-50,00% |
-97,83% |
23º |
KIA SOUL |
1 |
0 |
0 |
0,00% |
0,00% |
- |
- |
40921 |
44403 |
34170 |
100,00% |
100,00% |
-7,84% |
19,76% |
No 1º Semestre
Dos 851.444 veículos 0km registrados no país no 1º semestre, praticamente 25% (212.356) foram de SUVs e crossovers compactos também, o que o configura individualmente como o segmento mais importante do mercado brasileiro atualmente. Na comparação com o desempenho de 2021 (233.052), entretanto, houve uma retração de quase 9%.
Se no ano passado a liderança folgada estava com o Jeep Renegade (24.880), apenas o 4º em 2022, agora quem comanda as ações é o VW T-Cross (32.871), único a crescer entre os sete primeiros colocados (+12,7%) – o Fiat Pulse (24.036), 5º, não entra nessa conta por ser novato. A vantagem reduzida em relação ao Hyundai Creta (29.255), vice-líder, ainda não permite cravar o favoritismo do T-Cross para encerrar o ano à frente.
Praticamente estável nos últimos doze meses, o Chevrolet Tracker (26.968) garantiu presença no pódio. Numa disputa acirrada pela 6ª posição, o Nissan Kicks (17.087) ficou à frente do VW Nivus (16.675). Dono da maior evolução no top 10 (+45%), o Citroën C4 Cactus emplacou 10.618 unidades. Sem ameaça do Caoa Chery Tiggo 5X (5.134), o Renault Duster foi o 9º, mas abaixo das 10 mil unidades (9.539).
Com nova geração chegando ao mercado apenas nas próximas semanas, o Honda HR-V (3.250) perdeu posições para o Peugeot 2008 (3.929) e até para o Caoa Chery Tiggo 3X (3.401), oficialmente aposentado pela marca. Coadjuvante absoluto, o Renault Captur não conseguiu sequer emplacar 2,5 mil unidades (2.446).
SUVs/Crossovers compactos mais vendidos no 1º semestre
SUVs / Crossovers I |
||||||
POS. |
MODELO |
1º SEM. 2022 |
% 2022 |
1º SEM. 2021 |
% 2021 |
% VARIAÇÃO 2022/2021 |
1º |
VW T-CROSS |
32871 |
15,48% |
29179 |
12,52% |
12,65% |
2º |
HYUNDAI CRETA |
29255 |
13,78% |
33492 |
14,37% |
-12,65% |
3º |
CHEVROLET TRACKER |
26968 |
12,70% |
27124 |
11,64% |
-0,58% |
4º |
JEEP RENEGADE |
24880 |
11,72% |
40604 |
17,42% |
-38,73% |
5º |
FIAT PULSE |
24036 |
11,32% |
0 |
0,00% |
- |
6º |
NISSAN KICKS |
17087 |
8,05% |
19167 |
8,22% |
-10,85% |
7º |
VW NIVUS |
16675 |
7,85% |
19935 |
8,55% |
-16,35% |
8º |
CITROËN C4 CACTUS |
10618 |
5,00% |
7302 |
3,13% |
45,41% |
9º |
RENAULT DUSTER |
9539 |
4,49% |
12949 |
5,56% |
-26,33% |
10º |
CAOA CHERY TIGGO 5X |
5134 |
2,42% |
5516 |
2,37% |
-6,93% |
11º |
PEUGEOT 2008 |
3929 |
1,85% |
3417 |
1,47% |
14,98% |
12º |
CAOA CHERY TIGGO 3X |
3401 |
1,60% |
189 |
0,08% |
1699,47% |
13º |
HONDA HR-V |
3250 |
1,53% |
18746 |
8,04% |
-82,66% |
14º |
RENAULT CAPTUR |
2446 |
1,15% |
3490 |
1,50% |
-29,91% |
15º |
HONDA WR-V |
710 |
0,33% |
5006 |
2,15% |
-85,82% |
16º |
KIA STONIC |
480 |
0,23% |
0 |
0,00% |
- |
17º |
SUZUKI JIMNY |
386 |
0,18% |
365 |
0,16% |
5,75% |
18º |
SUZUKI JIMNY SIERRA |
361 |
0,17% |
319 |
0,14% |
13,17% |
19º |
CAOA CHERY TIGGO 2 |
142 |
0,07% |
2477 |
1,06% |
-94,27% |
20º |
TROLLER T4 / TX4 |
81 |
0,04% |
596 |
0,26% |
-86,41% |
21º |
JAC T40 |
73 |
0,03% |
180 |
0,08% |
-59,44% |
22º |
JAC T50 / T5 |
20 |
0,01% |
74 |
0,03% |
-72,97% |
23º |
FORD ECOSPORT |
13 |
0,01% |
2924 |
1,25% |
-99,56% |
24º |
KIA SOUL |
1 |
0,00% |
1 |
0,00% |
0,00% |
212356 |
100,00% |
233052 |
100,00% |
-8,88% |
Fonte: Fenabrave
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Teste Hyundai Creta Ultimate 1.6T: evolução, polêmicas e liderança
Motorhome elétrico: já fizeram uma Kombi home a bateria
México: Hyundai Creta supera Nissan Kicks e entra no top 10
Reino Unido: Mini Cooper foi o mais vendido em novembro
Hyundai Creta N Line pode receber motor 1.6 turbo se mercado pedir
Ferrari 250 GTO (1962-1964), a mais perfeita tradução da casa de Maranello
Novo Hyundai Creta participa da Copa HB20 na etapa de Tarumã