A Honda trabalha em mais um modelo da linha Civic, um que fez boa parte de sua fama pelo mundo: o Type R. A nova geração do esportivo está nos momentos finais de desenvolvimento e a marca o descreve como "o Civic Type R mais poderoso e de alto desempenho da história". É também por causa dessas declarações que a expectativa pelo carro seja tão grande entre os entusiastas - além do fato de que finalmente será vendido no Brasil, é claro.
Após tantos flagras e até teasers oficiais, a estreia do carro se aproxima. Então, resolvemos nos adiantar e fazer uma projeção de como deve ficar o Honda Civic Type R sem a camuflagem.
Extremo, mas não muito extremo. Em termos de design, o Type R não deve exagerar muito sobre as linhas já esportivas do novo Honda Civic, que estreará no mercado brasileiro no final de 2022.
A versão mais agressiva da linha, entretanto, se diferenciará não só pela carroceria hatchback, mas também por uma nova grade com formato interno de colmeia e as novas entradas de ar no para-choque. Tudo isso foi feito para enviar mais oxigênio para o potente motor 2.0 e permitir que os freios Brembo tenham refrigeração adequada. Na lateral, esperamos por saias laterais e um acabamento preto para as molduras das janelas, enquanto a traseira deve receber a habitual asa e um escapamento central de saída tripla.
Na nossa projeção, montamos o Type R com roda de 20 polegadas, usando as mesmas do modelo atual, mas é possível que a Honda tenha feito rodas novas. Trará novos pneus, que poderiam ser 265/30 R20, para garantir o máximo de aderência em toda as situações.
Graças aos rumores relatados Civic11Forum, sabemos que o Type R será vendido nas cores branco Championship, vermelho Rallye, cinza Sonic perolizado, preto Crystal perolizado e azul Boost perolizado.
O interior, por sua vez, deve trazer um acabamento combinando tecido, couro e alcântara em preto e vermelho.
As últimas especulações apontam que o novo Civic Type R manterá o motor 2.0 turbo de quatro cilindros da geração anterior. E, ao contrário dos rumores mais antigos, não terá um sistema eletrificado. A Honda estaria mirando em mais de 320 cv de potência, através de uma série de modificações para que este seja o Civic mais "nervoso" de todos os tempos.
Ainda terá transmissão manual de 6 marchas e ainda não ouvimos nada sobre a possibilidade de ter uma opção automática. Outro rumor que foi desmentido é que poderia ter tração integral. A Honda está buscando o recorde de Nürburgring Nordscheleife para carros de tração dianteira, atualmente do Renault Megane RS Trophy-R, que marcou uma volta em 7:40.10.
Após tantos anos chegando ao país apenas por importação independente, o Honda Civic Type R será vendido no Brasil oficialmente. A fabricante confirmou os planos de trazer o hatch esportivo ao nosso mercado no ano que vem, claramente disputando com o Toyota GR Corolla, também confirmado para 2023.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Honda Civic Type R fica mais caro e se aproxima de R$ 280 mil nos EUA
Stellantis oferece R$ 12.000 para quem trocar Ford por Jeep ou Ram
Pulse Abarth, Jetta GLI e Civic Type R: os primeiros estágios dos esportivos
Calmon: Brasil pode levar 20 anos para recuperar vendas de 2012
Honda Civic Type R vs. Toyota GR Corolla: qual vendeu mais em 2023?
Volkswagen Nivus GTS já roda sem qualquer disfarce e chega em 2025
Teste: Honda Civic Type R encontra Civic Si para a passagem do bastão