O Ford Maverick foi um dos esportivos mais icônicos da história automotiva nacional, principalmente em sua versão GT V8. Mas, nos EUA, era considerado apenas como mais um carro de entrada. Tanto que ele ainda serve como base para experimentos bizarros naquele país graças aos preços mais acessíveis.
Enquanto seu nome foi reutilizado para a nova picape Ford Maverick, o velho Maverick V8 foi "vítima" de uma pergunta que ninguém nunca faria em sã consciência: o que acontece se você colocar um carburador de cortador de grama para alimentar o sedento motor 5.0 V8? O experimento empreendido pelo canal ThunderHead289, já mostrou que o resultado é um carro que consegue fazer mais de 17 km/l, muito melhor que o consumo original do carro. O lado negativo é que o carro está entregando apenas 60 cv de potência.
Este Maverick 1974 é de propriedade de Luke Finley, conhecedor de motores e sistemas de combustível. Aparentemente, alguém lhe disse que ele não conseguiria fazer um carburador de um pequeno cortador de grama funcionar em um V8 velho. Então ele aceitou o desafio e funcionou surpreendentemente bem. De fato, ele e seu pai dirigiram o Maverick na Hot Rod Power Tour, série de corridas de arrancada em que os competidores precisar ir rodando a autódromos em diversos estados dos EUA e cobrindo mais de 1.600 km com o pequeno carburador alimentando o Maverick.
Isso nos leva ao vídeo, pois finalmente aprendemos o lado ruim de conseguir um consumo de combustível de um Honda Civic novo com um Ford V8 antigo. Em um dinamômetro, o poderoso motor do Maverick produziu o impressionante número de 59,7 cv de potência nas rodas. O motor não passou de 3.500 rpm durante a puxada e já não havia mais nada para entregar. O gráfico mostrava um pico de torque de somente 19 kgfm a 2.125 rpm. Pelo menos o pouco desempenho chega em rotações baixas.
É aqui que entra a ironia. Alguns cálculos rápidos nos dizem que o motor deve estar fazendo cerca de 85 cv no virabrequim. Isso é mais ou menos a mesma potência que você encontraria em um Ford Maverick dos anos 70 original equipado com o motor de seis cilindros em linha. Portanto, basicamente, o minúsculo carburador de cortador de grama transforma este Maverick V8 em um modelo seis em linha, mas com uma economia de combustível melhor.
É claro que não bastou simplesmente colocar o pequeno carburador em cima do V8. Além de criar adaptadores personalizados e ligações para o cabo do acelerador, o dono modificou várias partes do sistema de entrega de combustível e adicionou um aplicativo de monitoramento em tempo real para ajustar a mistura ar-combustível. Embora funcione bem, Finley enfatiza que não é prático. Sua missão era simplesmente provar que podia ser feito. E para isso, diríamos que a missão está cumprida.
Fonte: ThunderHead 289 via YouTube
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Semana Motor1.com: Novos Equinox e Duster flagrados no Brasil e mais
Reino Unido: Kia Sportage cada vez mais próximo da liderança anual
Ford Maverick Lobo tem suspensão rebaixada de fábrica e até 'modo proibido'
Fiat Mobi alcança 600 mil unidades produzidas em quase 9 anos de mercado
Ford Maverick já tem data para ganhar novo visual e versões inéditas
VW revela novo Tiguan 2025 nos EUA e adianta SUV que pode vir ao Brasil
Ford atrasará atualizações de Maverick e Bronco Sport: entenda