Peugeot Expert e Citroën Jumpy trocaram motor 1.6 por 1.5 turbodiesel
Motor 1.5 BlueHDi é mais potente e entrou no lugar do antigo 1.6 BlueHDi por conta da nova norma L7 de emissões do Proconve
No final do mês passado você viu aqui no Motor1.com o lançamento do novo Scudo, a versão da Fiat para o Peugeot Expert e Citroën Jumpy. Em comum, todos os modelos comerciais do grupo Stellantis contam com o motor 1.5 BlueHDi, motor turbodiesel que é usado em vários modelos também na Europa. Aliás, este propulsor substituiu o antigo 1.6 BlueHDi por conta das novas normas de emissões do Proconve L7.
Enquanto o Fiat Scudo foi lançado em junho já com este motor 1.5 turbodiesel BlueHDi por ser um modelo mais novo, os irmãos gêmeos Peugeot Expert e Citroën Jumpy tiveram o propulsor 1.6 turbodiesel trocado de maneira discreta sem qualquer anúncio por parte das fabricantes em fevereiro deste ano, com ambos os modelos da marca francesa chegando como linha 2022/2022.
Com isso saiu de cena o motor 1.6 BlueHDi 8V que entregava 115 cv de potência a 3.500 rpm e 30,6 kgfm de torque a 1.750 rpm para chegar o atual quatro cilindros 1.5 BlueHDi 16V, este com rendimento de 120 cv a 3.750 rpm e 30,6 kgfm a 1.750 rpm. Como você pode notar, o torque máximo é o mesmo e aparece na mesma faixa de rotação, enquanto a potência foi aumentada em 5 cavalos e surge numa rotação um pouco mais alta no motor 1.5 turbodiesel.
O tanque de Arla 32 (Adblue) para redução de emissões em motores diesel também foi alterado, com isso sua capacidade passou de 15 litros para 18,7 litros. A mudança foi necessária para os furgões ficarem em conformidade com a fase L7 do Proconve.
O novo motor 1.5 BlueHDi trabalha sempre em conjunto com a transmissão manual de cinco marchas, com todas as versões (furgão e passageiros) vindo sempre tração dianteira. Em relação a números de consumo de acordo com a tabela do Programa Brasileiro de Etiquetagem (PBE) do Inmetro, o motor 1.5 turbodiesel faz 12,4 km/litro na cidade e 11,9 km/litro na estrada. Em perímetro urbano o Peugeot Expert e Citroën Jumpy ficaram mais econômicos, pois o antigo 1.6 BlueHDi fazia 11,4 km/litro, enquanto o consumo na estrada do 1.5 piorou um pouco em comparação ao 1.6 turbodiesel (11,9 km/l contra 12,1 km/l).
Com exceção do design, Peugeot Expert, Citroën Jumpy e Fiat Scudo são praticamente iguais, com ambos tendo 5.309 metros de comprimento, 1.920 m de largura e 1.935 m de altura. A capacidade de carga na versão furgão em todos eles fica em 1,5 tonelada (1.500 kg), enquanto o volume útil no compartimento de carga é de 6,1 m3 (6.100 litros). Os furgões da Stellantis podem levar objetos de até 2,28 metros de comprimento e com 1,63 m de largura (1,25 m de largura entre as caixas de roda), enquanto as portas traseiras podem abrir em até 180 graus.
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