Não é novidade que o câmbio manual está perdendo terreno para as transmissões automáticas. Os fabricantes sabem disso tão bem e muitos não oferecem a transmissão com pedal da embreagem para seus clientes. Mas a BMW Motorsport está nadando contra a maré. De fato, Frank van Meel, chefe da BMW M, disse à Autocar que a caixa de câmbio manual será mantida viva.

"De um ponto de vista técnico, há poucos motivos para salvá-lo. É mais pesada, mais lenta e tem pior economia de combustível. Mas o cliente e os fãs realmente gostam da caixa de câmbio manual. Isso permite que eles demonstrem que podem domar o carro - e isso é o principal, então queremos mantê -lo", disse Frank van Meel à Autocar.

2023 BMW M2 Protótipo exterior

O cliente é rei, e a BMW M não esqueceu deste ditado. Eles são unânimes: a caixa de câmbio manual foi responsável por 50% das vendas do BMW M2, e por isso a marca bávara deverá mantê-la. Além disso, já sabemos que a nova BMW M2 será oferecida com uma transmissão manual de 6 marchas e uma automática de 8 velocidades. Já tivemos uma prévia deste novo modelo, que será apresentado muito em breve. O Motor1.com já teve um primeiro contato com a nova geração do esportivo, veja abaixo.

"Para o M2, um em cada dois carros é comprado com caixa de câmbio manual. Os clientes querem mostrar que podem lidar com a fera. Se eles têm uma maneira de mostrar que podem fazer isso, eles querem - e a caixa de câmbio manual é uma  delas", acrescentou Frank van Meel.

Isto significa que os fãs de alavanca de câmbio sabem qual fabricante procurar se quiserem comprar um carro esportivo manual. Vários fabricantes, incluindo Volkswagen e Mercedes-Benz, anunciaram que a transmissão manual será removida do catálogo ao longo dos anos até que desapareça completamente. Deve-se notar também que, com a chegada dos carros elétricos, este tipo de transmissão tem poucas chances de sobrevivência. De fato, carros movidos a bateria não precisam de transmissão, com algumas exceções como o Porsche Taycan, a energia é transmitida para as rodas sem este componente mecânico.


VEJA NO CANAL DO MOTOR1.COM NO YOUTUBE

Envie seu flagra! flagra@motor1.com