Um dos queridinhos entre os SUVs compactos, o Honda HR-V sumiu das lojas há alguns meses. O motivo está aqui, a sua segunda geração nacional estava em desenvolvimento e agora é apresentada, mas ainda sem preços, que serão divulgados apenas em agosto, com a abertura da pré-venda.
O lançamento acontecerá em duas partes. Em agosto, o Honda HR-V 2023 chegará aos concessionários em duas versões com o novo motor 1.5 aspirado, o mesmo da família City, com a nomenclatura clássica da marca, EX e EXL. Em outubro, chegam as versões Advance e Touring, com o 1.5 turbo, agora flex e montado no Brasil, por uma questão de fase final de desenvolvimento.
Apesar de ainda ser um fruto da mesma plataforma, o Honda HR-V muda bastante. Primeiro, a Honda aplicou novos aços e reforços estruturais, inclusive com o uso de materiais de ultra-alta resistência. São pontos chave para aumentar a resistência tanto a impactos quanto a resistência torcional, em prol de um melhor trabalho de suspensão, direção e em conforto, como a acústica.
Quando foi mostrado no exterior, esse novo HR-V até nos deu a impressão de ser maior que o anterior, tanto que se chegou a falar que ele invadiria o terreno dos médios – missão que ficará ao ZR-V, baseado no Civic. Na verdade, o HR-V tem praticamente as mesmas dimensões do anterior e tudo não passa de um golpe do design. Para não falar que ele não cresceu, as versões aspiradas têm 1 mm (sim, milímetro) a mais que o HR-V anterior, chegando aos 4.330 mm. As versões turbo, pelos para-choques exclusivos, tem 4.385 mm.
O entre-eixos é o mesmo, 2.610 mm, e a largura é de 1.790 mm. A altura da carroceria foi reduzida em 20 mm, com 1.590 mm. A mudança de visual do HR-V é a que mais impacta, com uma dianteira mais reta e faróis full-LEDs mais finos. A grade dianteira em filetes é das versões aspiradas, enquanto as turbo recebem a colmeia com um acabamento diferente na parte inferior do parachoque.
A linha de cintura está mais presente e alta, e junto com os vidros menores, passa a impressão de ser mais alto do que é. A traseira reforça o caimento da tampa como um estilo cupê, apesar da Honda não o vender como um SUV-cupê. A traseira muda bastante, com as lanternas em LEDs que se interligam com uma faixa luminosa. As lanternas tem acabamento em vermelho e fumê, com a versão Touring toda fumê.
Por dentro, o HR-V 2023 também muda tudo. Há elementos que conhecemos do novo City e pontos até do novo Civic, mas um acabamento em geral em plástico rígido, como o sedã. Mas não há elementos do anterior, trocando até mesmo maçanetas, volante, painel, controle de ar-condicionado automático e um novo volante. O anterior tinha um acabamento melhor cuidado, como o console central alto e em couro, mas o novo não desabona por isso.
No banco traseiro, a Honda manteve o Magic Seat, sistema de modularidade dos bancos. O HR-V cresce 35 mm no espaço para as pernas e aumenta o ângulo do encosto traseiro, aumentando o conforto. A saída de ar-condicionado para a segunda fileira é item de série em todas as versões. Na dianteira, os bancos recebem estabilizador corporal e aumento de 10 mm na altura para o motorista. O porta-malas tem 354 litros, ante os 437 litros do anterior.
O Honda HR-V 2023 terá duas motorizações. Em agosto, será apresentado com o motor 1.5 aspirado, com 126 cv e 15,5/15,8 kgfm, e em outubro as versões com o 1.5 turboflex. Todas estarão com uma nova geração do câmbio CVT com simulação de 7 marchas.
Abaixo, Honda divulgou o consumo da versão aspirada e turbo. Veja a tabela de consumo do Honda HR-V 2023 abaixo:
GASOLINA | ETANOL | |
CIDADE (1.5 aspirado) | 12,7 km/litro | 8,8 km/litro |
ESTRADA (1.5 aspirado) | 13,9 km/litro | 9,8 km/litro |
CIDADE (1.5 turbo) | 11,3 km/litro | 7,9 km/litro |
ESTRADA (1.5 turbo) | 12,6 km/litro | 8,8 km/litro |
O motor 1.5 é o mesmo do City, com variador de fase na admissão e injeção direta de combustível. Mas existem ajustes específicos para o HR-V pelo seu maior peso e porte, como resposta de acelerador e transmissão. Em um rápido contato ao volante, ele anda na mesma tocada do antigo 1.8, principalmente pela ajuda do câmbio CVT - a diferença de potência é de 14 cv, mas de torque é de apenas 1,6 kgfm. A Honda não divulga a aceleração 0 a 100 km/h, mas a velocidade máxima é de 185 km/h.
O motor 1.5 turbo agora é flex. Tem injeção direta, 177 cv e 24,5 kgfm com gasolina ou etanol e está ligado ao câmbio automática CVT.
A estrutura da suspensão se mantém McPherson na dianteira e eixo de torção na traseira. Mas molas, amortecedores, barras e buchas foram trabalhadas para dar maior conforto. Com a ajuda da estrutura reforçada, é mais confortável que a geração anterior mesmo depois da reestilização. É equilibrada e se destaca nesse ponto, com aumento do curso no amortecedor traseiro e direção elétrica recalibrada com novos pontos de fixação.
Veja a lista de equipamentos e preços de cada versão do Honda HR-V 2023. E não, não há teto-solar em nenhuma delas, segundo a Honda, decisão tomada após pesquisas de mercado.
Honda HR-V 2023 1.5 EX Honda Sensing (R$ 142.500): Honda Sensing (piloto automático adaptativo com low speed follow, frenagem de emergência automática, assistente de permanência em faixa e farol alto automático), controle de tração e estabilidade, assistente de subida e descida de rampas, freio de estacionamento automático com autohold, 6 airbags, câmera de ré, alerta de pressão de pneus, câmera no retrovisor direito para mitigar ponto-cego, faróis em LEDs com luzes diurnas, lanternas em LEDs, acendimento automático dos faróis, rebatimento elétrico dos retrovisores externos.
E mais: rodas de 17", coluna de direção com regulagem de altura e profundidade, ar-condicionado automático de 1 zona com saídas traseiras, botão de partida, sistema multimídia com tela de 8" e Apple CarPlay/Android Auto sem fios, painel com computador de bordo de 4,2" e modo de condução ECO.
Honda HR-V 2023 1.5 EXL Honda Sensing (R$ 149.900): EX + faróis de neblina em LEDs, chave presencial para abertura de portas, sensor de estacionamento traseiro, banco traseiro com apoio de braços, retrovisor interno fotocrômico e volante com aletas para troca de marchas e bancos em couro.
Honda HR-V 2023 1.5T Advance (R$ 176.800): EXL + motor 1.5 turbo, carregador por indução, painel com tela de 7", ar-condicionado de duas zonas, modo Sport, grade e parachoques esportivos, ponteira dupla de escapamento, sensor de estacionamento dianteiro, aplicativo de conectividade My Honda Connect e sensor de chuva.
Honda HR-V 2023 1.5T Touring (R$ 184.500): Advance + banco do motorista com ajustes elétricos, molduras da carroceria em preto brilhante, partida remota do motor e abertura e fechamento automático do porta-malas com sensor de aproximação.
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