Falta menos de um mês para o lançamento do novo Citroën C3 brasileiro - e os preparativos já acontecem sem disfarces, aos olhos do público. Na tarde do último sábado, 25 de junho, foram gravados comerciais do compacto no centro do Rio de Janeiro, mais precisamente na Esplanada do Castelo, em frente aos edifícios dos ministérios do Trabalho e da Fazenda.
Cinco Citroën C3 foram usados nas filmagens, e não apenas os pré-série fabricados em Porto Real para o mercado brasileiro como também um exemplar produzido na Índia, com volante no lado direito. As fotos, feitas pelo leitor João Paulo Braga, mostram um C3 com pintura em dois tons (laranja com teto preto).
Foi curioso ver, em pleno centro do Rio, um carro com placas indianas - que têm nada menos que quatro letras e seis dígitos. As placas do C3 laranja usado na gravação começam com "TN", código referente ao estado de Tâmil Nadu, no extremo Sul da Índia. É lá que fica uma das fábricas da Stellantis na Índia, na cidade de Hosur, bem como um centro de desenvolvimento do grupo, em Chenai.
O novo C3 ia montado sobre um camera car da empresa Take X. Trata-se de um Fiat Ducato Maxi Cargo equipado com câmeras, luzes de cena e gerador. O carro vai rebocado sobre uma plataforma bem rente ao chão, para que dê a impressão de que está rodando normalmente no trânsito. Um trecho da Avenida Presidente Antonio Carlos foi fechado para as gravações.
Feito sobre a mesma plataforma CMP do atual Peugeot 208 fabricado em Porto Real, no Sul Fluminense, o novo C3 é 7 centímetros mais curto que seu irmão (3,98 m contra 4,05 m), mas tem a mesma distância entre eixos de 2,54 metros.
Suas versões mais simples serão equipadas com o motor 1.0 Firefly, de três cilindros e 71/75 cv, do Fiat Argo, Já as versões mais caras trarão o motor 1.6 EC5 aspirado (113/120 cv), de origem Peugeot-Citroën, inclusive com opção de câmbio automático.
Fabricado no Brasil e na Índia, para mercados emergentes, o modelo terá linhas bem diferentes das que se veem no Citroën C3 de terceira geração produzido na Europa desde 2016.
Atualmente, o único Citroën fabricado no Brasil é o Cactus. Com a chegada do hatch C3 - que terá preços iniciais em torno de R$ 70 mil - já se prevê um aumento do número de concessionárias Citroën no país, a maior parte delas combinadas com lojas Fiat e Peugeot. A previsão é que, nos próximos dois anos, a marca francesa também ofereça um SUV compacto e um sedã no Brasil.
Veja também o resumo com as notícias mais importantes desta semana em vídeo gravado em nosso estúdio. Destaque para o novo Peugeot 408 que renasceu como um SUV-Fastback, a linha Fiat Cronos 2023, Citroën C5 2023 e detalhes da nova Amarok.
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