Pouco mais de um mês do lançamento do Peugeot Partner Rapid, a versão da marca francesa para o Fiat Fiorino, a estratégia da Stellantis em aproveitar o mesmo modelo para várias marcas chega agora para um novo modelo, o Fiat Scudo. O furgão chega para ficar posicionado nada gama entre o Fiorino e Ducato, sendo que terá duas versões: Cargo e Multi, além do e-Scudo – primeira van elétrica da Fiat no país.
Como você pode ver, o novo Scudo nada mais é do que a versão da Fiat para o Peugeot Expert e Citroën Jumpy, trazendo o mesmo porte e mudando basicamente a dianteira. Por falar nela, traz faróis praticamente iguais ao do furgão da Citroën, trazendo uma grade maior exclusiva com detalhes retangulares em relevo e o logotipo da Fiat destacado na porção central por extenso. Indo para a traseira, o furgão traz o logo Fiat no lado direito e o nome Scudo à esquerda com a grafia da marca. Na cabine, a única diferença é o logotipo no volante, que curiosamente traz o nome Fiat no emblema vermelho antigo.
O novo Fiat Scudo é um furgão de 5,30 metros de comprimento, 1,92 m de largura e 1,93 m de altura – medida que facilita inclusive a entrada do furgão em estacionamentos onde a altura máxima permitida é de 2,10 metros. Algo comum a prédios comerciais e shoppings. Em relação a capacidade de carga, as versões com motor turbodiesel carregam até 1.500 kg, enquanto a versão 100% elétrica reduz essa capacidade para 1.000 kg.
Já o volume útil para ser carregado é de até 6,1 m3 (6.100 litros), sendo que, para efeito de comparação, o Fiorino tem uma área útil de carga de 3,3 m3. A marca destaca ainda que o furgão pode levar objetos de até 2,28 metros de comprimento e com 1,63 m de largura (1,25 m de largura entre as caixas de roda), enquanto as portas traseiras podem abrir em até 180 graus.
Assim como or “irmãos franceses”, o Fiat Scudo vêm sempre equipado com motor 1.5 turbodiesel de 120 cv e 30,59 kgfm de torque, que trabalha sempre com câmbio manual de 6 marchas e tração dianteira. Em relação ao consumo, o Fiat Scudo registrou no ciclo urbano 12,4 km/litro, segundo o Programa Brasileiro de Etiquetagem (PBE) do Inmetro. A montadora ainda destaca a autonomia de 800 km.
Falando da versão elétrica, o e-Scudo, ele vem equipado com motor 100% elétrico de 136 cv de potência (100 kW) e 26,51 kgfm de torque. Porém, a autonomia é menor que no diesel: são 330 km de alcance, que pode variar entre 240 km e 290 km dependendo do uso quando estiver carregada. O furgão traz um conjunto de baterias de íons de lítio de 75 kWh, que pode ser recarregada em até 80% em 48 minutos (carga rápida).
O novo furgão da Fiat possui garantia de três anos ou 100 mil km nas versões com motor 1.5 turbodiesel. Na versão elétrica, além dos 3 anos (ou 160 mil km) do veículo, a garantia da bateria é de 8 anos, algo que com certeza garante mais confiança para quem for adquirir a versão zero emissões.
Algo que ajudará as empresas é o custo operacional do furgão, que é o menor do segmento segundo a Fiat. A montadora divulga um plano de revisões com flexibilidade no pagamento, que conta com três opções e ainda pode ser personalizado de acordo com o que for melhor para o cliente.
A pré-venda do novo Fiat Scudo começa hoje na rede profissional da Fiat, com as vendas começando no dia 1° de agosto nos mais de 200 pontos da marca (chamado de Fiat Professional) em todo o Brasil. A meta da Fiat é alcançar 10% do segmento de vans e furgões, que hoje emplaca aproximadamente 65.000 unidades por ano.
Scudo Cargo (R$ 187.490): soma ar-condicionado, farós de neblina, direção eletro-hidráulica, rodas aro 16 com pneus 215/65, volante com regulagem de altura e profundidade, banco do motorista ajustável em altura e distância, descansa braço, piloto automático, rádio com Bluetooth, 41 porta-objetos na cabine, vidros e retrovisores elétricos, airbags duplos frontais, sistema start-stop, controle de estabilidade, assitência a frenagem de emergência, alerta de fadiga e assistente de partida em rampas.
Scudo Multi (R$ 192.490 ): mesmos equipamentos da versão Cargo, mais vidros laterais e nas portas traseiras.
e-Scudo (R$ 329.990): monitor de pressão dos pneus, câmbio automático, direção eletro-hiráulica, painel de instrumentos com tela colorida de 3,5", acionamento automático dos limpadores de para-brisa, sensor de estacionamento traseiro, freio de estacionamento elétrico, câmera de ré com visão 180º e central multimídia com tela de 7" compatível com Apple CarPlay e Android Auto.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Após chegada do híbrido, Pulse Audace é vendido com R$ 11.000 de desconto
VW revela novo Tiguan 2025 nos EUA e adianta SUV que pode vir ao Brasil
Calmon: Híbrido básico flex da Fiat abre horizonte de crescimento firme
Quer apostar? Híbridos vão depreciar mais que elétricos daqui a 10 anos
No Reino Unido, chinesas Omoda e BYD já vendem mais que Fiat
Lista: os carros manuais que restaram em 2024 que não são subcompactos
Fiat lança Pulse e Fastback em versões eletrificadas; veja os preços