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Caoa Chery terá elétrico iCar por R$ 139.990 e Tiggo 8 PHEV por R$ 269.990

Tiggo 5X Pro, Tiggo 7 Pro e Arrizo 6 terão motor 1.5 turbo flex híbrido-leve de 160 cv e 25,5 kgfm

Caoa Chery iCAR 2023 (1)

Depois de mostrar sem muitos detalhes alguns modelos na apresentação de ontem (14), a Caoa Chery revela as especificações técnicas de cada novo carro eletrificado que terá no Brasil, bem como sua nova estratégia no mercado nacional. Vale lembrar que a fabricante sino-brasileira venderá os novos Tiggo 5X Pro Hybrid, Tiggo 7 Pro Hybrid, Tiggo 8 Pro Plug-in Hybrid, além do inédito elétrico iCar e o sedã Arrizo 6 Pro Hybrid.

Em sua apresentação nesta quarta-feira, a Caoa Chery afirmou que está de olho nas futuras normas de emissões, tanto que apostará agora em modelos híbridos-leve na maior parte de sua gama por aqui. O único híbrido de fato será o Tiggo 8, enquanto seu modelo 100% elétrico é o chinês Eq1, que será chamado de iCar no Brasil e que já começa a ser vendido neste mês. A montadora ainda defende o híbrido a etanol, argumentando que esse sistema é mais limpo em emissões de CO2 que o elétrico, mesmo se tratando de Brasil.

Caoa Chery iCAR 2023 (5)

Embora tenha prometido que a fábrica de Jacareí (SP) seria adaptada para eletrificação quando anunciou a suspensão de suas atividades no começo de maio, a Caoa Chery não se pronunciou sobre o futuro da planta do interior paulista, se limitando a dizer que a fábrica da Anápólis está sendo preparada para ser capaz de produzir os modelos híbridos. Dois deles começam a ser feitos ainda neste mês por lá: Tiggo 5x Pro Hybrid e Tiggo 7 Pro Hybrid. A fabricante afirma que sem o investimento em eletrificação, não seria possível evoluir mais no desenvolvimento de produto quando o assunto é a redução de emissões e ruídos.

Caoa Chery Tiggo 7 Pro Hybrid
Caoa Chery Tiggo 7 Pro Hybrid

Vale lembrar que, como apuramos anteriormente, o Arrizo 6 deixa de ser vendido no Brasil definitivamente. Além disso, a Caoa Chery venderá somente como importado o Arrizo 6 Pro Hybrid no país, fora as unidades remanescentes do Arrizo 6 Pro convencional em estoque. Quando acabar, ele deixará de ser oferecido, com a marca apostando só na versão híbrida-leve do utilitário. Já para os outros modelos da gama, as versões convencionais serão vendidas juntos das configurações híbridas-leve e híbrida (no caso do Tiggo 8). 

A marca sino-brasileira aproveitou também para revelar as especificações técnicas dos modelos híbridos e elétricos. Para começar o novo motor 1.5 turboflex, que traz um pequeno motor elétrico entre a transmissão e o motor a combustão, além de uma bateria de 48V, que como antecipamos ontem não é capaz de tracionar o carro sozinho. Porém, o sistema híbrido-leve garante um torque adicional de 4,08 kgfm e 10 cv extras, resultando em 160 cv e 25,5 kgfm de torque – disponíveis desde 1.750 rpm, ante os 150 cv e 21,41 kgfm do 1.5 turbo flex convencional.

Caoa Chery Tiggo 5X Pro Hybrid (1)
Caoa Chery Tiggo 5X Pro Hybrid

Vale lembrar que o sistema híbrido-leve auxiliará no desempenho e no consumo dos modelos, com sistema de regeneração nas desacelerações e frenagens. Já o câmbio é sempre automático tipo CVT. Desenvolvido no Brasil, o novo motor 1.5 turboflex híbrido-leve vai equipar o Tiggo 5X Pro Hybrid, Tiggo 7 Pro Hybrid e o Arrizo 6 Pro Hybrid, com os modelos ficando 13%, 5,2% e 13% mais econômicos, respectivamente.

Caoa Chery Arrizo 6 Pro Hybrid (2)
Caoa Chery Arrizo 6 Pro Hybrid

O que chama a atenção mesmo é o novo Tiggo 8 Pro Plug-in Hybrid, que como dissemos ontem virá mesmo com o motor 1.5 turbo a gasolina combinado a outros dois motores elétricos com central eletrônica acoplada – que podem tracionar o SUV, além de ter sistema de regeneração disponível em 3 níveis. A potência combinada é de 317 cv, enquanto o torque é de generosos 56,6 kgfm (um belo salto ante os 187 cv e 28 kgfm do modelo 1.5 a gasolina). A marca ainda destaca a transmissão automática com 11 marchas combinadas, chamada pela montadora de DHT (transmissão híbrida dedicada).

Como um bom híbrido plug-in, o Tiggo 8 Pro Hybrid é recarregável na tomada (tem conector Type 2), com sua bateria de 350V podendo ser recarregada em 3 horas com um carregador de parede ou em 6h numa tomada 220V. A autonomia usando apenas o motor elétrico é de 77,6 km, com a marca não divulgando o alcance com o motor híbrido. O utilitário tem ainda dois modos de condução (Normal e Sport) e de potência (Puro elétrico e híbrido).

Caoa Chery Tiggo 8 Pro Plug-in Hybrid (2)
Caoa Chery Tiggo 8 Pro Plug-in Hybrid
Caoa Chery Tiggo 8 Pro Plug-in Hybrid (1)
Caoa Chery Tiggo 8 Pro Plug-in Hybrid (3)

É importante ressaltar que o Tiggo 8 Pro Plug-In Hybrid traz visual diferente do Tiggo 8 Pro convencional, com dianteira adotando nova grade com acabamento pontilhado, além de faróis mais estreitos e para-choque com entradas de ar redesenhadas. Na traseira a lanterna deixa de ser inteiriça, trazendo agora um conjunto separado e com nova assinatura visual. A cabine também foi reformulada ao adotar um design mais horizontal e com uma enorme tela integrada de 24,6” que integra o painel e o multimídia. Logo abaixo tem um display de 8” para os comandos de ar-condicionado acionado por toque.

A Caoa Chery confirmou também o seu primeiro carro elétrico no Brasil, o chamado iCar, que basicamente é o mesmo eQ1 chinês. Por aqui, o subcompacto com 3,20 m de comprimento (48 cm mais curto que um Renault Kwid) vem com um motor elétrico de 45 kW (61 cv) e 15,3 kgfm de torque, cuja bateria de 30,4 kWh tem autonomia declarada de 282 km. O elétrico tem ainda 7 modos de regeneração, com a bateria podendo ser recarregada em 5h no carregador de parede (6,6 kW) ou em 11h num carregador portátil de 3 Kw. Já em uma estação rápida de recarga (50 Kw), esse tempo cai para 36 minutos.

Caoa Chery iCAR 2023 (4)
Caoa Chery iCAR 2023
Caoa Chery iCAR 2023 (2)
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O subcompacto traz algumas soluções interessantes, como suspensão independente e freio a disco nas quatro rodas, além de usar estrutura de alumínio e polímero, o que ajudou a reduzir seu peso em 180 kg. Um ponto negativo talvez seja que o subcompacto conta apenas com uma solução de assentos 2+2, com o banco traseiro podendo ser rebatido para aumentar a capacidade do porta-malas, que pode passar de 100 litros para 380 litros. Com a chegada do iCar, o subcompacto passa a ser o elétrico mais barato do Brasil. 

De acordo com a Caoa Chery, o iCar começa a ser vendido no final deste mês. Para julho, estão previstos os modelos Tiggo 5X Pro Hybrid e Tiggo 7 Pro Hybrid, enquanto que em agosto virão o Tiggo 8 Plug-in Hybrid e Arrizo 6 Pro Hybrid - estes dois últimos importados da China. No entanto, está previsto a produção nacional do Tiggo 8 Plug-in, resta saber quando.

Abaixo, veja os preços e equipamentos:

iCar 100% elétrico (R$ 139.990): o pequeno elétrico traz bancos com regulagem elétrica, rodas de liga-leve de 15 polegadas, teto solar panorâmico, multimídia com tela vertical de 10,25”, carregador de celular sem fio, controle do ar-condicionado no volante, freio eletrônico auto-hold, assistente de partida em rampa e de descida.

Arrizo 6 Pro 1.5T flex Hybrid (R$ 159.990): soma faróis em LED, teto solar elétrico, luz diurna em LED, rodas de liga-leve de 17 polegadas, painel de instrumentos e central multimídia com tela de 10,25”, bancos com revestimento premim, além de novidades como grade frontal inédita, carregador de celular sem fio, sistema start-stop, volante com 4 ajustes, espelho retrovisor fotocrômico e lanternas com setas dinâmicas.

Tiggo 5X Pro 1.5T flex Hybrid (R$ 169.990): o SUV compacto traz faróis de LED, luzes DRL, rodas de liga-leve aro 18, teto solar panorâmico, painel de instrumentos digital de 7”, central multimídia com tela de 10,25”, ar-condicionado de duas zonas e banco do motorista com ajuste elétrico e de lombar. São novidades o carregador de celular sem fio, volante com base achatada, sistema start-stop e limpador automático do para-brisa.

Tiggo 7 Pro 1.5T flex Hybrid (R$ 199.990): tem painel de instrumentos com tela de 12,3”, ar-condicionado de duas zonas, alavanca de câmbio tipo joystick, teto solar panorâmico multimídia com tela de 10,25”, faróis fullLED, teto solar panorâmico, luz DRL de LED, bancos dianteiros com regulagem elétrico, trazendo novidades como rodas de 18 polegadas e sistema start-stop

Tiggo 8 Pro 1.5T Hybrid Plug-in (R$ 269.990): traz novas rodas de 18 polegadas, teto solar panorâmico, faróis e lanternas full LED, bocar de carregamento, bancos dianteiros com ajuste elétrico (incluindo para a lombar) e memória, carregador de celular sem fio, seletor de modos de condução, tela integrada de 24,6” (painel e multimídia), além de piloto automático adaptativo com sistema de frenagem automática, assistente de permanência em faixa e alerta de colisão frontal e traseira. Soma ainda farol alto automático e assistente de congestionamento.


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