A Caoa Chery já está trabalhando para trazer os primeiros carros elétricos ao Brasil. Durante um evento da marca nesta semana, o CEO da Caoa Chery, Marcio Alfonso, confirmou a chegada de dois modelos inéditos em 2022, sendo que um dos cotados é o Chery eQ1, um subcompacto elétrico com proposta urbana.

Para quem ainda não conhece, o Chery eQ1 é produzido e vendido na China, onde também é chamado de 'little ant' (formiguinha). Com 1.005 kg e medindo 3.200 mm de comprimento (48 cm a menos que um Kwid), 1.670mm de largura, 1.590 mm de altura e 2.150 mm de distância entre-eixos, o pequeno carro elétrico da Chery tem como destaque a estrutura da carroceria feita em alumínio. 

Chery eQ1 3.4
Chery eQ1 3.4 traseira
Chery eQ1 - perfil

O trem de força é composto pelo motor elétrico de 55 kWh (75 cv) de potência e 15 kgfm de torque máximo, suficiente para que o carrinho acelere de 0 a 50 km/h em apenas 6 segundos - a velocidade máxima é limitada a 120 km/h e a autonomia é de 402 km com uma carga pelo ciclo (NEDC). Para recarregar de 0 a 80% da bateria são necessários 30 minutos.

Bem equipado, o eQ1 possui volante multifuncional, sistema de informação e entretenimento com tela vertical de 10", conectividade com smartphones e comandos de voz, inteligência artificial, carregamento de smartphone sem fio, USB, botão de partida, chave remota e ar condicionado automático com filtro de ar PM2.5.

Chery eQ1 painel

A Caoa Chery ainda não confirmou o lançamento de forma oficial, mas é praticamente certa a chegada do modelo em 2022. E considerando a configuração escolhida e proposta, os preços devem ficar entre R$ 120.000 e R$ 150.000, brigando com o JAC e-JS1, que custa R$ 159.900 e atualmente é o carro elétrico mais barato à venda no país.

No entanto, outro modelo urbano, o Renault Kwid elétrico, este com lançamento já confirmado pela marca, promete desbancar o JAC como o mais acessível entre os modelos zero emissões. Assim, a briga promete esquentar ao longo do ano que vem com possibilidade de mais novidades. Vamos aguardar. 

Com Diego Dias, do Motor1.com Brasil