Com uma história de 50 anos, a BMW M provou seu valor como a divisão de alto desempenho da montadora alemã com a introdução dos carros M. Mas com várias décadas da BMW M, havia apenas três modelos CSL que foram realmente lançados: o 3.0 CSL de 1973 (logo após o nascimento da BMW M), o E46 M3 CSL de 2003, e o recentemente revelado M4 CSL.
A sigla - que significa Competição, Esporte e Peso Leve, em tradução direta - tornou-se sinônimo de carros M hardcore para as ruas, porém com capacidade de pista, e sua exclusividade os tornou mais desejáveis tanto para entusiastas quanto para colecionadores. Mas você sabia que a BMW tem mais quatro protótipos CSL que quase foram para as lojas? A BMW M nos leva em um tour por uma garagem secreta onde residem esses quatro carros, alguns deles nunca vistos antes no mundo.
Para não ser confundido com o BMW M3 GTR, o protótipo E46 M3 CSL V8 permaneceu como um protótipo único, mas com um propósito. Com um motor de 430 cavalos (321-kilowatt) de 4,0 litros (S65VB40) sob seu capô, ele foi criado pela BMW como um portador de pré-teste do V8 usado em outras BMWs. Os conhecimentos da M3 CSL V8 fluíram para a família de motores M, como o S85 (V10) e o S65 (V8).
Assim como a M3 CSL V8, a BMW M5 CSL E60 V10 se tornou um protótipo para um V10 de 5,5 litros de alta potência, recentemente desenvolvido, que produz 630 hp (470 kW) e atinge o pico em 8.750 rpm. Para acompanhar a imensa potência criada, a BMW criou um M5 CSL mais leve com teto de carbono, bancos Recaro e sem bancos traseiros - economizando 331 libras (150 quilos) no processo.
Com mais ajustes envolvidos incluindo suspensão e refrigeração adicional, o M5 CSL lapidou Nürburgring em 7 minutos e 50 segundos. O BMW M5 CSL permaneceu como uma ocasião única, celebrando o 25º aniversário da BMW M .
Diferente dos protótipos M3 CSL V8 e M5 CSL, o E63 M6 CSL V10 tornou-se um banco de ensaio para a aerodinâmica ativa da BMW. Além do peso reduzido, o M6 CSL V10 veio com um spoiler traseiro automático e um spoiler frontal retrátil, projetado para melhorar ainda mais o desempenho do coupé. A BMW M6 CSL também apresentava os espelhos retrovisores externos M de duas hastes, encontrados nos modelos mais esportivos da BMW atualmente.
O M2 mais pesado foi o M2 CS de 450 hp (336-kW), mas você sabia que a BMW M trabalhou simultaneamente em um M2 CSL? Feito para ampliar ainda mais o desempenho do M2 Competition, o M2 CSL tinha a mesma quantidade de cavalos e 406 pés de libra (550 Newton-metros) de torque, alimentando um carrp leve de dois lugares com bancos concha, barra anti-torção, console central em fibra de carbono, asa traseira de carbono e freios de carbono-cerâmica.
Tanto o M2 CS como o M2 CSL foram apresentados internamente, mas a luz verde foi para o M2 CS com suas características mais adequado para uso diário. O M2 CSL permaneceu como um produto único.
Fonte: BMW M
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