Alguns dias depois que a Ford realizou o primeiro test drive internacional para a imprensa com a nova Ranger 2023, os pilotos de teste da Ford Argentina iniciaram os primeiros testes com os protótipos no norte do país vizinho.
A nova geração Ranger será produzida em Pacheco a partir de 2023 e Motor1.com participou do primeiro contato com a imprensa na semana passada na Tailândia. Embora o test-drive inicial tenha sido bem longe, a nova geração da picape já roda bem perto. As primeiras unidades foram flagradas em Salta, norte da Argentina, na cidade de Cafayate.
As imagens, enviadas pelo leitor argentina Ludwig Von Remises, mostram um grupo de novas Rangers camufladas no centro de Cafayate acompanhadas por unidade da geração atual.
Nesta fase inicial, os testes estão sendo realizados com unidades importadas da Tailândia, já que a produção na Argentina ainda não começou. No entanto, sabe-se que a Engenharia e Desenvolvimento da fábrica de Pacheco já vem trabalhando há meses em testes de peças e protótipos pré-série para afinação local.
Como mostramos no nosso primeiro contato na Tailândia, a nova Ranger é uma evolução clara do Ranger atual. Ela cresceu em tamanho, espaço interior, terá mais tecnologia e novos motores, mas mantém a mesma plataforma: a atual Ranger (Projeto T6) compartilha a base estrutural com a nova Ranger (Projeto P703).
A Ford investirá 580 milhões de dólares na fábrica de Pacheco para localizar a produção da nova Ranger, o que envolverá o trabalho de remodelação mais importante em várias décadas na histórica fábrica argentina, no distrito de Tigre.
A marca ainda não confirmou a configuração que será utilizada em nosso mercado, embora tudo indique que haverá uma revisão completa dos motores. Os atuais 2.2 e 3.2 montados em Pacheco não puderam ser mantidos em produção porque não atenderá regulamentações de emissões de alguns mercados de exportação, inclusive o Brasil.
Isto abre as portas para a produção local dos novos motores turbodiesel e turboalimentados, com uma gama de deslocamentos e saídas de potência inspirados no VW Amarok. Esta inspiração não é uma coincidência. A Volkswagen encarregou a Ford de desenvolver e fabricar a nova Amarok II com base nesta nova Ranger, embora a VW Argentina já tenha anunciado que esta novidade não será vista tão cedo (a atual geração permanecerá por mais 10 anos).
A apresentação e lançamento comercial da nova Ranger na Argentina e no Brasil acontecerá em 2023. Além da picape, a Ford está trabalhando para obter dois novos projetos para a fábrica da Pacheco: a montagem da nova geração de motores e a produção local do SUV de sete lugares baseado na pick-up, conhecido como Everest.
Nesta edição do Semana Motor1.com, destacamos a confirmação do novo Fastback para o futuro SUV cupê da Fiat além de antecipar informações a respeito. Também foram destaques a chegada do Creta N Line, especificações do novo Honda ZR-V que será vendido no Brasil, Fiat Cronos 2023 e o SUV elétrico BMX iX3.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Ford apresenta Ranger Cabine Simples com chance de vir ao Brasil
Polo lidera e HB20 se destaca; veja os carros mais vendidos de outubro
CEO da Ford sobre inédita Ranger elétrica: 'será incrível e emocionante'
Novo Mercedes CLA 2026 terá motor 2.0 turbo fabricado na China pela Geely
Ford lança Ranger Black 2025 com motor 2.0 turbodiesel por R$ 219.990
Outubro foi o melhor mês do ano para vendas de veículos novos
Ford Ranger híbrida plug-in será lançada na Alemanha