Chevrolet Monza ganha novo visual e dá pistas sobre facelift do Onix
Sedã é vendido na China e rivaliza com as versões locais de VW Santana e Ford Escort
Depois de aproximadamente três anos e meio de mercado, o Chevrolet Monza caminha para receber a chamada reestilização de meia-vida. Na China, onde o modelo é vendido, imagens registradas pelo Ministério da Indústria acabaram vazando e adiantando por completo os detalhes do facelift. As novidades serão concentradas especialmente na dianteira e alinhadas à nova filosofia estética da marca.
No conjunto frontal, os faróis ficaram mais estreitos e com novo arranjo interno de iluminação. A grade também mudou e ganhou inspiração em lançamentos recentes, como o SUV-cupê Seeker. A grelha interna segue preta, em contraste com a pintura da carroceria. Mudanças também no para-choque, que ganhou novos moldes e ficou mais integrado ao conjunto. Já a traseira praticamente não recebeu alterações
Galeria: Novo Chevrolet Monza 2023 - China
A cabine não foi revelada ainda, mas rumores também indicam importantes atualizações. Nesse sentido, há grandes chances de o Monza 2023 receber o mesmo painel do Tracker RS apresentado recentemente na China. No SUV, o destaque fica por conta do quadro de instrumentos totalmente digital e integrado com a central multimídia posicionada logo ao lado. Há ainda console central redesenhado e novas saídas de ar.
De porte considerado médio para os padrões brasileiros, o Monza 2023 mede 4,65 metros de comprimento (ganho de 26 mm sobre o modelo anterior, em razão do novo para-choque), 1,79 metro de largura, 1,46 metro de altura e 2,64 metros de distância entre-eixos. É construído sobre a plataforma Vehicle Strategy Set (VSS-F), considerada mais sofisticada que a base GEM usada no Brasil por Onix, Onix Plus e Tracker.
Sob o capô, seguirão em oferta os motores 1.5 aspirado de 109 cv e 1.3 turbo de 156 cv. Ambos ficaram ligeiramente menos potentes, provavelmente para atender regras anti-poluição. O câmbio pode ser manual ou automático de 6 marchas. As vendas serão iniciadas em breve na China, onde só no ano passado o sedã emplacou 86.130 unidades. A partir de 2023 será a vez de México, Panamá, Bahamas e Ilhas Cayman, onde o modelo é comercializado como Cavalier.
O lançamento no Brasil não é esperado, mas o facelift interessa ao nosso mercado por adiantar os caminhos que serão seguidos na reestilização do Onix, já em desenvolvimento.
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