Segmento mais importante do mercado brasileiro em maio, os hatches foram responsáveis por quase 26,4% dos 174.814 veículos emplacados no mês passado. Na comparação com o mesmo período de 2021, houve um recuo de 13,4%. Já em relação a abril, um dos piores meses dos últimos anos, o movimento foi inverso, com alta de quase 30%.
Na faixa dos modelos de entrada e sendo o único da lista a crescer nos últimos 12 meses, o Fiat Mobi (7.493) chegou a 73% de participação e aumentou para quase 9 mil unidades sua vantagem no ano em relação a um Renault Kwid (2.757) que perdeu mais de 40% dos seus compradores no período. Já fora de linha, o Volkswagen Up! emplacou as mesmas duas unidades de abril.
POS. |
MODELO |
TOTAL 2022 |
MAI/22 |
ABR/22 |
MAI/21 |
% MAI 22 |
% ABR 22 |
VARIAÇÃO MAI/ABR |
VARIAÇÃO 2022/2021 |
1º |
FIAT MOBI |
26729 |
7493 |
5911 |
7443 |
73,09% |
60,55% |
26,76% |
0,67% |
2º |
RENAULT KWID |
18008 |
2757 |
3849 |
4850 |
26,89% |
39,43% |
-28,37% |
-43,15% |
3º |
VW UP! |
10 |
2 |
2 |
26 |
0,02% |
0,02% |
0,00% |
-92,31% |
44747 |
10252 |
9762 |
12319 |
100,00% |
100,00% |
5,02% |
-16,78% |
Entre os modelos intermediários, o Hyundai HB20 (9.634) completou três meses consecutivos na liderança, a quarta vez no ano – a exceção foi em fevereiro – com quase 2,7 mil unidades à frente do Chevrolet Onix (6.982) e do VW Gol (6.980), este último com seu melhor desempenho no ano após problemas de produção.
Recuando quase 70% em relação ao mesmo período de 2021, o Fiat Argo (3.415) deixou de emplacar cerca de duas mil unidades na comparação com abril. Possivelmente reforçado nos últimos dias do mês pela chegada da versão 1.0 às concessionárias, o Peugeot 208 (2.812) completou 13 meses superando a barreira dos mil emplacamentos entrando no top 5.
Mais uma vez à frente do Honda City Hatch (1.800), o Toyota Yaris Hatch (2.281) emplacou mais de 2 mil unidades pelo 4º mês consecutivo. Atrás do Renault Sandero (1.089), o VW Polo (391) repetiu o 9º lugar dos meses anteriores longe da casa dos mil emplacamentos pela 7ª vez seguida. O chinês JAC E-JS1 (37) novamente completou o top 10.
POS. |
MODELO |
TOTAL 2022 |
MAI/22 |
ABR/22 |
MAI/21 |
% MAI 22 |
% ABR 22 |
VARIAÇÃO MAI/ABR |
VARIAÇÃO 2022/2021 |
1º |
HYUNDAI HB20 |
34897 |
9634 |
6502 |
7287 |
27,15% |
25,55% |
48,17% |
32,21% |
2º |
CHEVROLET ONIX |
29903 |
6982 |
5574 |
3819 |
19,67% |
21,90% |
25,26% |
82,82% |
3º |
VW GOL |
14172 |
6980 |
837 |
6793 |
19,67% |
3,29% |
733,93% |
2,75% |
4º |
FIAT ARGO |
19033 |
3415 |
5488 |
10928 |
9,62% |
21,56% |
-37,77% |
-68,75% |
5º |
PEUGEOT 208 |
10733 |
2812 |
1736 |
1141 |
7,92% |
6,82% |
61,98% |
146,45% |
6º |
TOYOTA YARIS |
9753 |
2281 |
2324 |
2176 |
6,43% |
9,13% |
-1,85% |
4,83% |
7º |
HONDA CITY HATCH |
5777 |
1800 |
1782 |
0 |
5,07% |
7,00% |
1,01% |
- |
8º |
RENAULT SANDERO |
3642 |
1089 |
824 |
1308 |
3,07% |
3,24% |
32,16% |
-16,74% |
9º |
VW POLO |
1770 |
391 |
329 |
2092 |
1,10% |
1,29% |
18,84% |
-81,31% |
10º |
JAC E-JS1 |
261 |
72 |
37 |
0 |
0,20% |
0,15% |
94,59% |
- |
11º |
FIAT UNO |
729 |
23 |
17 |
2666 |
0,06% |
0,07% |
35,29% |
-99,14% |
12º |
VW FOX |
48 |
5 |
3 |
2403 |
0,01% |
0,01% |
66,67% |
-99,79% |
13º |
TOYOTA ETIOS HATCH |
2 |
2 |
0 |
83 |
0,01% |
0,00% |
- |
-97,59% |
14º |
FIAT PALIO |
1 |
1 |
0 |
0 |
0,00% |
0,00% |
- |
- |
15º |
FORD FIESTA |
1 |
1 |
0 |
0 |
0,00% |
0,00% |
- |
- |
130722 |
35488 |
25453 |
40696 |
100,00% |
100,00% |
39,43% |
-12,80% |
Já entre os modelos mais caros, o Cruze Sport6 foi o preferido pelo 3º mês seguido, conquistando mais da metade dos registros da categoria com suas 165 unidades. Emplacando a metade do Chevrolet, o Mini (83) se manteve confortavelmente em 2º. Com mais do que o dobro do Audi A3 (14), o Nissan Leaf (37) completou o pódio. Mercedes Classe A (6) e BMW Série 1 (2) foram os únicos em baixa.
POS. |
MODELO |
TOTAL 2022 |
MAI/22 |
ABR/22 |
MAI/21 |
% MAI 22 |
% ABR 22 |
VARIAÇÃO MAI/ABR |
VARIAÇÃO 2022/2021 |
1º |
CHEVROLET CRUZE SPORT6 |
619 |
165 |
185 |
88 |
50,61% |
62,93% |
-10,81% |
87,50% |
2º |
MINI COOPER/JCW |
376 |
83 |
51 |
46 |
25,46% |
17,35% |
62,75% |
80,43% |
3º |
NISSAN LEAF |
172 |
37 |
33 |
2 |
11,35% |
11,22% |
12,12% |
1750,00% |
4º |
AUDI A3 |
113 |
14 |
7 |
1 |
4,29% |
2,38% |
100,00% |
1300,00% |
5º |
FIAT 500E |
157 |
11 |
14 |
0 |
3,37% |
4,76% |
-21,43% |
- |
6º |
BMW i3 |
22 |
6 |
0 |
5 |
1,84% |
0,00% |
- |
20,00% |
7º |
MERCEDES-BENZ CLASSE A |
21 |
6 |
2 |
20 |
1,84% |
0,68% |
200,00% |
-70,00% |
8º |
BMW SÉRIE 1 |
4 |
2 |
2 |
15 |
0,61% |
0,68% |
0,00% |
-86,67% |
9º |
FORD FOCUS |
4 |
2 |
0 |
0 |
0,61% |
0,00% |
- |
- |
1488 |
326 |
294 |
177 |
100,00% |
100,00% |
10,88% |
84,18% |
Fonte: Fenabrave
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Após 12 anos à venda no Brasil, Hyundai HB20 enfim chegará à Argentina
Fiat Mobi alcança 600 mil unidades produzidas em quase 9 anos de mercado
Hyundai: HB20 troca nome de versão turbo e ganha mais equipamentos
VW revela novo Tiguan 2025 nos EUA e adianta SUV que pode vir ao Brasil
Hyundai aumenta preços de HB20 e HB20S 2025 em mais de R$ 2.000
Quer apostar? Híbridos vão depreciar mais que elétricos daqui a 10 anos
Hatches em junho: Hyundai HB20 ultrapassa VW Polo e assume liderança