A era das empresas eletrônicas que também fabricam automóveis está começando a se tornar uma realidade. Embora o surgimento do carro da Apple ainda não esteja muito claro neste momento, a gigante da tecnologia japonesa Sony está avançando com a ajuda de outra empresa conterrânea de carros, a Honda.
Em outras palavras, isso quer dizer que Honda e Sony anunciaram um plano de criar uma joint venture (uma aliança entre as duas empresas) para a produção de veículos elétricos a partir de março. Agora, tanto a montadora de automóveis quanto a empresa de tecnologia concordam que a recém-criada joint venture atuará melhor como uma empresa independente e autônoma.
"Compartilhamos a opinião de que é melhor tornar a joint venture independente, a longo prazo, em vez de colocá-la sob a responsabilidade da Sony ou da Honda", disse o presidente e CEO da Sony, Kenichiro Yoshida, ao jornal de economia Nikkei Asia.
Embora tenha mencionado que a joint venture pode ter uma oferta pública inicial de ações, Yoshida não revelou nenhum detalhe sobre o plano. A venda da participação apoia o plano de se tornar uma empresa independente, informou o jornal Nikkei Asia.
No anúncio anterior, o plano até então previsto é de construir e vender o carro elétrico a partir de 2025. A Honda será responsável pela construção do veículo em uma de suas fábricas enquanto que, a Sony, estará desenvolvendo e fornecendo a plataforma para a montadora nipônica. Ainda não está claro se o próximo veículo elétrico Honda-Sony estará conectado aos conceitos Vision-S - criações autorais da empresa de tecnologia.
Vale lembrar que a Sony já apresentou dois conceitos de veículos elétricos: o Vision-S sedan e o Vision-S SUV. Ambos os modelos foram criados em colaboração com os maiores nomes da indústria como Magna Steyr, Bosch, ZF, Continental, Nvidia e Qualcomm.
Os conceitos EV da Sony parecem promissores no papel, já que eno caso do SUV ele é movido por dois motores elétricos, cuja potência combinada é de nada menos do que 536 cavalos (400 kilowatts). O sedã tem quatro lugares, enquanto o SUV é de porte maior é preparado para levar sete ocupantes.
Fonte: Nikkei Asia via Autoblog
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