Novos VW Polo e Virtus com 1.0 turbo de 105 cv farão até 16,5 km/litro
Novas versões 170TSI aparecem na tabela do Inmetro. Polo terá apenas câmbio manual, enquanto Virtus terá variante automática
Mesmo que a Volkswagen ainda não esteja nem marcando a data de lançamento dos novos Polo e Virtus no Brasil, já sabemos qual será o seu rendimento com as novas variantes com o motor 1.0 turbo de 105 cv e 16,8 kgfm. Isto porque o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) divulgou a tabela 2022 do Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV), revelando os números oficiais de consumo da dupla.
A tabela 2022 do PBEV lista tanto o Volkswagen Polo quanto o Virtus com uma versão chamada “TSI”, já revelando que a versão de entrada seguirá o plano de não ter um nome oficial, como é com o Polo 1.0 MPI aspirado. O hatch aparece com uma única opção, com transmissão manual de 5 marchas. Já o Virtus é listado com o câmbio manual e também com uma opção automática de 6 posições.
A promessa da Volkswagen era que o Polo 170TSI seria um dos carros mais econômicos do país, mirando no consumo do Chevrolet Onix Plus. Não chegou lá, mas ficou bem perto. O compacto faz 9,6 km/litro na cidade e 11,6 km/litro na estrada, com etanol. Quando abastecido com gasolina, o número sobe para 13,8 km/litro e 16,5 km/litro, respectivamente. O critério para a etiquetagem é o total de megajoules por quilômetro (MJ/km). Neste caso, o Polo registra 1,42 MJ/km, recebendo nota A na categoria e B no geral.
Não alcançou o Onix Plus, que obteve 1,38 MJ/km nas versões com o 1.0 aspirado. e câmbio manual de 6 marchas. Só que empatou com o Onix hatchback, que também marcou 1,42 MJ/km e faz até 16,6 km/litro na estrada com gasolina. Veja abaixo a comparação entre os dois:
Modelo | Cidade (etanol) | Estrada (etanol | Cidade (gasolina) | Estrada (gasolina) | Consumo energético |
VW Polo 170TSI MT5 | 9,6 km/litro | 11,6 km/litro | 13,8 km/litro | 16,5 km/litro | 1,42 MJ/km |
Chevrolet Onix 1.0 MT6 | 9,5 km/litro | 12 km/litro | 13,8 km/litro | 16,6 km/litro | 1,42 MJ/km |
No caso do Virtus, a versão manual faz 9,6 km/litro no ciclo urbano e 11,4 km/litro no rodoviário, com etanol no tanque. Trocando o combustível por gasolina, o rendimento passa a ser 13,8 km/litro e 16,3 km/litro, respectivamente, registrando 11,4 MJ/km. A inesperada versão automátca terá um consumo declarado de 8,7 km/litro na cidade e 11 km/litro na estrada com etanol. Com gasolina, fará 12,4 km/litro e 15,6 km/litro, contabilizando 1,57 MK/km.
A versão manual é nota A no segmento, caindo para B na automática, sendo sempre B na geral – com a chegada dos híbridos e elétricos, nenhum carro somente a combustão consegue A na comparação absoluta.
Modelo | Cidade (etanol) | Estrada (etanol | Cidade (gasolina) | Estrada (gasolina) | Consumo energético |
VW Virtus 170TSI MT5 | 9,6 km/litro | 11,4 km/litro | 13,8 km/litro | 16,3 km/litro | 1,44 MJ/km |
VW Virtus 170TSI AT6 | 8,7 km/litro | 11 km/litro | 12,4 km/litro | 15,6 km/litro | 1,57 MJ/km |
A aparição do novo Polo e Virtus com motor 1.0 turbo do Up! na tabela 2022 do PBEV pode indicar que o lançamento não levará muito tempo. Alguns carros esperados para o 2º semestre ainda não estão no documento, como Citroën C3 (previsto para julho) ou Honda HR-V (confirmado para agosto). Com isso, pode ser que a Volkswagen mostre a dupla renovada no início da segunda metade do ano.
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