page ad skin

Toyota avalia criar picape "mini-Hilux" para enfrentar Toro e Maverick

Projeto ainda não foi aprovado, mas seria feita com a plataforma do próximo RAV4

Toyota Hilux GR-Sport 2023

O segmento das picapes ganhou um novo espaço com Renault Oroch e Fiat Toro, fazendo tanto sucesso que até em outros países começou a ganhar alguns representantes como Ford Maverick e Hyundai Santa Cruz. Enquanto a Toro vende horrores no Brasil, a Maverick e a Santa Cruz tem filas de espera nos EUA, então faz sentido que outras marcas comecem a olhar para esta categoria.

É neste cenário que surgem informações de que a Toyota estaria discutindo internamente  sobre a possibilidade de ter uma opção abaixo da Hilux no mercado global. É um rumor que já havia circulado pela mídia, apontando que teria a plataforma do RAV4, a TNGA-K. Só que isso levaria mais um tempo, pois seria feita com base na nova geração do SUV, que ainda tem mais uns dois anos de mercado pela frente.

Só que agora não é mais um rumor, pois a própria marca admite que faz estudos sobre uma nova picape. Jack Hollis, vice-presidente sênior de operações automotivas da Toyota North America, conversou com o Automotive News e disse que "há espaço" na linha da fabricante para um modelo abaixo da Tacoma (uma picape média do tamanho da Hilux vendida apenas nos EUA).

"A questão é: como iremos preencher [este espaço]?", explica Hollis. O executivo diz que a Toyota continua a olhar para o segmento, mas dá a entender que levará um tempo para que qualquer decisão seja tomada, pois "continuaremos a observar por muito tempo".

"É inegável que aqueles produtos tem um espaço no mercado. E quão grande aquele segmento ficará? Eu não sei, porém é algo que nós precisamos estar de olho e descobrir se é uma área em que devemos participar", adiciona Cooper Ericksen, vice-presidente de planejamento de produto e estratégia da Toyota North America.

Com os planos da Toyota de oferecer pelo menos uma versão eletrificada para todos os seus carros, esta nova picape terá que chegar com, no mínimo, uma variante com sistema híbrido-leve de 48V. Pode ser melhor, pois o RAV4 já oferece configurações híbridas de verdade e até híbridas plug-in, então a caminhonete deve aproveitar a mesma mecânica do SUV - ajudando a enfrentar a Ford Maverick nos EUA, que tem feito sucesso na versão híbrida.

Envie seu flagra! flagra@motor1.com