Deu ruim: Jeep Wrangler tomba pela segunda vez em teste de segurança
Utilitário amargou pontuação marginal e repetiu resultado infeliz alcançado em 2020
Teste de segurança promovido recentemente pelo IIHS (Insurance Institute for Highway Safety) colocou à prova o nível de proteção do Jeep Wrangler 2022. Avaliado na versão Unlimited, de quatro portas, o utilitário amargou resultado bastante negativo e acabou repetindo o baixo desempenho verificado em teste anterior realizado em 2020. A carroceria apresentou comportamento inadequado e tombou diante do forte impacto.
A prova realizada foi do tipo “small overlap”, considerada uma das mais rigorosas do IIHS. Nela, o veículo é submetido a um impacto de quina contra obstáculo pequeno a uma velocidade de 65 km/h. O teste foi implementado pela primeira vez em 2012 e desde então identificou inconsistências nos resultados alcançados por diversos modelos.
Galeria: 2021 Jeep Wrangler 4xe
De acordo com o relatório do IIHS, a gaiola de segurança manteve a estrutura do Wrangler Unlimited, mas sensores mostraram "risco significativo de lesão" na perna e no pé esquerdos do motorista. O tombo sofrido pela carroceria também foi encarado como um grande problema e rendeu ao modelo pontuação marginal (baixa). Na prática, o resultado foi tão infeliz quanto o registrado em 2020, quando o modelo também tombou.
Nos Estados Unidos, vale lembrar, a segurança veicular é aferida por duas entidades diferentes. Enquanto o National Highway Traffic Safety Administration (NHTSA) é vinculado ao governo, o IIHS tem atuação independente. Aplica protocolos mais rigorosos e é responsável por conceder classificações importantes, como o Top Safety Pick e o Top Safety Pick Plus.
Para ganhá-las, o veículo avaliado precisa conquistar boa pontuação em seis diferentes testes de colisão (incluindo o temido “small overlap”) e contar com os mais variados sistemas de prevenção a acidentes (frenagem automática de emergência, alerta de tráfego cruzado, assistente de mudança de faixa e tantos outros). Até mesmo a qualidade de iluminação dos faróis é avaliada.
Sobre o resultado do Wrangler, a Stellatins emitiu a seguinte nota:
A Stellantis produziu mais de um milhão desses veículos. O desempenho do mundo real indica fortemente que eles oferecem o nível de segurança que nossos clientes exigem e merecem. Por estimativa conservadora, eles representaram 105 bilhões de milhas de viagens rodoviárias. E não temos conhecimento de nenhum dos relatórios de campo que correspondam aos resultados do teste IIHS. Disponível em mais de 24.000 configurações, o Jeep Wrangler de quatro portas atende ou excede todos os padrões federais de segurança e continua a ganhar aclamação de organizações de notícias e defensores do consumidor. A Stellantis está revisando este último resultado. Consideramos rotineiramente testes de terceiros e os levamos em consideração em nosso processo de desenvolvimento de produtos, conforme apropriado. Mas projetamos nossos veículos para desempenho no mundo real. Dados do mundo real e demanda contínua indicam que o Wrangler de quatro portas atende ou excede as expectativas do público comprador.
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