BYD está de olho na fábrica da Ford em Camaçari, diz publicação
Negociação estaria acontecendo até com a ajuda do governador da Bahia
Parece que a fábrica da Ford em Camaçari (BA) pode acabar indo para uma empresa do ramo automotivo, ao invés de parar nas mãos da construtora São José. O Bahia Econômica e a revista AutoData afirmam que a BYD está negociando a compra do complexo e as conversas envolveriam até mesmo Rui Costa, governador da Bahia, para evitar que a construção tenha o mesmo destino que São Bernardo do Campo (SP) e Taubaté.
De acordo com o Bahia Econômica, as negociações da BYD com a Ford estariam avançadas, sendo centralizadas no gabinete do governador. Um dos pontos que complicam o acordo é que a Bahia não oferece incentivos para o segmento válidos para novas empresas, trabalhando no Nordeste somente com o acordo vigente com a Stellantis - que tem uma fábrica em Goiana (PE) fabricando os modelos da Jeep e a Fiat Toro - e Baterias Moura.
Assim, as conversas envolvem não apenas BYD e Ford, como também a Sudene (Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste), DesenBahia (Agência de Fomento do Estado da Bahia), FIEB (Federação das Indústrias do Estado da Bahia) e o SENAI CIMATEC, estas duas últimas representando o estado baiano.
Esta não é a primeira vez que a BYD fica de olho em uma das fábricas da Ford. A chinesa foi uma das que tentou adquirir o complexo em São Bernardo do Campo, mas também foi uma das primeiras a desistir conforme as negociações não avançavam. A fabricante estaria buscando um local já adequado para estabelecer uma linha de montagem para fazer carros elétricos e competir com a Great Wall, que já conseguiu comprar a fábrica da Mercedes-Benz em Iracemápolis (SP). Há quem diga que o SUV Tan seria o primeiro a ser feito, seguido pelo sedã Han.
O relacionamento da empresa chinesa com o governo baiano é de longa data. A BYD tem diversos projetos no estado, como a construção e operação do monotrilho VLT, ligando Salvador à ilha de São João e que custará R$ 1,5 bilhão. A Polícia Militar também tem algumas unidades do sedã elétrico e5 e 20 ônibus elétricos da marca começaram a ser usados em Salvador.
Enquanto essa negociação não sai do papel, a BYD já opera com duas linhas de montagem em Campinas (SP), de ônibus elétricos e módulos fotovoltaicos; e uma fábrica de baterias de fosfato de ferro-lítio no Polo Industrial de Manaus. Os carros lançados recentemente, o SUV Tan e o sedã Han, estão chegando importados da China.
MOTOR1.COM NO YOUTUBE
Fonte: Bahia Econômica via AutoData
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Ford Everest é lançado na Argentina com motor de 300 cv do Mustang
Crédito pode salvar mercado de automóveis em 2025
Ford Fiesta lidera vendas de carros usados isentos de IPVA em 2025
Primeira Ferrari particular de Michael Schumacher vai a leilão
Mustang Mach-E vendeu mais o que Mustang a gasolina em 2024
Ram Rampage 2025 ganha ADAS mais completo e preços sobem até R$ 6.000
Os SUVs mais rápidos do mundo em 2025