Parece que a fábrica da Ford em Camaçari (BA) pode acabar indo para uma empresa do ramo automotivo, ao invés de parar nas mãos da construtora São José. O Bahia Econômica e a revista AutoData afirmam que a BYD está negociando a compra do complexo e as conversas envolveriam até mesmo Rui Costa, governador da Bahia, para evitar que a construção tenha o mesmo destino que São Bernardo do Campo (SP) e Taubaté.
De acordo com o Bahia Econômica, as negociações da BYD com a Ford estariam avançadas, sendo centralizadas no gabinete do governador. Um dos pontos que complicam o acordo é que a Bahia não oferece incentivos para o segmento válidos para novas empresas, trabalhando no Nordeste somente com o acordo vigente com a Stellantis - que tem uma fábrica em Goiana (PE) fabricando os modelos da Jeep e a Fiat Toro - e Baterias Moura.
Assim, as conversas envolvem não apenas BYD e Ford, como também a Sudene (Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste), DesenBahia (Agência de Fomento do Estado da Bahia), FIEB (Federação das Indústrias do Estado da Bahia) e o SENAI CIMATEC, estas duas últimas representando o estado baiano.
Esta não é a primeira vez que a BYD fica de olho em uma das fábricas da Ford. A chinesa foi uma das que tentou adquirir o complexo em São Bernardo do Campo, mas também foi uma das primeiras a desistir conforme as negociações não avançavam. A fabricante estaria buscando um local já adequado para estabelecer uma linha de montagem para fazer carros elétricos e competir com a Great Wall, que já conseguiu comprar a fábrica da Mercedes-Benz em Iracemápolis (SP). Há quem diga que o SUV Tan seria o primeiro a ser feito, seguido pelo sedã Han.
O relacionamento da empresa chinesa com o governo baiano é de longa data. A BYD tem diversos projetos no estado, como a construção e operação do monotrilho VLT, ligando Salvador à ilha de São João e que custará R$ 1,5 bilhão. A Polícia Militar também tem algumas unidades do sedã elétrico e5 e 20 ônibus elétricos da marca começaram a ser usados em Salvador.
Enquanto essa negociação não sai do papel, a BYD já opera com duas linhas de montagem em Campinas (SP), de ônibus elétricos e módulos fotovoltaicos; e uma fábrica de baterias de fosfato de ferro-lítio no Polo Industrial de Manaus. Os carros lançados recentemente, o SUV Tan e o sedã Han, estão chegando importados da China.
Fonte: Bahia Econômica via AutoData
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Nova Ranger Super Duty vem aí: Ford divulga teaser e confirma estreia
Fiat Mobi alcança 600 mil unidades produzidas em quase 9 anos de mercado
Ford Capri EV terá produção reduzida após 'estreia amarga' no mercado
VW revela novo Tiguan 2025 nos EUA e adianta SUV que pode vir ao Brasil
Ford aumenta produção e contrata para fábrica da Ranger na Argentina
Quer apostar? Híbridos vão depreciar mais que elétricos daqui a 10 anos
Novo Ford Equator: irmão maior do Territory ganha versão híbrida de 367 cv