O Toyota GR Corolla já é um hatch esportivo bastante esperado, e a marca agora adiciona uma pimenta a mais no modelo ao anunciar a série limitada Morizo Edition. E conseguir um desses poderá ser um desafio aos interessados, já que a Toyota vai vender somente 200 unidades do hot hatch. O preço deverá ser revelado mais próximo do lançamento.
O nome de batismo GR Corolla Morizo Edition vem do apelido Akio Toyoda, presidente da Toyota. O hatch de série limitada vem com o mesmo nível de acabamento Circuit Edition da versão convencional como ponto de partida, mas traz um perfil ainda mais voltado para as pistas.
Assim como as demais versões, o GR Corolla Morizo Edition ainda vem equipado com motor de três cilindros 1.6 turbo G16E-GTS, porém a série especial do hot hatch teve ganhos de torque, que passou de 37,74 kgfm para 40,79 kgfm. Com a nova calibragem, o pico de torque fica agora entre 3.250 rpm e 4.600 rpm para o Morizo Edition, enquanto as versões tradicionais o torque vai de 3.000 a 5.500 rpm. Já a potência parmanece igual: 300 cv.
Além disso, o hatch esportivo mantém o câmbio manual de seis marchas, que teve um ajuste e ganhou uma relação mais curta. Isso deve significar uma aceleração mais rápida ao custo de uma velocidade máxima menor. Vale lembrar que a Toyota ainda não revelou os números de desempenho GR Corolla padrão e nem para esta edição especial.
Além de mais torque e relações de marcha mais curtas, a o GR Corolla Morizo Edition é mais leve: pesa somente 1.445 kg, ante os 1.493 kg do GR Corolla Circuit Edition. A redução de peso foi alcançada graças a remoção dos bancos traseiros, dos alto-falantes de trás, ajustes dos vidros traseiros, bem como a palheta e motor do limpador traseiro.
Faz parte do pacote ainda as rodas de alumínio forjado de 18 polegadas com design de 10 raios, em vez das peças em liga-leve fundida do modelo normal. O hot hatch também vem equipado com pneus Michelin 245/40 Pilot Sport Cup 2 de maior aderência em vez do conjunto Pilot Sport 4 na medida 235/40.
O GR Corolla Morizo Edition também ganhou novidades visuais para se diferenciar. A dianteira recebeu dutos funcionais de refrigeração para os freios dianteiros. Já atrás o spoiler traseiro é menor do que o da Edição Circuit. A série especial estará disponível em uma exclusiva cor cinza com acabamento fosco, mas um acabamento perolizado também está disponível.
A cabine já conta com revestimento interno que mistura camurça com couro sintético, combinando as cores preta e vermelha. No mais, a área traseira tem dois suportes para apoio estrutural extra. O mais curioso é que a Toyota alega que há espaço suficiente na parte traseira para caber quatro pneus para um dia de pista.
Fonte: Toyota
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Toyota GR Corolla 2025 ganha opção de câmbio automático de 8 marchas
Marca britânica Jaguar deixa de vender carros no Reino Unido
Últimas unidades do Toyota GR Corolla Launch Edition chegam ao Brasil
Brasil quer equipar 33% dos eletrificados com baterias nacionais até 2033
GR Corolla, turbo e com 300 cv, já está nas redes da Toyota no Brasil
Semana Motor1.com: Novo Honda City 2025, Ranger cabine simples e mais
Toyota GR Corolla 2023 terá 6.500 unidades produzidas no primeiro ano