A terceira geração da BMW X1 finalmente é apresentada. O SUV compacto tem aparecido em testes desde junho de 2020 e agora é revelado por completo, com um novo visual, mais tecnologias e uma transmissão de dupla embreagem de série, combinada ao sistema de tração integral xDrive. A expectativa é que o carro chegue ao Brasil apenas no ano que vem.
O BMW X1 2023 manteve as proporções básicas de seu predecessor, mas as combina com uma frente mais ousada, com grade levemente maior e quase quadrada, e um par de faróis consideralvemente largos. As luzes full-LED são de série tanto para os faróis quanto para as lanternas, estas últimas com um novo desenho em forma de "L". Na parte traseira, a janela traseira mais estreita dá ao X1 uma aparência mais robusta, enquanto os arcos de rodas alargados criam um efeito visual que deixa o carro maior. A BMW usou uma solução semelhante no elétrico XM.
Como é o caso da maioria dos carros novos, o novo X1 é ligeiramente maior do que seu predecessor. O comprimento cresceu 5 centímetros para 4,50 metros, enquanto a largura ganhou 2 cm para cehgar a 1,84 m. Também ficou 4 cm mais alto, o que pode significar 1,62 m ou 1,64 m, dependendo da versão escolhida. Assim, a cabine ficou mais espaçosa e criando um visual mais quadrado para o SUV, embora o coeficiente de arrasto seja de apenas 0,27.
O interior ainda oferece espaço para cinco passageiros, mas a BMW diz que o aumento da largura resulta em mais espaço para os ombros e cotovelos, tanto para o motorista quanto para o passageiro dianteiro. Entretanto, sem dúvida a maior novidade no interior é a atualização da central multimídia BMW iDrive 8, que vem com um par de telas - um painel de instrumentos digital de 10,25" e uma tela central de 10,7" - alojado sob uma única peça de vidro. Abaixo dele, há uma grande saída de ar, espaço para dois porta-copos e área para um smartpgone com um carregador sem fio.
Todas as versões vem com quatro portas USB-C, duas tomadas elétricas de 12 volts, e uma interface Bluetooth. Como opcional, é possível colocar um sistema de som premium Harman Kardon de 205 watts com 12 alto-falantes e tweeters integrados ao acabamento da porta. Há também uma câmera voltada para o interior que permite tirar fotos e enviá-las para o seu smartphone e também verificar o interior do carro através do My BMW App.
Serão quatro versões, com dois motores a gasolina e dois diesel. Todas terão a transmissão automatizada Steptronic de dupla embreagem e 7 marchas. Veja as versões e motorizações:
Versão | Motor | Potência | Torque | 0 a 100 km/h | Velocidade Máxima |
sDrive18i | 1.499 cc | 136 cv | 23,4 kgfm | 9,2 s | 208 km/h |
xDrive23i | 1.998 cc | 204 cv | 32,6 kgfm | 7,1 s | 233 km/h |
sDrive18d | 1.995 cc | 150 cv | 36,7 kgfm | 8,9 s | 210 km/h |
xDrive23d | 1.995 cc | 197 cv | 40,8 kgfm | 7,4 s | 225 km/h |
Dependendo da versão, pode ser equipado com o pacote M Sport que adiciona paddle-shfiters atrás do volante para "trocas manuais de marcha extremamente rápidas". Elas também permitem a chamada função Sport Boost, que é ativada quando o motorista puxa a alavanca do lado esquerdo por pelo menos um segundo. Se ativada, a função liberta todo o potencial do motor e do chassi, alterando seus ajustes para a aceleração mais imediata possível.
A BMW diz que quase todos os componentes do eixo dianteiro de mola única foram totalmente redesenhados em comparação com o modelo anterior. Pela primeira vez, uma suspensão M adaptativa está disponível como opcional. Ao escolher por este sistema de suspensão, o carro recebe uma direção modificada com uma resposta ainda mais direta.
Logo depois da chegada do X1 será a vez do iX1, uma variante totalmente elétrica, que fará sua estreia na versão xDrive30. Tem um motor elétrico em cada eixo e com uma potência total de 313 cv. A marca diz que acelera de 0 a 100 km/h em 5,7 segundos e tem uma velocidade máxima limitada a 180 km/h, para não acabar muito rápido com as baterias. Falando nelas, a BMW montou o conjunto de 64,7 kWh no assoalho. A autonomia fica entre 413 e 438 km.
Não será apenas elétrico, pois o X1 também receberá duas versões híbridas plug-in em novembro. Tanto o xDrive30e quanto o xDrive25e terão o motor 1.5 turbo de três cilindros combinado a um motor elétrico no eixo traseiro, entregando 245 cv na versão xDrive25e e 326 cv na xDrive30e. Ambos usam baterias de 14,2 kWh e entregam uma autonomia entre 78 e 89 km segundo os testes europeus.
O BMW X1 2023 iniciará as vendas na Europa em outubro, com preços a partir de 41.400 euros (R$ 210.397), enquanto o iX1 partirá de 55.000 euros (R$ 279.513). No caso do Brasil, o lançamento acontecerá apenas em 2023, pelo tempo necessário para homologar o veículo. A marca até já prometeu o iX1 para o nosso mercado no ano que vem.
Fonte: BMW
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