A Volvo continua em sua busca pelos 100% de eletrificação até 2030, mas admite que o uso de híbridos marca uma transição para os carros movidos por baterias. A linha de híbridos plugáveis (PHEV), hoje oferecida nos XC60 e XC90 aqui no Brasil, acaba de receber uma revisão que promete deixar a dupla mais potente e menos poluente.
João Oliveira, diretor geral da Volvo Cars Brasil, afirmou que "Mudar para o 100% elétrico é um desafio e sabemos que dirigir um modelo híbrido geralmente é um trampolim para tornar-se totalmente elétrico. Por isso, a partir de agora, estamos com uma nova opção, fazendo com que as pessoas possam usar o modo elétrico a maior parte do tempo".
Os novos XC60 e XC90 foram anunciados para o mercado brasileiro. Para o SUV intermediário da Volvo, os preços partem de R$ 399.950 e vão até R$ 466.950. Já para o modelo maior de 7 lugares, variam entre R$ 509.950 e R$ 563.950. A dupla ganhou novos motores elétricos para auxiliar na autonomia e desempenho.
A grande novidade para os SUVs híbridos da Volvo está no conjunto motriz. Um novo motor elétrico agora entrega 65% mais de potência e agora entrega sozinho 147 cv, enquanto o torque chega a 31,5 kgfm. Combinado ao motor a combustão, entregam um total de 468 cv e 72,3 kgfm. Com o motor elétrico mais capaz e oferecendo maior autonomia puramente elétrica, a Volvo espera uma redução de 50% na emissão de dióxido de carbono (CO2) na atmosfera na comparação com os XC60 e XC90 anteriores.
Para dar suporte ao motor elétrico mais potente, a Volvo também atualizou a bateria. Ela passa a ser de 18.8 kWh tanto no XC60 T8 quanto no XC90. É um incremento de 62% na capacidade das baterias na comparação com os modelos anteriores. Graças ao uso de um conjunto de alimentação maior, os dois SUVs podem rodar mais em modo puramente elétrico. No XC60, a autonomia elétrica é de 78 km (+73%), número que chega a 71 km no XC90 (+61%).
De acordo com a Volvo, o conjunto de baterias de maior capacidade não afetou seu armazenamento, que continua a ocupar o mesmo espaço de antes dentro dos carros. No entanto, a maior potência do motor elétrico e a bateria mais capaz ajudam na performance. O XC60 T8 acelera de 0 a 100 km/h em 4,8 segundos. O modelo anterior cumpria a tarefa em 5,3 s. No XC90 T8, este número agora é de 5,3 s, ante 5,6 s da versão que substitui.
Por serem híbridos plugáveis, os novos XC60 e XC90 permitem a recarga das baterias também em tomadas, maximizando o quanto pode-se rodar somente em modo puramente elétrico. De acordo com a Volvo, o tempo de uma recarga completa das baterias pode levar de 5 horas (tomada 220V/16A) a 25 horas (tomada 120V/6A).
Complementando a experiência elétrica, o XC60 passa a contar com "One Pedal Driving". Item visto com mais frequência em modelos 100% elétricos, é uma função onde pode-se modular a força de frenagem gerada pelo sistema de regeneração do motor elétrica modulando-se apenas o acelerador até uma parada completa.
Todas as versões do XC60 trazem a central multimídia com sistema operacional Google Automotive Services de série. Ele traz internet integrada e aplicativos e serviços do Google incorporados. As versões Inscription, R-Design e Polestar contam com uma câmera 360º para manobras e Head-Up Display. O XC60 também traz carregador por indução para smartphones, sistema em que o motorista alerta caso o trânsito à frente ande e ainda não tenha partido com o veículo, além de frenagem autônoma de emergência.
Já no XC90 de 7 lugares, a lista de equipamentos é bastante similar, mas as versões Inscription e R-Design são equipadas com sistema de Suspensão a Ar, que adapta o carro de acordo com as opções que forem feitas nos cinco modos de condução. Por dentro, o XC90 pode trazer acabamento de fibra de carbono ou madeira, dependendo da versão. O sistema de áudio é da Bowers & Wilkins e conta com 19 alto-falantes e Subwoofer, totalizando 1400 watts de potência. O XC90 tem a integração com Apple Carplay e Android Auto, mas não o sistema Google nativo.
Como é de praxe nos modelos da Volvo, a dupla traz o City Safety, conjunto de itens de auxílio à condução da marca. Ele compreende assistente de manutenção de faixa, controle e cruzeiro adaptativo, alerta de tráfego cruzado, alerta de mudança involuntária de faixa, monitor de ponto cego e faróis de LED com função antiofuscante.
XC60
Inscription Expression - R$ 399.950,00
Inscription - R$ 429.950,00
R-Design - R$ 439.950,00
T8 Polestar - R$ 466.950,00
XC90
Inscription Expression - R$ 509.950,00
Inscription - R$ 553.950,00
R-Design - R$ 563.950,00
O Volvo C40 não é simplesmente uma versão do XC40, tecnicamente e mercadologicamente. Primeiro modelo a ter portfólio 100% elétrico na marca, é a aposta para ganho de participação entre as premium não só no Brasil, mas em diversos outros países - a apresentação aconteceu no México para diversos países da América Latina, onde ele chega praticamente ao mesmo tempo.
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