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Novo Peugeot 408 abandona carroceria sedã e será um SUV-cupê

Utilitário será apresentado no final de junho para enfrentar o Renault Arkana na Europa

Teaser Peugeot 408

O Renault Arkana tem estado sozinho no segmento dos SUV-cupês mais acessíveis do mercado na Europa. Mas esta moleza já tem data para acabar. No final de junho, o novo Peugeot 408 será lançado. Esqueça o sedã médio que foi vendido no Brasil, pois agora o carro será um SUV-cupê e a marca o chama de "uma nova espécie".

De acordo com o comunicado enviado pela Peugeot, o novo 408 será um modelo que "combina de forma original os detalhes característicos de um SUV com a silhueta dinâmica de um fastback." É exatamente o que vimos nos flagras do carro rodando pelas ruas. Apesar de mostrar uma foto da frente, a fabricante francesa ainda não divulga qualquer detalhe sobre o crossover.

Entretanto, é bem provável que seja montado com a plataforma EMP2, usada pelas gerações atuais de Peugeot 308 e Opel Astra. A produção deve ser feita em Mulhouse (França), na mesma linha de montagem que o hatch 308.

Peugeot 4008 2023 - Novos flagras

Não esperamos nenhuma surpresa sobre sua motorização, copiando o que é oferecido no 308. Assim, deve ter uma versão básica com o 1.2 turbo de três cilindros e 130 cv, o 1.5 diesel de 130 cv e duas versões híbridas plug-in.

As duas variantes eletrificadas devem utilizar o 1.6 turbo combinado a um motor elétrico. Teriam dois níveis de potência, de 180 cv e 225 cv. A bateria, com uma capacidade de aproximadamente 15 kWh, deve entregar uma autonomia elétrica de 50 km, pelo ciclo de testes WLTP usado na Europa.

Embora a Peugeot já tenha confirmado que lançará um 308 totalmente elétrico em 2023, ainda não sabemos se o 408 também contará com uma opção dessas. Como é baseado na mesma plataforma e o 308 já foi confirmado, a marca deve deixar o lançamento do 408 elétrico para um segundo momento.

A apresentação do novo Peugeot 408 está agendada para o final de junho. Sua chegada às lojas europeias deve acontece perto do último trimestre, como normalmente acontece com as novidades do grupo Stellantis. Considerando a falta de componentes que continua a atrapalhar a indústria, é possível até que o início das vendas fique para 2023.

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