O avanço da eletrificação sobre a indústria automobilística mundial deverá gerar profundas mudanças na oferta de conjuntos mecânicos tradicionais. É o caso câmbio manual, que aos poucos está sendo deixado de lado pelos consumidores e sumindo da lista de opções das grandes montadoras. Na Mercedes-Benz, por exemplo, transmissões do tipo serão eliminadas gradualmente a partir de 2023 e poderão ser completamente extintas no futuro.
Falando à publicação alemã Automobilwoche, porta-voz da marca argumentou que os gostos dos compradores mudaram à medida que mais e mais pessoas preferem veículos híbridos, puramente elétricos e plug-in. "Com o aumento da eletrificação, vemos que a demanda do cliente está mudando para componentes de mobilidade elétrica, baterias e (parcialmente) sistemas de acionamento elétrico", disse.
Atualmente, apenas algumas versões de Classe A, Classe B e CLA contam com câmbio manual, além dos modelos comerciais da marca como Classe T, Sprinter e outros. São basicamente configurações de acesso, com motores menores e ofertadas em mercados específicos. Lançamentos recentes, como o Classe C de nova geração, contam unicamente com versões automáticas.
A decisão de eliminar aos poucos caixas manuais não é inédita dentro da Mercedes. Em 2020, o chefe de pesquisa e desenvolvimento da marca, Marcus Schaeffer, já havia falado sobre planos para "eliminar as transmissões manuais". O assunto volta à tona agora e acaba por reforçar as intenções da empresa.
Além da Mercedes, outra grande montadora alemã planeja seguir pelo mesmo caminho: a Volkswagen. Em 2021, a imprensa europeia adiantou que a transmissão começará a ser cortada do portfólio da marca em 2023 e sairá de cena completamente por volta de 2030. A decisão também tem relação direta com o avanço da eletrificação.
Fonte: Automobilwoche
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Mercedes-AMG GT43 Coupé é um dos 4 cilindros mais caros já feitos
Fiat Mobi alcança 600 mil unidades produzidas em quase 9 anos de mercado
Mercedes-Benz CLA elétrico bate recorde do Porsche Taycan
VW revela novo Tiguan 2025 nos EUA e adianta SUV que pode vir ao Brasil
Novo Mercedes CLA 2026 terá motor 2.0 turbo fabricado na China pela Geely
Quer apostar? Híbridos vão depreciar mais que elétricos daqui a 10 anos
Teste Mercedes-AMG GLB 35: rápido, discreto e refinado