Após a divulgação de teasers e informações preliminares, a Mercedes-Benz oficializa na Europa o lançamento do multiuso familiar Classe T. O modelo deriva da nova geração do Renault Kangoo e segue exatamente a mesma receita da finada picape Classe X, que adotava roupagem premium a partir da Nissan Frontier. Tem proposta mais refinada na comparação com o carro original e espaço interno generoso para variadas aplicações.

No visual, o Classe T remete diretamente ao Citan - que vem a ser o mesmo modelo, porém com proposta voltada para uso comercial. Conserva diversos elementos do Kangoo nas laterais e traseira, mas adota conjunto frontal completamente novo e alinhado à identidade da Mercedes-Benz. Em particular, o Classe T conta ainda com para-choque exclusivo, rodas com desenho mais chamativo e faróis com iluminação em LED (elementos ausentes do Citan).

Galeria: Mercedes-Benz Classe T 2023

O interior é exclusivo e teve painel inteiramente reformulado na comparação com o Kangoo. Conta com saídas de ventilação circulares (típica dos modelos Mercedes), volante multifuncional próprio, quadro de instrumentos padrão da marca e console central com elementos na cor da carroceria. Destaque ainda para bancos revestidos em couro, detalhes em preto brilhante e central multimídia tipo tablet com 7 polegadas e integração com smartphones.

Entre os equipamentos, há entrada e partida do motor sem chave, ar condicionado digital, iluminação LED interior e 7 airbags. O portfólio é composto por duas versões - Style e Preogressive - que se diferenciam pela lista de itens de série e detalhes do design. As vendas nos principais mercados da Europa serão iniciadas em breve, com preços a partir de € 30.000. Para efeito de comparação, o Kangoo custa a partir de € 20.000 - porém bem menos refinado.

Mercedes-Benz Classe T 2023

Sob o capô, são oferecidos motores 1.5 turbodiesel (95 cv ou 116 cv) e 1.3 turbo a gasolina (102 cv ou 131 cv). O câmbio padrão é manual de 6 marchas, mas automático nas versões mais caras. Posteriormente, uma versão totalmente elétrica será adicionada à gama.

Envie seu flagra! flagra@motor1.com