page ad skin

Honda CB400, ainda viva no Japão, sairá de linha por novas regras de emissões

País asiático ainda oferece a lendária moto com motor de quatro cilindros em linha

2022 Honda CB400 Super Four and Bol d'Or - Alternate

Se você não quiser entregar a idade, pode dizer que nunca andou na icônica Honda CB400 que foi vendida no Brasil no início da década de 1980, no entanto, não pode negar que sabe de qual moto que estamos falando. A bicilíndrica recebeu um incremento de motor, mudando para CB450 e ficou em linha por aqui até o início da década de 1990. 

Antes dela, a CB400 Four era uma das opções mais em conta para quem queria uma moto de quatro cilindros em linha, apesar de ser importada. Esse legado da CB400 Four original continuou em diversas partes do mundo, onde leis tributárias ou de habilitação restringem o uso de motores de maior cilindrada. E um deles foi o próprio Japão. Lá, você ainda pode compra uma CB400 Super Four ou sua versão carenada, a Bol d'Or, 0km como modelo 2022. 

2022 Honda CB400 Super Four - Studio - Red - Right Side
2022 Honda CB400 Bol d'Or - Red - Right Side

No entanto, tudo que é bom tem fim. A Honda anunciou o fim da produção da CB400 atual em seu país de origem até o final do ano. Enquanto isso, está oferecendo uma série especial de despedida para a CB400 Super Four e a Super Bol d'Or. Por muitos anos, a CB400 tem sido oferecida somente naquele país, mas tem vendido bem e tem uma legião de admiradores.

Entretanto, à medida que o Japão implementa uma nova regulamentação de emissões Reiwa 2 (no mesmo nível da Euro 5), as motos que não se enquadram à norma devem ser atualizadas ou então serão descontinuadas. A Honda poderia, naturalmente, ter optado por retrabalhar a CB400 para que ele cumprisse a nova regulamentação de emissões. Por razões ainda desconhecidas, entretanto, a Honda tomou a decisão de descontinuá-la.

Galeria: Honda CB400 Super Four e Bol d'Or 2022

O Honda CB400 Super Four e o Super Bol d'Or 2022 usam um motor de quatro cilindros em linha de 399 cm³ refrigerado a líquido e com duplo comando de válvulas. Ele entrega 55 cv de potência a 11.000 rpm e cerca de 4 kgfm de torque a 9.500 rpm. A transmissão tem 6 velocidades. 

A suspensão é simples. Ela consiste de um garfo telescópico na frente e um braço oscilante de alumínio na parte traseira. Os freios utilizam pinças de quatro pistões e discos duplos na frente, além de uma pinça de pistão simples e um único disco na traseira, ambos contam com ABS. Além disso, a família CB400 usa rodas de liga leve de 17 polegadas. 

Como a principal diferença entre o CB400 Super Four e o CB400 Bol d'Or é uma meia carenagem na frente, a Honda optou por integrar um pequeno porta-trecos na Bol d'Or. A Honda CB400 Super Four vem em três cores: Candy Chromosphere Red, Atmosphere Blue Metallic (também conhecido como o clássico colorway da Honda Racing Corporation), e Darkness Black Metallic. Seus preços no Japão partem de 884.400 ienes (R$ 33.200). Já a CB400 Super Bol d'Or 2022 vem nas mesmas cores, mas parte de 1.040.600 ienes (R$ 39.063).

VEJA MAIS NO CANAL DO MOTOR1.COM

Ainda no final do ano passado, a Honda prometeu o lançamento de três motos para 2022. Agora, mais uma destas novidades começa a chegar ao mercado brasileiro. Trata-se da linha 2022 da CB 1000R. A moto mantém o conceito Neo Sports Cafe, mas agregou mais tecnologia embarcada e será acompanhada pela inédita versão Black Edition.

Envie seu flagra! flagra@motor1.com