No 2º mês consecutivo de retração nas vendas de veículos novos, a China sentiu um forte baque. Afetado pelo aumento de casos de COVID e pela adoção de rigorosos lockdowns, o maior mercado mundial emplacou em abril menos de 1,2 milhão de unidades, 47,6% de retração em relação ao mesmo período de 2021 segundo a CAAM, associação de fabricantes.
De acordo com o Best Selling Cars Blog, este foi o pior resultado para um mês de abril em dez anos. O acumulado do quadrimestre (7,691 milhões), levemente positivo até março, agora é 12,1% inferior. Na disputa entre as montadoras, um momento histórico: com 102.247 unidades, a local BYD – 5ª colocada em março e apenas 14ª há um ano – conquistou uma liderança inédita, sendo a única do top 20 com resultado positivo (+129%).
Preferida de maneira ininterrupta desde agosto, a Volkswagen (67.278) – em queda de quase 60% - foi superada pela Toyota (98.969) pela 2ª posição. Além da BYD, a Changan (46.963), a Geely (42.253), a Wuling (35.147) e a Chery (33.970) garantiram cinco marcas nacionais no top 10. Destaque negativo pelo 2º mês seguido, a Audi (14.161) perdeu quase 80% dos compradores do ano passado e foi apenas a 17ª colocada.
POS. |
MARCA |
ABR.22 |
% PART. 2022 |
ABR.21 |
% PART. 2021 |
VAR. 2022/2021 |
1º |
BYD |
102.247 |
8,7% |
44.606 |
2,0% |
129,2% |
2º |
TOYOTA |
98.969 |
8,4% |
133.227 |
5,9% |
-25,7% |
3º |
VW |
67.278 |
5,7% |
167.003 |
7,4% |
-59,7% |
4º |
CHANGAN |
46.963 |
4,0% |
88.518 |
3,9% |
-46,9% |
5º |
GEELY |
42.253 |
3,6% |
80.435 |
3,6% |
-47,5% |
6º |
HONDA |
40.183 |
3,4% |
151.205 |
6,7% |
-73,4% |
7º |
NISSAN |
38.036 |
3,2% |
86.226 |
3,8% |
-55,9% |
8º |
WULING |
35.147 |
3,0% |
57.068 |
2,5% |
-38,4% |
9º |
CHERY |
33.970 |
2,9% |
53.478 |
2,4% |
-36,5% |
10º |
BMW |
31.372 |
2,7% |
59.176 |
2,6% |
-47,0% |
11º |
MERCEDES-BENZ |
29.460 |
2,5% |
62.884 |
2,8% |
-53,2% |
12º |
HAVAL |
29.125 |
2,5% |
55.018 |
2,4% |
-47,1% |
13º |
DONGFENG |
26.638 |
2,3% |
26.872 |
1,2% |
-0,9% |
14º |
GAC |
20.355 |
1,7% |
34.807 |
1,5% |
-41,5% |
15º |
BUICK |
16.008 |
1,4% |
49.271 |
2,2% |
-67,5% |
16º |
BAOJUN |
15.665 |
1,3% |
- |
- |
- |
17º |
AUDI |
14.161 |
1,2% |
68.008 |
3,0% |
-79,2% |
18º |
COS |
11.401 |
1,0% |
- |
- |
- |
19º |
MG |
10.361 |
0,9% |
25.440 |
1,1% |
-59,3% |
20º |
LINK & CO |
10.301 |
0,9% |
- |
- |
- |
... |
... |
... |
... |
... |
... |
... |
TOTAL |
1.181.000 |
100,0% |
2.252.000 |
100,0% |
-47,6% |
|
ACUMULADO |
7.691.000 |
100,0% |
8.748.000 |
100,0% |
-12,1% |
Entre os modelos, o elétrico Wuling Hongguag Mini EV (27.181) garantiu a liderança geral pelo 2º mês seguido, mas com vantagem reduzida em relação ao 2º e 3º colocados. Nº 1 no acumulado de 2022, o Nissan Sylphy (25.493) – nomenclatura local do Sentra – ficou menos de 400 unidades à frente do SUV BYD Song (25.108), este com seus novos recordes de vendas e de posicionamento.
O ótimo momento comercial da BYD foi completado com outros três modelos da marca no top 10: o QYN Plus (20.292), o Han (13.421) – este já à venda no Brasil – e o Dolphyn (12.040). Primeiro automóvel da marca a ser comercializado por aqui, o Tan – por lá chamado Tang – foi o 15º, com 10.131 unidades.
Com 13.416 unidades, o sedã Sagitar foi o único VW entre os 20 primeiros. O Mercedes Classe C L, com 11.837 unidades, foi o modelo premium mais vendido. Seguindo o comportamento do mercado em abril, Toyota Corolla (9.568) e Honda Civic (5.888) ficaram fora do top 20. Prejudicada pela paralisação de sua mega fábrica local, a Tesla não emplacou nenhum representante no top 50 após ver o Model Y como vice em março.
POS. |
MODELO |
ABR.22 |
% PART. 2022 |
ABR.21 |
% PART. 2021 |
VAR. 2022/2021 |
1º |
WULING HONGGUANG MINI EV |
27.181 |
2,3% |
29.251 |
1,3% |
-7,1% |
2º |
NISSAN SYLPHY |
25.493 |
2,2% |
42.172 |
1,9% |
-39,5% |
3º |
BYD SONG |
25.108 |
2,1% |
15.740 |
0,7% |
59,5% |
4º |
BYD QIN PLUS* |
20.292 |
1,7% |
- |
- |
- |
5º |
TOYOTA LEVIN |
16.549 |
1,4% |
20.770 |
0,9% |
-20,3% |
6º |
TOYOTA CAMRY |
16.452 |
1,4% |
17.234 |
0,8% |
-4,5% |
7º |
HAVAL H6 |
16.201 |
1,4% |
28.019 |
1,2% |
-42,2% |
8º |
BYD HAN* |
13.421 |
1,1% |
- |
- |
- |
9º |
VW SAGITAR* |
13.416 |
1,1% |
- |
- |
- |
10º |
BYD DOLPHIN* |
12.040 |
1,0% |
- |
- |
- |
11º |
CHANGAN CS75 |
11.977 |
1,0% |
23.750 |
1,1% |
-49,6% |
12º |
MERCEDES CLASSE C L |
11.837 |
1,0% |
15.500 |
0,7% |
-23,6% |
13º |
TOYOTA WILDLANDER* |
10.650 |
0,9% |
- |
- |
- |
14º |
GEELY BOYUE |
10.209 |
0,9% |
22.007 |
1,0% |
-53,6% |
15º |
BYD TANG* |
10.131 |
0,9% |
- |
- |
- |
16º |
BYD YUAN PLUS* |
10.100 |
0,9% |
- |
- |
- |
17º |
GEELY BINYUE* |
10.093 |
0,9% |
- |
- |
- |
18º |
BMW SÉRIE 3 L |
10.009 |
0,8% |
17.600 |
0,8% |
-43,1% |
19º |
BMW SÉRIE 5 L* |
9.975 |
0,8% |
- |
- |
- |
20º |
TOYOTA AVALON* |
9.875 |
0,8% |
- |
- |
- |
21º |
CHERY TIGGO 8 |
9.730 |
0,8% |
14.329 |
0,6% |
-32,1% |
22º |
TOYOTA COROLLA |
9.568 |
0,8% |
24.150 |
1,1% |
-60,4% |
23º |
VW LAVIDA |
8.442 |
0,7% |
31.033 |
1,4% |
-72,8% |
24º |
VW SANTANA |
8.212 |
0,7% |
13.899 |
0,6% |
-40,9% |
25º |
BAOJUN 530* |
8.138 |
0,7% |
- |
- |
- |
26º |
BMW X3 |
7.488 |
0,6% |
13.905 |
0,6% |
-46,1% |
27º |
HONDA ACCORD |
7.293 |
0,6% |
24.621 |
1,1% |
-70,4% |
28º |
COS X5* |
7.187 |
0,6% |
- |
- |
- |
29º |
DONGFENG AEOLUS E70* |
7.187 |
0,6% |
- |
- |
- |
30º |
LEAP MOTOR T03* |
7.156 |
0,6% |
- |
- |
- |
31º |
GEELY XINGYUE L* |
7.078 |
0,6% |
- |
- |
- |
32º |
MERCEDES GLC |
7.046 |
0,6% |
14.200 |
0,6% |
-50,4% |
33º |
CHANGAN CS55* |
6.849 |
0,6% |
- |
- |
- |
34º |
CHANGAN BENBEN* |
6.692 |
0,6% |
- |
- |
- |
35º |
JETOUR X70* |
6.681 |
0,6% |
- |
- |
- |
36º |
CHANGAN EADO |
6.600 |
0,6% |
16.183 |
0,7% |
-59,2% |
37º |
HONDA CR-V |
6.185 |
0,5% |
24.972 |
1,1% |
-75,2% |
38º |
CHERY TIGGO 7* |
6.165 |
0,5% |
- |
- |
- |
39º |
CHERY EQ1* |
6.086 |
0,5% |
- |
- |
- |
40º |
VW GOLF* |
6.033 |
0,5% |
- |
- |
- |
41º |
HONDA CIVIC |
5.888 |
0,5% |
21.548 |
1,0% |
-72,7% |
42º |
BUICK ENVISION* |
5.795 |
0,5% |
- |
- |
- |
43º |
VW TAYRON* |
5.711 |
0,5% |
- |
- |
- |
44º |
NETA V* |
5.694 |
0,5% |
- |
- |
- |
45º |
TOYOTA HIGHLANDER* |
5.659 |
0,5% |
- |
- |
- |
46º |
VW T-ROC* |
5.646 |
0,5% |
- |
- |
- |
47º |
CHERY ARRIZO 5* |
5.451 |
0,5% |
- |
- |
- |
48º |
CHANGAN UNI-V* |
5.426 |
0,5% |
- |
- |
- |
49º |
GAC AION Y* |
5.261 |
0,4% |
- |
- |
- |
50º |
TOYOTA FRONTLANDER* |
5.092 |
0,4% |
- |
- |
- |
Observação: números de abril/21 indisponíveis para os modelos em destaque (*).
Fontes: Marklines / Best Selling Cars Blog
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Geely e BYD entram no Top 10 global de montadoras; Suzuki fica de fora
Fiat Mobi alcança 600 mil unidades produzidas em quase 9 anos de mercado
No Reino Unido, chinesas Omoda e BYD já vendem mais que Fiat
VW revela novo Tiguan 2025 nos EUA e adianta SUV que pode vir ao Brasil
BYD Shark: com quais picapes médias topo de linha ela irá competir?
Quer apostar? Híbridos vão depreciar mais que elétricos daqui a 10 anos
Oficial: nova BYD Shark tem os preços revelados