A Fiat acaba de anunciar no Brasil a produção da unidade número 400 mil do compacto Mobi fábrica de Betim (MG). Lançado no mercado nacional em abril de 2016, o modelo cumpre papel de entrada na gama da marca e trava disputa constante com o Renault Kwid pelo posto de carro mais barato do país. Atualmente, custa a partir de R$ 62.690 e ocupa o título de mais acessível do mercado por uma diferença de apenas R$ 100 em relação ao rival.
Com apenas 3.596 mm de comprimento, 1.666 mm de largura e 1.552 mm de altura, o Mobi se destaca pela vocação urbana e apelo citadino. Como o próprio nome sugere, foi desenvolvido para ser instrumento de mobilidade no trânsito cada vez mais caótico das grandes cidades, com dimensões que facilitam a passagem por ruas estreias e vagas de estacionamento apertadas.
A gama de versões é composta pelas opções Like e Trekking, que oferecem de série série equipamentos com ar-condicionado, direção hidráulica, vidros e travas elétricas, freios ABS e airbag duplo. Recentemente, ganhou também monitor da pressão dos pneus, capaz de detectar perda de pressão em uma ou mais rodas, emitindo um alerta na cabine.
A lista de opcionais inclui retrovisores elétricos, alarme, volante multifuncional com regulagem de altura e rodas de liga leve escurecidas, além do sistema multimídia UConnect com sistemas Android Auto e Apple CarPlay sem fio (de série na Trekking). Na linha 2023, controle de estabilidade também passou a ser item opcional.
Sob o capô, o motor 1.0 Fire Evo entrega 71 cv de potência e 9,3 kgfm de força quando abastecido com gasolina, além de 74 cv e 9,7 kgfm quando alimentado por etanol. Com gasolina, segundo dados de fábrica, o consumo urbano é de 13,5 km/litro e rodoviário de 15 km/litro. Com etanol, as médias são de 9,6 e 10,4 km/litro, respectivamente. Segundo a Fiat, é possível rodar até 700 km com um único tanque.
Além do Brasil, o Mobi produzido em Betim (MG) é exportado para outros 12 países - incluindo Argentina, México, Colômbia, Paraguai, Uruguai e Peru.
Já dirigimos o futurista BMW iX no Brasil. O SUV 100% elétrico, que custa até R$ 800 mil por aqui, é o modelo movido a bateria com a maior autonomia do país. Além do visual, a modernidade também está no seu interior nas tecnologias que usa. Confira o vídeo completo:
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