Os pilotos da Fórmula 1 viajam pelo mundo dirigindo alguns dos carros de corridas mais sofisticados do automobilismo, com milhões de expectadores assistindo a competição. E recebem dinheiro mais do que suficiente para comprar praticamente qualquer carro em produção atualmente. Em alguns casos, eles tem que aceitar um modelo específico por questões contratuais, seja por ser a marca do time ou de uma patrocinadora. Então, o que cada piloto guia quando não está nas pistas?
Muitos dos pilotos mostram seus carros pessoais em seus perfis nas redes sociais, enquanto alguns são mais discretos e preferem não mostrar muito sobre suas vidas. Felizmente, o Motorsport Images existe com milhões de fotos do automobilismo, permitindo que possamos descobrir quais são os carros de rua da maioria deles.
Já é tradição que todo piloto da Ferrari acaba dirigindo um esportivo da marca diariamente. Não poderia ser diferente com Charles Leclerc, atualmente líder da temporada 2022. O monegasco tem uma Ferrari 488 Pista Spider personalizada, com pintura preto fosco e duas linhas vermelha e branca no capô, uma homenagem à bandeira de Mônaco.
Atual campeão da Fórmula 1, Max Verstappen tem uma bela coleção de carros, que vão desde Ferrari Monza SP2 até Porsche 911 GT3 RS. Mas, para o dia a dia, o piloto da Red Bull Racing costuma usar dois carros. Um deles é o Aston Martin DB11, que volta e meia aparece nas fotos do holandês, como na foto abaixo. O outro é um Honda NSX, que substituiu o Civic Type R fornecido pela Honda, aproveitando a parceria que a fabricante tinha com a Red Bull.
Assim como Verstappen, seu companheiro de equipe, Sergio Perez aproveitou o relacionamento da Red Bull Racing com a Honda para receber um Civic Type R, que continua em uso. O mexicano até tem um Honda NSX, mas da primeira geração e que foi dado de presente de natal por Verstappen, como agredecimento por sua ajuda na temporada 2021.
Em sua primeira temporada correndo pela Mercedes-AMG, George Russell tem um longo histórico com carros da marca alemã, visto que a Williams, sua equipe anterior, usava motores Mercedes. As últimas fotos do piloto mostram que costuma guiar um Mercedes-AMG C 63 S Coupé, usada para ir no Grande Prêmio da Grã-Bretanha no ano passado. E faz todo sentido que tenha um carro da marca há tanto tempo, pois Russell foi da academia da Mercedes-AMG.
Filho da lenda do rally, Carlos Sainz Jr. está em sua segunda temporada na Scuderia Ferrari. Um pouco mais humilde, o piloto guiava um Volkswagen Golf GTI, que ganhou de seus pais quando completou 18 anos e continuou dirigindo diariamente, mesmo com outros carros na garagem (como um McLaren 600LT). O hatch finalmente foi aposentado, quando a Ferrari preparou uma 812 Competizione especialmente para o piloto espanhol. Além da máquina, Sainz volta e meia usa algum modelo que a Ferrari quer mostrar um pouco mais.
Pilotando pela McLaren F1 desde 2018, primeiro como piloto de testes e, a partir de 2019, como piloto oficial, Lando Norris já teve vários modelos da marca inglesa na garagem, como um 570S. Atualmente, tem usado um McLaren GT, embora tenha outros modelos na garagem como um Audi Q8. O piloto já disse anteriormente que gostaria de conseguir um McLaren Senna e um Pagani Zonda R no futuro.
Lewis Hamilton nunca escondeu sua coleção de carros, com modelos como Pagani Zonda 760 LH (uma versão feita especialmente para ele), Shelby 427 Cobra, LaFerrari e Mercedes-AMG SLS Black Series. Porém, desde 2020 o inglês tem vendido sua coleção, prometendo usar somente modelos elétricos. Nem sempre é possível guiar o seu EQC 400, então às vezes é visto andando também em um GLC ou um EQS.
Agora que está na Alfa Romeo, Valtteri Bottas correu para trocar o seu carro de uso diário. Saiu de um Mercedes-AMG GT Black Series personalizado para começar a guiar um Alfa Romeo Stelvio Quadrifoglio, que tem o acompanhado em diversas viagens. O AMG GT Black Series continua em sua garagem, visto que foi um presente de despedida da Mercedes-AMG.
Em seu segundo ano pela BWT Alpine F1, Esteban Ocon volta e meia está dirigindo um Alpine A110S, que recebeu no ano passado. É o único carro da marca no momento, então cada ação com eles vale bastante para a divisão da Renault. Não é o seu único carro, pois já foi visto com um Mercedes-AMG GT Roadster.
Kevin Magnussen retornou em grande estilo à Haas F1 Team, surpreendendo ao pontuar com frequência, algo incrível para uma equipe que estava no final do pelotão no ano passado. Ele não costuma postar muitas fotos pessoais em sua conta no Instagram. A melhor imagem dele em um carro de rua foi feita em 2020, guiando o que parece ser um Mercedes-AMG GT Roadster. Deveria ter recebido um McLaren 650S na época em que dirigiu para a fabricante, mas a empresa diz que não conseguiu encontrar uma seguradora adequada, visto que ele era muito jovem na época. E, quando conseguiu, Magnussen já tinha deixado a equipe.
Daniel Ricciardo está na McLaren desde 2021 e logo adotou um dos carros da marca inglesa como seu modelo para o dia a dia. No ano passado, usava um McLaren 720S, mas este ano a escolhe é um 675LT. Claro, o australiano já formou uma bela coleção que inclui outros modelos como Aston Martin Vantage e Porsche 918 Spyder.
Desde que entrou na Fórmula 1, Yuki Tsunoda faz parte da Scuderia AlphaTauri, que usava motores Honda até o ano passado. Assim, acabava guiando modelos da marca de seu país, como um Civic Type R ou NSX, dependendo do país e da disponibilidade. Porém, o NSX parece ser o carro de sua escolha, pois é visto com mais frequência com ele, inclusive no Japão.
Mais um que pilota para uma das duas equipes da Red Bull, no caso a Alpha Tauri, Pierre Gasly acabou adotando carros da marca para o dia a dia, alternando entre o Civic Type R e o NSX. E, assim como Tsunoda, o NSX parece ser a escolha para o dia a dia. Antes disso, francês foi visto com um Aston Martin DBS Superleggera V12.
Sebastian Vettel começou na Fórmula 1 em 2006 pela BMW Sauber e, desde então, já passou pela Toro Rosso, Red Bull Racing e Ferrari. Agora está na Aston Martin e, obviamente, dirige carros da marca inglesa. Não costuma mostrar muito o que realmente guia em sua vida normal, mas volta e meia aparece com o DBX, o primeiro SUV da empresa e com o DB11. E, quando o Valkyrie AMR Pro finalmente for lançado, pode esperar que o alemão tenha um em sua garagem.
De volta à Fórmula 1 depois de alguns anos afastado, Fernando Alonso virou um dos dois pilotos da Alpine F1 Team, a nova cara da Renault. Assim como Ocon, logo recebeu uma unidade do Alpine A110S, com o número 14 na lateral, o mesmo que usa na F1. E parece gostar muito de motos também, pois já publicou algumas imagens com uma Piaggio MP3, scooter de 3 rodas.
O primeiro chinês na Fórmula 1, Zhou Guanyu foi piloto de testes da Alpine F1 Team no ano passado e, na temporada 2022, entrou para a Alfa Romeo F1 Team. Quando não está nas pistas, seu carro é um Alfa Romeo Giulia Quadrifoglio.
Alexander Albon começou sua carreira em 2019 pela Scuderia Toro Rosso, subindo para a Red Bull no mesmo ano. Na época, recebeu um Honda Civic Type R, que supostamente está em suas mãos até hoje, mesmo que tenha mudado para a Williams Racing. A parceria com a Red Bull e Aston Martin há alguns anos ainda rendeu um DB11 para o piloto.
Lance Stroll não apenas dirige pela Aston Martin F1 Team, como ainda é filho de Lawrence Stroll, um dos donos da equipe e líder do consórcio que adquiriu a fabricante inglesa em 2020. Logo, é claro que usaria um carro da marca para ajudar na divulgação da empresa da família, então sempre é visto com um DBX. Se quiser dirigir outra coisa, pode apelar para a coleção do pai, que tem diversas Ferraris e McLarens.
Equipe: Haas F1 Team
Idade: 23
Veículo: Alfa Romeo Stelvio
Filho do lendário Michael Schumacher, Mick Schumacher está em seu segundo ano pela Haas F1. Ele costuma fazer silêncio sobre sua vida pessoal, mas uma entrevista concedida em 2021, o jovem alemão revelou que dirigia um carro da Alfa Romeo. Procurando com mais cuidado, aparecem fotos dele com as chaves de um Stelvio nas mãos e até em um material promocional da FIA.
Nico Hülkenberg atualmente é piloto reserva e da equipe de desenvolvimento da Aston Martin, então é de se esperar que tenha um carro da marca, apesar de nunca ter publicado nenhuma foto com um deles. O mais próximo que temos de seu carro de uso diário é um Rolls-Royce, que aparece dirigindo enquanto segura o seu cachorro de estimação.
Descobrir que carro Nicholas Latifi dirige foi bem difícil. O canadense costuma postar imagens de sua vida, mas sempre longe de mostrar qualquer veículo que não seja o da Fórmula 1. E, quando aparece em um carro de rua, está em um ângulo que atrapalha a identificação. Só que uma das imagens do final do ano passado mostram o piloto saindo de um Mercedes-Benz GLE Coupé, o que faz todo sentido - a Williams Racing está usando motores da marca alemã e este é o terceiro ano que em que Latifi faz parte da equipe.
Fonte: Motorsport Images
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Com Yaris Cross chegando, Toyota inicia obras em 2ª fábrica
Brasil quer equipar 33% dos eletrificados com baterias nacionais até 2033
Novo Toyota RAV4 2026: projeção revela como SUV ficará na próxima geração
Semana Motor1.com: Novo Honda City 2025, Ranger cabine simples e mais
Esperado no Brasil, Toyota Yaris Cross já tem 2ª geração imaginada
História: há 20 anos, Logan nasceu na Romênia para ganhar o mundo
Toyota Hilux Champ para o Brasil vira dúvida diante do 'custo Argentina'