Fora de linha desde agosto do ano passado, o Toyota Camry 2023 volta a ser vendido no Brasil depois de alguns meses de ausência - quando se despediu na época junto do Prius. O maior sedã da marca japonesa desembarca no país agora com outra proposta, trocando o tradicional motor V6 aspirado por um novo propulsor 2.5 híbrido, além de ganhar também novidades em equipamentos e segurança. O sedã estreia na versão única XLE por R$ 331.790.
Presente no sedã grande desde que começou a ser vendido, o motor V6 3.5 aspirado de 310 cv e 37,7 kgfm de torque deixou de ser oferecido. No lugar dele, eis um novo propulsor quatro cilindros 2.5 de 178 cv a 5.700 rpm e 22,5 kgfm de torque a 3.600 rpm atrelado a outros três motores elétricos, que geram mais 120 cv e 20,6 kgfm. Quando estão trabalhando juntos, o motor híbrido entrega até 211 cv – ou 99 cv a menos do que o conjunto mecânico anterior.
O sedã vem equipado com uma nova transmissão automática eCVT (o antigo tinha uma caixa automática de 8 velocidades) que, segundo a Toyota, garante trocas mas suaves e uma sensação de aceleração mais direta, ajudando também no consumo de combustível. O sedã, que tem curiosamente apenas tração dianteira apesar dos 3 motores elétricos, conta também com seletor de modos de condução em 4 níveis: Normal, Eco, EV (100% elétrico) e Sport, todos adaptáveis ao modo que o motorista dirige e ao tipo de pavimento.
Visualmente o sedã grande continua com suas inspirações nos modelos da Lexus – marca de luxo da Toyota. Mas o novo Camry 2023 híbrido recebeu discretas atualizações, à exemplo do novo para-choque dianteiro com entrada de ar mais espichada, porém mais estreita e com acabamento cromado na borda. Já a grade frontal não forma mais o “bico” na região do logo da Toyota que vai em direção a tomada de ar inferior. Novas rodas de 18 polegadas com design mais esportivo complementam o pacote.
Por dentro, o sedã segue com bancos revestidos em couro, mesmo revestimento usado para o volante e manopla de câmbio. O painel de superfície macia ao toque mantém os detalhes em madeira escurecida, além de detalhes cromados. Entre os equipamentos, destaque para a nova central multimídia destacada com tela de 9” e suporte a Apple CarPlay e Android Auto, computador de bordo com tela colorida de TFT de 7”, ar-condicionado digital de três zonas (com direito a comandos sensíveis ao toque para quem vai sentado atrás), bancos traseiros com ajuste elétrico de inclinação, teto solar elétrico panorâmico, luz ambiente em LEDs e farol alto automático.
No pacote de segurança, a montadora afirma que fez aprimoramentos no Toyota Safety Sense. Com isso, o Camry passa a trazer assistente de manutenção em faixa (que faz correções no volante ao detectar saída da faixa de rolagem), além do alerta de colisão frontal aprimorado – agora com detecção de pedestres e ciclistas a noite (inclusive em curvas). Foi adicionada a função de assistência de direção de emergência, que ajuda o motorista em manobras repentinas e desvios de obstáculos. No mais, soma piloto automático adaptativo, 9 airbags, alerta de ponto cego, luzes de freio de emergência e mais.
O novo Camry 2023 híbrido chega ao Brasil com garantia de 5 anos, somando também 3 anos de garantia para o sistema híbrido ou 100 mil km (o que ocorrer primeiro). O sedã chega às lojas nesta semana, sendo mais um modelo eletrificado da marca, que chega para somar numa linha que já tem Corolla Cross Hybrid, Corolla Hybrid e RAV4 híbrido.
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