No final de fevereiro, o governo anunciou uma redução na alíquota do IPI para todos os carros, mas custos de prdução continuam subindo tanto que, quase três meses depois, o efeito já desapareceu por completo. A Jeep reajustou a tabela de preços para Renegade, Compass e Commander, elevando os valores entre R$ 3.982 e R$ 11.870, dependendo do carro e da versão. Assim, o Renegade, modelo mais barato da marca, já chega perto dos R$ 130 mil.
O Jeep Renegade teve o menor reajuste, por ser o carro de entrada da empresa. A versão Sport 1.3 turbo agora custa R$ 127.590, após um aumento de R$ 3.682 sobre os R$ 123.908 anteriores, o que o deixa bem perto de custar R$ 130 mil – lembrando que este carro foi lançado em 2015 por R$ 69.900. Ou seja, falta pouco para que o SUV compacto custe o dobro de quando foi lançado. Com tração 4x4, a versão Série S encosta nos R$ 170 mil com o aumento de R$ 4.954, fazendo com que agora custe R$ 169.090.
Outro com alta procura nos concessionários, o Jeep Compass teve seu maior aumento na versão de entrada Sport 1.3, que subiu R$ 8.018 e parte de R$ 169.490. Quando chegou às lojas em 2016, custava R$ 99.990. Ao menos as outras configurações não subiram tanto. O Compass Longitude, o mais vendido, passa a custa R$ 175.990 após o acréscimo de R$ 4.664. Quem quiser optar pelo motor 2.0 turbodiesel terá que desembolsar R$ 220.490, R$ 6.353 a mais do que em abril. Tanto as versões Limited quanto Trailhawk subiram para R$ 239.990.
Lançado em agosto passado por R$ 199.990, o Jeep Commander obviamente foi o que mais sofreu com os reajustes. A versão de entrada Limited 1.3 turbo foi de R$ 215.018 para R$ 223.690, uma diferença de R$ 8.672. Aumentou ainda mais na versão Limited 2.0 turbodiesel, agora custando R$ 277.990 após o acréscimo de R$ 10.781. O maior aumento de toda a linha da Jeep aparece na versão topo de linha Overland diesel, R$ 11.870 mais cara e que agora custa nada menos que R$ 306.890.
MODELO | NOVO PREÇO | PREÇO ANTERIOR | DIFERENÇA |
Renegade | |||
Sport 1.3 T270 4x2 | R$ 127.590 | R$ 123.908 | + R$ 3.682 |
Longitude 1.3 T270 4x2 | R$ 142.590 | R$ 138.410 | + R$ 4.180 |
Série S 1.3 T270 4x4 | R$ 169.090 | R$ 164.136 | + R$ 4.954 |
Série S 1.3 T270 4x4 + teto solar | R$ 177.393 | R$ 172.080 | + R$ 5.313 |
Trailhawk 1.3 T270 4x4 | R$ 169.090 | R$ 164.136 | + R$ 4.954 |
Compass | |||
Sport 1.3 T270 | R$ 169.490 | R$ 161.472 | + R$ 8.018 |
Longitude 1.3 T270 | R$ 175.990 | R$ 171.326 | + R$ 4.664 |
Limited 1.3 T270 | R$ 194.490 | R$ 188.767 | + R$ 5.723 |
Série S 1.3 T270 | R$ 216.990 | R$ 210.537 | + R$ 6.353 |
Longitude 2.0 TD350 4x4 | R$ 220.490 | R$ 214.137 | + R$ 6.353 |
Limited 2.0 TD350 4x4 | R$ 239.990 | R$ 233.200 | + R$ 6.790 |
Trailhawk 2.0 TD350 4x4 | R$ 239.990 | R$ 233.200 | + R$ 6.790 |
Compass 4xe 1.3 PHEV | R$ 349.990 | ------------ | ------------- |
Commander | |||
Limited 1.3 T270 | R$ 223.690 | R$ 215.018 | + R$ 8.672 |
Overland 1.3 T270 | R$ 251.990 | R$ 242.384 | + R$ 9.606 |
Limited 2.0 TD350 4x4 | R$ 277.990 | R$ 267.209 | + R$ 10.781 |
Overland 2.0 TD350 4x4 | R$ 306.890 | R$ 295.020 | + R$ 11.870 |
Quando a Jeep apresentou o Renegade em 2015, lembro que a marca preparou um grande evento no Rio de Janeiro (RJ) com uma longa trilha para apresentar o SUV compacto com motorização turbodiesel e sistema de tração integral automática, além das versões com o 1.8 aspirado e tração dianteira. Um SUV compacto com motor turbodiesel era seu grande diferencial, mas muito aconteceu no passar desses 7 anos. Mas a Jeep optou por substituí-lo pelo 1.3 turbo com um sistema 4x4. Vale a pena a troca? É o que respondemos na avaliação:
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