Novo Salão do Automóvel, São Paulo Motor Experience é adiado para 2023
Por conta da situação atual da indústria, com vendas e produção em baixa, Anfavea e RX optaram por adiar o evento
Apesar de já ter sido anunciado e ter prometido iniciar as vendas de ingressos em abril, o São Paulo Motor Experience acabou seguindo para o sentido contrário e foi adiado para 2023. A informação foi revelada por Márcio de Lima Leite, novo presidente da Associação Nacional das Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea). O evento deveria acontecer em agosto, no Autódromo de Interlagos, substituindo o Salão do Automóvel.
Com a falta de componentes fazendo com que a produção recuasse 0,9% em abril e 14,3% no acumulado do ano, Leite diz que o “crescimento é praticamente inexistente de produção e que o desafio se põe para o 2º semestre. E isso tem demandando muito o foco das nossas associadas no sentido de manter a cadeira de produção, fornecedores e atendimento dos pedidos.”
Esta situação levou à decisão de que adiar o evento. “Porém, em função deste momento específico, ele está sendo adiado para o próximo ano”, revela o executivo, “Por que que não poderia ser adiado alguns meses? Tem toda uma característica de questão de chuva, não chuva. Um período mais seco. Então, nessas discussões na última semana, achamos por bem as montadoras terem um foco na produção, tentando atender aquelas demandas existentes e fazer esse mercado crescer ainda mais, e adiarmos o nosso São Paulo Motor Experience para o ano de 2023.”
Até este momento, apenas três marcas estavam confirmadas para o evento: BMW, BYD e Mini. Nos bastidores, falava-se que Renault e Nissan estariam negociando a participação. Chevrolet, JAC, Lexus, Mercedes-Benz, Mitsubishi, Suzuki e Toyota disseram que não estariam na feira. Nosso colunista Pedro Kutney ainda apurou que Jaguar Land Rover e Audi teriam toda a mesma decisão de não participar do São Paulo Motor Experience.
Por outro lado, a RX, antiga Reed Exhibitions e organizadora da mostra, dizia que já havia reservado 19 dos 23 espaços disponíveis na área dos boxes, onde ficaria a área de exposição, porém sem revelar quais são as empresas envolvidas. A organização esperava atrair cerca de 750 mil visitantes com o novo formato, voltado para test-drives e experiências para o público, mesma quantidade de visitantes da última edição do Salão do Automóvel, em 2018.
VEJA NO CANAL DO INSIDEEVS.COM BRASIL
O BYD D1 será o próximo lançamento da marca no Brasil. Segundo apurado pelo Motor1/InsideEVs Brasil, o carro elétrico que foi criado desde o início como um veículo para os aplicativos de transporte e serviços de compartilhamento irá desembarcar no país em breve com foco no mercado corporativo.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Itália ensaia aproximação com Stellantis após saída de Carlos Tavares
Motorhome elétrico: já fizeram uma Kombi home a bateria
Todos queriam manter o Hemi V8, menos o ex-chefão da Stellantis
Reino Unido: Mini Cooper foi o mais vendido em novembro
Stellantis começa a implementar mudanças após saída de Carlos Tavares
Ferrari 250 GTO (1962-1964), a mais perfeita tradução da casa de Maranello
VW reduz testes de rua e usa protótipos digitais para economizar dinheiro