A transição para a mobilidade totalmente elétrica não acontecerá do dia para a noite, algo que todos na indústria sabem muito bem. Há um grande esforço por todas as partes envolvidas - fabricantes, governos, fornecedoras de energia, organizações climáticas e consumidores - para acelerar o processo, mas muitos fatores ditam o ritmo com que a eletrificação acontece. Apesar dos esforços, mesmo as maiores empresas da área ainda acham que é muito cedo vender apenas veículos elétricos.
Herbert Diess, CEO do Grupo Volkswagen, participou do encontro Future of the Car da Financial Times, onde ele disse que é muito cedo para que a indústria passe a produzir e comercializar apenas carros totalmente elétricos. Diess explicou que o problema não está relacionado à demanda dos clientes, pois a procura está cada vez maior, mas sim com a infraestrutura para suportar a produção e operação do VEs. Ambos processos estão bem atrasados em relação à velocidade com que os carros estão sendo desenvolvidos.
“Tudo estará lá para o crescimento, mas é preciso muito investimento e tempo para alcançar,” afirma Diess. “Precisamos das fábricas corretas para serem modificadas ou construídas, a capacidade de produção de baterias estar disponível, e produzir uma cadeia de suprimentos segura e sustentável. O cliente precisa da infraestrutura correta no lugar para viver com os carros [elétricos]."
Enquato pode ser cedo demais para apostar somente em carros elétricos, Diess acredita que o Grupo Volkswagen tem o potencial para dominar as vendas globais de elétricos. Durante o encontro, o executivo expressou sua visão da VW como "a líder global de vendas de elétricos em 2025", graças ao grande investimento feito nos últimos anos. O chefe da fabricante ainda falou que vê "uma corrida apertada" com a Tesla, embora ele admita que ele "não esperava que nosso principal rival nos EUA fosse tão rápido, e há uma mudança radical na sua capacidade de produção."
Diess também confirmou que a Volkswagen vê muito potencial no segmento dos carros de entrada e que a fabricante prepara três modelos para Volkswagen, Cupra e Skoda com um tamanho semelhante ao do Polo, com lançamento programado para 2025. Os três serão montados com a mesma plataforma MEB Small, que está em desenvolvimento, e o executivo acredita que "a demanda está lá e as margens estão lá para que os carros elétricos pequenos sejam lucrativos."
A Volkswagen promete lançar carros elétricos no Brasil e trouxe tanto o hatch ID.3 quanto o SUV ID.4 para avaliar a aceitação dos brasileiros. Tivemos um rápido contato com o ID.3 e ID.4 estáticos, mas já conseguimos ver onde cada um deles pode se posicionar entre os carros 100% elétricos já disponíveis em nosso mercado. Ainda não há preços ou uma data de lançamento - ou uma confirmação concreta se isso acontecerá.
Fonte: Autocar
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