Seguindo os modelos V12 de produção única, como o Omologata e BR20, a última criação especial da Ferrari traz motor V8. A SP48 Unica é baseada na Tributo F8, mas não é algo que se nota de imediato, já que a carroceria foi bastante redesenhada. A criação única foi encomendada por um cliente de longa data, que participou de seu desenvolvimento. A marca do cavalinho rampante chegou a dizer que o cliente deu sua opinião em cada etapa do processo.
A nova dianteira do superesportivo foi desenvolvida a partir de técnicas de modelagem procedimental-paramétrica e prototipagem 3D. É impossível não lembrar da Ferrari Roma ao olhar para a grade dianteira da SP48 Unica, que ostenta um efeito tridimensional semelhante nessa região. No geral, a grade proporciona ao superesportivo italiano um novo design frontal em comparação com a F8 Tributo em que é baseada, bem como os 488 e 458 que o antecederam.
Em relação a traseira, ela ficou mais elegante do que antes depois do vidro traseiro ter sido removido e as lanternas redondas terem sido substituídas por barras de LED finas que também remetem ao estilo da Roma. Mudanças adicionais são perceptíveis no perfil do supersportivo á que, além do novo design da roda, a SP48 Unica tem entradas de ar laterais diferentes deslocadas um pouco mais para baixo. No mais, ela também usa bastante superfícies com acabamento preto nas saias laterais.
Apesar das imagens do interior ainda não terem sido divulgadas, o vídeo oficial mostra que a cabine da Tributo F8 foi bastante aproveitada. Além da descartar a janela traseira, a Ferrari de produção única carrega orgulhosamente o emblema "SP48 Unica" no lado direito do painel logo acima do painel de instrumentos para o passegeiro. Além disso, os bancos têm acabamento em Alcantara e perfurado a laser, revestimento que também foi aplicado em outras partes do interior.
A Ferrari não disse nada sobre qualquer mudança mecânica. Com isso, é de se imaginar que a SP48 Unica tenha herdado o V8 3.9 turbo da Tributo F8. Nesse carro, é o suficiente para entregar 720 cv de potência e 78,52 kgfm de torque, que proporciona ao superesportivo uma aceleração de 0 a 100 km/h em 2,9 segundos. Na prova de aceleração até 200 km/h são apenas 7,8 segundos e atinge a velocidade máxima de 340 km/h.
Não há nenhuma palavra sobre preços, mas certamente a Ferrari pediu um valor muito alto para a SP48 Unica sobre a Tributo F8, que custa hoje nos Estados Unidos US$ 280.000 (R$ 1.418.508 em conversão direta).
Fonte: Ferrari
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