Novidade substitui a 488 GTB e faz de 0 a 100 km/h em menos 3 segundos

[ATUALIZAÇÃO, 5 de março] Imagens ao vivo do Salão de Genebra de 2019 foram adicionadas no início da galeria, abaixo.

Esta é a novíssima Ferrari F8 Tributo. Foi no Salão Automóvel de Genebra de 2015 que a Ferrari lançou a 488 GTB como substituta do 458 Italia. Para o evento deste ano, o Gran Turismo Berlinetta está sendo aposentado para dar espaço à nova F8 Tributo que traz como destaque o motor V8 mais poderoso já feito pela Ferrari.

Com 720 cv e 73,4 kgfm de torque gerados pelo V8 twin-turbo de 3,9 litros, a nova F8 Tributo traz a mesma configuração hardcore da Ferrari Pista e oferece um extra de 50 cv e 1 kgfm sobre o GTB que sai de linha.  Isso se traduz em uma aceleração de 0 a 100 km/h concluído em apenas 2,9 segundos (0,1s mais rápido em comparação com o GTB), ao passo que o 0 a 200 km/h é feito em 7,8 segundos (- 0,5s). A nova F8 Tributo também atinge a mesma velocidade máxima do Pista de 340 km/h. Turbo lag? A Ferrari promete que não existe tal coisa.

O ganho de desempenho foi alcançado não apenas ao elevar a 488 GTB aos níveis de potência da Ferrari Pista, mas também ao colocar o supercarro V8 de motor central em uma dieta. De fato, a nova F8 emagreceu significativos 40 quilos e agora pesa apenas 1.330 kg, com todas as opções leves incluídas.

Outro número que queremos chamar a sua atenção é o aumento na eficiência aerodinâmica de 10%  em comparação com a 488 GTB. O visual reestilizado não é apenas mais elegante do que nunca, mas também abre caminho para uma nova linguagem de design da equipe de Maranello enquanto presta homenagem ao passado ao se vincular a 308 GTB original. Outro aceno para a rica herança da Ferrari é visível na parte de trás, onde a tampa do motor Lexan é uma reminiscência da icônica F40.

Tributo Ferrari F8

Com o lançamento da F8 Tributo, a Ferrari também está atualizando a cabine interna, adicionando saídas de ar redondas e um novo volante. Os controles também são novos, assim como as laterais das portas e a tela sensível ao toque de sete polegadas no lado do passageiro.

Atualização: Este post foi atualizado dia 5 com fotos ao vivo da apresentação do modelo no Salão de Genebra

Galeria: Ferrari F8 Tributo no Salão de Genebra 2019