Volkswagen Amarok seguirá na 1ª geração por mais 10 anos, Honda inicia a montagem do motor do novo HR-V e câmbio do City, Ford reduz preços da Ranger, Maverick e Transit, Honda revela nome ZR-V para seu novo SUV médio, Renault Kwid E-Tech - já andamos no carro elétrico mais barato do Brasil –, além do ranking com os carros mais vendidos do Brasil em abril.
Esses são os destaques do Semana Motor1.com de hoje!
Nesta semana a Volkswagen anunciou um investimento para a fábrica de General Pacheco, na Argentina, onde serão investidos 250 milhões de dólares. O aporte servirá para a fábrica produzir a Amarok por mais 10 anos, o que significa que a picape média permanecerá ainda na primeira geração – que já mais de uma década nas, afinal, foi lançada no Brasil em 2010... Ou seja, quando essa primeira geração sair de linha, terá mais de 20 anos. Para isso, a marca prepara uma reestilização que será lançada em 2024.
Depois de confirmar uma grande leva de lançamentos em abril para o mercado brasileiro, a Honda anunciou nessa semana a nacionalização de mais algumas etapas de seu processo produtivo, que começou na última terça-feira na cidade de Itajaí, em Santa Catarina. Por lá, a marca japonesa já iniciou a montagem de conjuntos de transmissão e motor, embora esteja usando ainda peças importadas. Fará o câmbio CVT que equipa toda a linha e o futuro 1.5 turboflex que estará no novo HR-V a partir de agosto.
Reduções de preços em veículos no Brasil são cada vez mais raras, mas ainda acontecem pontualmente. Dessa vez os modelos que sofreram uma redução em seu preço final foram três modelos da Ford: Ranger, Maverick e também a van Transit. Em comum, os três veículos se enquadram na nova redução do IPI do decreto 10.055/2022, no em que a alíquota chega a uma diminuição total de 35% para picapes, entre outros modelos comerciais com peso bruto total de até 5 toneladas.
Lembra do HR-V exclusivo para o mercado dos Estados Unidos? Você deve se lembrar que o SUV foi confirmado para ser vendido no Brasil a partir de 2023, mas o que ficou como dúvida foi seu nome de batismo em nosso mercado, já que a nova geração do HR-V que será vendida por aqui será o modelo europeu. Então seria improvável ter dois SUVs com o mesmo nome. Agora a versão global do HR-V norte-americano é chamada de ZR-V, nome que deverá ser adotado por aqui também.
Revelado no mês passado, o novo Kwid E-Tech, o carro elétrico mais barato do Brasil, está em pré-venda desde então por R$ 142.990. Com visual exclusivo, se destacando principalmente pela grade frontal exclusiva e rodas de liga-leve com quatro furos, o subcompacto começará a ser entregue a seus futuros proprietários a partir de agosto. Informações sobre tempo de recarga, acabamento, comportamento dinâmico, entre outros detalhes do Kwid elétrico você confere em texto e vídeo em nossas impressões iniciais do carro.
O mercado brasileiro enfrentou mais um mês difícil em abril. De acordo os números de emplacamentos oficiais divulgados hoje nessa semana pela Fenabrave, em abril foram houve o emplacamento de 136.341 veículos novos, o que representa 16,8% a menos do que no mesmo período de 2021. Mas se serve de consolo, este resultado foi o melhor de 2022 até agora.
Entre as marcas, a liderança em abril é da Fiat que sozinha respondeu por 25,21% de participação de mercado. Com isso, a marca de Betim completou 16 meses consecutivos no topo. Falando dos carros mais vendidos, a Fiat Strada mais uma vez ocupou o topo da tabela ao vender 7.983 unidades, sendo seguida pelo Hyundai HB20 com 6.502 carros, enquanto o terceiro lugar ficou para o Fiat Mobi, que teve 5.911unidades vendidas.
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