Fiat Pulse lidera pela 1ª vez entre SUVs compactos em abril; veja ranking
Volkswagen T-Cross e Chevrolet Tracker completam o pódio com uma pequena diferença entre os dois
Com 32.407 emplacamentos registrados em abril, o segmento de SUVs compactos respondeu por 23,8% dos 136.341 veículos comercializados no mês passado – em março a participação havia sido de 26% -, resultado quase 18% abaixo de 2021 mesmo com a presença de novos modelos na lista.
E o destaque de abril foi exatamente um representante que não estava no mercado há um ano: com 5.520 unidades, seu melhor resultado desde o lançamento em outubro passado, o Fiat Pulse conquistou sua 1ª liderança, a 1ª também de um modelo da marca italiana. Preferido nos dois meses anteriores, o T-Cross (4.570) foi o único do top 10 a crescer nos últimos doze meses (+5,7%).
A vida do Volkswagen, no entanto, não foi fácil, já que sua diferença em relação ao Chevrolet Tracker (4.410) foi de apenas 160 unidades, com Hyundai Creta (4.255) e Jeep Renegade (4.165) – em seu melhor momento após a reestilização e a adoção do motor turbo – bem próximos. Bem longe dos demais e pouco à frente do Nissan Kicks (2.473), o Volkswagen Nivus (2.644) completou o top 5.
Oitavo, o Renault Duster segue não tomando conhecimento do Captur: no mês passado, o irmão mais velho emplacou quase cinco vezes mais do que o modelo mais caro (1.405 x 315), repetindo a modesta 12ª posição de março. Caoa Chery Tiggo 5x (859) e Citroën C4 Cactus (570), que ficou longe de ultrapassar a casa das mil unidades pelo 2º mês seguido, fecharam o pelotão de cima.
No compasso de espera pelo lançamento da nova geração em agosto e com fim de estoques da versão atual, o Honda HR-V emplacou 115 unidades. Ainda assim, mais do que o Kia Stonic (81), principal aposta da marca sul-coreana no segmento de entrada. Já o WR-V, com apenas 6 emplacamentos, não tinha um resultado tão fraco desde março de 2017, 1º mês oficial de vendas, justificado pelo fim da produção nacional.
POS. |
MODELO |
TOTAL 2022 |
ABR/22 |
MAR/22 |
ABR/21 |
% ABR 22 |
% MAR 22 |
VARIAÇÃO ABR/MAR |
VARIAÇÃO 2022/2021 |
1º |
FIAT PULSE |
14249 |
5520 |
3650 |
0 |
17,03% |
10,40% |
51,23% |
- |
2º |
VW T-CROSS |
20157 |
4570 |
6548 |
4325 |
14,10% |
18,65% |
-30,21% |
5,66% |
3º |
CHEVROLET TRACKER |
15092 |
4410 |
4747 |
5377 |
13,61% |
13,52% |
-7,10% |
-17,98% |
4º |
HYUNDAI CRETA |
16921 |
4255 |
4237 |
5544 |
13,13% |
12,07% |
0,42% |
-23,25% |
5º |
JEEP RENEGADE |
15268 |
4165 |
3789 |
6631 |
12,85% |
10,79% |
9,92% |
-37,19% |
6º |
VW NIVUS |
9658 |
2644 |
3153 |
3413 |
8,16% |
8,98% |
-16,14% |
-22,53% |
7º |
NISSAN KICKS |
7880 |
2473 |
2568 |
3602 |
7,63% |
7,32% |
-3,70% |
-31,34% |
8º |
RENAULT DUSTER |
6389 |
1405 |
1908 |
2412 |
4,34% |
5,44% |
-26,36% |
-41,75% |
9º |
CAOA CHERY TIGGO 5X |
3188 |
859 |
1082 |
993 |
2,65% |
3,08% |
-20,61% |
-13,49% |
10º |
CITROËN C4 CACTUS |
5364 |
570 |
883 |
1452 |
1,76% |
2,52% |
-35,45% |
-60,74% |
11º |
CAOA CHERY TIGGO 3X |
3061 |
544 |
708 |
0 |
1,68% |
2,02% |
-23,16% |
- |
12º |
RENAULT CAPTUR |
1997 |
315 |
595 |
355 |
0,97% |
1,70% |
-47,06% |
-11,27% |
13º |
PEUGEOT 2008 |
2762 |
289 |
393 |
400 |
0,89% |
1,12% |
-26,46% |
-27,75% |
14º |
HONDA HR-V |
3222 |
115 |
466 |
3095 |
0,35% |
1,33% |
-75,32% |
-96,28% |
15º |
SUZUKI JIMNY |
298 |
85 |
83 |
68 |
0,26% |
0,24% |
2,41% |
25,00% |
16º |
KIA STONIC |
331 |
81 |
137 |
0 |
0,25% |
0,39% |
-40,88% |
- |
17º |
SUZUKI JIMNY SIERRA |
241 |
64 |
73 |
38 |
0,20% |
0,21% |
-12,33% |
68,42% |
18º |
CAOA CHERY TIGGO 2 |
112 |
13 |
11 |
290 |
0,04% |
0,03% |
18,18% |
-95,52% |
19º |
JAC T40 |
43 |
9 |
15 |
26 |
0,03% |
0,04% |
-40,00% |
-65,38% |
20º |
TROLLER T4 / TX4 |
68 |
9 |
25 |
134 |
0,03% |
0,07% |
-64,00% |
-93,28% |
21º |
HONDA WR-V |
710 |
6 |
24 |
848 |
0,02% |
0,07% |
-75,00% |
-99,29% |
22º |
JAC T50 / T5 |
14 |
4 |
4 |
11 |
0,01% |
0,01% |
0,00% |
-63,64% |
23º |
FORD ECOSPORT |
7 |
2 |
2 |
239 |
0,01% |
0,01% |
0,00% |
-99,16% |
127032 |
32407 |
35101 |
39253 |
100,00% |
100,00% |
-7,67% |
-17,44% |
Fonte: Fenabrave
Confira no canal Motor1.com no Youtube
Já dirigimos o carro elétrico mais barato do Brasil. O novo Renault Kwid E-Tech chega com a missão de democratizar o acesso a um veículo movido a bateria.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Reino Unido: Mini Cooper foi o mais vendido em novembro
Motorhome elétrico: já fizeram uma Kombi home a bateria
Quais foram os 50 carros usados mais vendidos do Brasil em novembro?
Ferrari 250 GTO (1962-1964), a mais perfeita tradução da casa de Maranello
Honda WR-V ou Toyota Yaris Cross: o que esperar deste embate em 2025
Semana Motor1.com: novo Corolla 2025, Tracker mais potente e mais
Qual é o legado que Carlos Tavares deixou para a Stellantis?