Após responder por quase 2/3 de todos os veículos registrados em março, o varejo encerrou o mês de abril com 58,18% dos 136.341 automóveis e comerciais leves emplacados. A Fiat repetiu a liderança do mês anterior, com 18,37% de participação, seguida por Chevrolet (16,39%) e Toyota (15,45%). A Hyundai, com 10,70%, trocou de posição com a Volkswagen (10,28%).
No ranking de automóveis, o Chevrolet Onix (4.612), nº 1 em fevereiro e vice no mês seguinte, retomou a posição de honra com quase 83% de seus emplacamentos na modalidade. A disputa pelo 2º lugar, no entanto, foi bastante acirrada, com Hyundai Creta (4.167) e VW T-Cross (4.167) empatados e o Fiat Pulse (3.910) bem próximo dos dois. Líder entre os sedãs, o Chevrolet Onix Plus (3.515) completou o top 5.
Renault Kwid (3.356) em 6º e Fiat Mobi (2.668) em 10º foram os únicos modelos de entrada no top 50. Com o Chevrolet Tracker (3.229) em 7º e o Toyota Corolla Cross (3.101) em 9º - este último presente no top 10 pela 12ª vez seguida -, o segmento de SUVs / crossovers respondeu por metade do pelotão de cima, exatamente o mesmo que já ocorrera em março.
Modelo mais caro entre os vinte primeiros, o Toyota SW4 emplacou quase mil unidades (992). Líder disparada entre as marcas premium no Brasil, a BMW emplacou três modelos na lista: X1 (325) em 31º, 320i (282) em 35º e X3 (123) em 48º. Com apenas uma unidade registrada através de vendas diretas, o Ford Bronco Sport (125) surgiu no ranking na 47ª posição.
POS. |
MODELO |
VAREJO |
% TOTAL |
ABR.22 (A) |
1º |
CHEVROLET ONIX |
4.612 |
82,74% |
5.574 |
2º |
HYUNDAI CRETA |
4.167 |
97,93% |
4.255 |
3º |
VW T-CROSS |
4.167 |
91,18% |
4.570 |
4º |
FIAT PULSE |
3.910 |
70,83% |
5.520 |
5º |
CHEVROLET ONIX PLUS |
3.515 |
67,08% |
5.240 |
6º |
RENAULT KWID |
3.356 |
87,19% |
3.849 |
7º |
CHEVROLET TRACKER |
3.229 |
73,22% |
4.410 |
8º |
HYUNDAI HB20 |
3.159 |
48,59% |
6.502 |
9º |
TOYOTA COROLLA CROSS |
3.101 |
80,32% |
3.861 |
10º |
FIAT MOBI |
2.668 |
45,14% |
5.911 |
11º |
TOYOTA COROLLA |
2.479 |
66,48% |
3.729 |
12º |
VW NIVUS |
2.299 |
86,95% |
2.644 |
13º |
FIAT ARGO |
2.092 |
38,12% |
5.488 |
14º |
HONDA CITY |
1.959 |
89,78% |
2.182 |
15º |
TOYOTA YARIS HATCH |
1.863 |
80,16% |
2.324 |
16º |
HONDA CITY HATCH |
1.657 |
92,99% |
1.782 |
17º |
JEEP RENEGADE |
1.615 |
38,78% |
4.165 |
18º |
NISSAN KICKS |
1.478 |
59,77% |
2.473 |
19º |
HYUNDAI HB20S |
1.034 |
32,39% |
3.192 |
20º |
TOYOTA SW4 |
992 |
86,34% |
1.149 |
21º |
JEEP COMPASS |
990 |
20,77% |
4.766 |
22º |
RENAULT DUSTER |
892 |
63,49% |
1.405 |
23º |
TOYOTA YARIS SEDAN |
883 |
76,12% |
1.160 |
24º |
CAOA CHERY TIGGO 5X |
817 |
95,11% |
859 |
25º |
VW GOL |
729 |
87,10% |
837 |
26º |
FIAT CRONOS |
614 |
20,18% |
3.043 |
27º |
NISSAN VERSA |
558 |
99,64% |
560 |
28º |
CAOA CHERY TIGGO 7 |
523 |
72,94% |
717 |
29º |
CHEVROLET CRUZE SEDAN |
523 |
46,91% |
1.115 |
30º |
CAOA CHERY TIGGO 8 |
495 |
56,06% |
883 |
31º |
BMW X1 |
325 |
90,03% |
361 |
32º |
RENAULT SANDERO |
318 |
38,59% |
824 |
33º |
VW POLO |
318 |
96,66% |
329 |
34º |
CAOA CHERY TIGGO 3X |
310 |
56,99% |
544 |
35º |
BMW 320i |
282 |
90,10% |
313 |
36º |
PEUGEOT 208 |
244 |
14,06% |
1.736 |
37º |
VW VIRTUS |
236 |
54,50% |
433 |
38º |
JEEP COMMANDER |
235 |
12,41% |
1.894 |
39º |
CHEVROLET SPIN |
233 |
14,46% |
1.611 |
40º |
VW TAOS |
217 |
96,44% |
225 |
41º |
MITSUBISHI PAJERO |
211 |
94,62% |
223 |
42º |
RENAULT CAPTUR |
188 |
59,68% |
315 |
43º |
CHEVROLET CRUZE SPORT6 |
172 |
92,97% |
185 |
44º |
FIAT SIENA |
165 |
80,49% |
205 |
45º |
MITSUBISHI OUTLANDER |
137 |
85,09% |
161 |
46º |
CITROËN C4 CACTUS |
133 |
23,33% |
570 |
47º |
FORD BRONCO |
124 |
99,20% |
125 |
48º |
BMW X3 |
123 |
96,09% |
128 |
49º |
MITSUBISHI ECLIPSE CROSS |
123 |
56,68% |
217 |
50º |
CAOA CHERY ARRIZO 6 |
118 |
48,56% |
243 |
Já entre os comerciais leves, a Toyota Hilux (2.913) emplacou sua 8ª vitória nos últimos nove meses. Separadas por menos de 200 unidades, desta vez a Strada (2.327) levou a melhor sobre a Toro (2.137) numa disputa interna da Fiat pela 2ª posição. Bem longe das três primeiras, a Chevrolet S10 (612) foi a menos dependente do varejo no pelotão de cima (22,4%). Como curiosidade, quase a metade do top 50 teve todas as suas unidades registradas exclusivamente na modalidade.
POS. |
MODELO |
VAREJO |
% TOTAL |
ABR.22 (A) |
1º |
TOYOTA HILUX |
2.913 |
71,59% |
4.069 |
2º |
FIAT STRADA |
2.327 |
29,15% |
7.983 |
3º |
FIAT TORO |
2.137 |
41,84% |
5.107 |
4º |
CHEVROLET S10 |
612 |
22,37% |
2.736 |
5º |
FIAT FIORINO |
585 |
65,88% |
888 |
6º |
FORD RANGER |
564 |
50,77% |
1.111 |
7º |
MITSUBISHI L200 |
460 |
43,60% |
1.055 |
8º |
RENAULT MASTER |
447 |
53,92% |
829 |
9º |
NISSAN FRONTIER |
306 |
90,53% |
338 |
10º |
RENAULT DUSTER OROCH |
253 |
85,19% |
297 |
11º |
IVECO DAILY 35-150 |
227 |
77,74% |
292 |
12º |
KIA K2500 |
202 |
99,51% |
203 |
13º |
PEUGEOT EXPERT |
194 |
78,54% |
247 |
14º |
CITROËN JUMPY |
137 |
56,61% |
242 |
15º |
VW / MAN EXPRESS |
127 |
72,16% |
176 |
16º |
VW AMAROK |
94 |
93,07% |
101 |
17º |
HYUNDAI HR |
71 |
87,65% |
81 |
18º |
FIAT DUCATO |
59 |
31,38% |
188 |
19º |
MERCEDES-BENZ SPRINTER 314 |
58 |
100,00% |
58 |
20º |
IVECO DAILY 30-130 |
43 |
100,00% |
43 |
21º |
MERCEDES-BENZ SPRINTER 416 |
42 |
100,00% |
42 |
22º |
FORD MAVERICK |
40 |
15,09% |
265 |
23º |
EFFA V21 |
35 |
100,00% |
35 |
24º |
IVECO DAILY |
22 |
100,00% |
22 |
25º |
EFFA V22 |
21 |
100,00% |
21 |
26º |
BYD T3 |
12 |
100,00% |
12 |
27º |
MERCEDES-BENZ SPRINTER |
12 |
100,00% |
12 |
28º |
FOTON AUMARK 1039 |
8 |
100,00% |
8 |
29º |
PEUGEOT BOXER |
8 |
72,73% |
11 |
30º |
JAC V260 |
6 |
100,00% |
6 |
31º |
FOTON AUMARK 3.5-14DT |
5 |
100,00% |
5 |
32º |
PEUGEOT PARTNER |
5 |
38,46% |
13 |
33º |
VW SAVEIRO |
5 |
11,90% |
42 |
34º |
EFFA V25 |
4 |
100,00% |
4 |
35º |
FORD TRANSIT |
4 |
100,00% |
4 |
36º |
KIA UK2500 |
3 |
100,00% |
3 |
37º |
FORD F150 |
2 |
100,00% |
2 |
38º |
JAC IEV330P |
2 |
100,00% |
2 |
39º |
RAM 3500 |
2 |
100,00% |
2 |
40º |
WILLYS OVERLAND |
2 |
100,00% |
2 |
41º |
CHEVROLET C10 |
1 |
100,00% |
1 |
42º |
CHEVROLET MONTANA |
1 |
50,00% |
2 |
43º |
CITROËN JUMPER |
1 |
50,00% |
2 |
44º |
EFFA K01 |
1 |
100,00% |
1 |
45º |
MERCEDES-BENZ SPRINTER 311 |
1 |
100,00% |
1 |
46º |
RAM 2500 |
1 |
1,19% |
84 |
47º |
TOYOTA BANDEIRANTE |
1 |
100,00% |
1 |
48º |
TOYOTA TACOMA |
1 |
100,00% |
1 |
49º |
VW KOMBI |
1 |
100,00% |
1 |
Fonte: Fenabrave
Já dirigimos o carro elétrico mais barato do Brasil. O novo Renault Kwid E-Tech chega com a missão de democratizar o acesso a um veículo movido a bateria.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Chevrolet Onix volta a ser produzido no Brasil após 27 dias de paralisação
Fiat Mobi alcança 600 mil unidades produzidas em quase 9 anos de mercado
Novo Chevrolet Onix 2026: quais novidades esperar de hatch e sedã
VW revela novo Tiguan 2025 nos EUA e adianta SUV que pode vir ao Brasil
Novo Chevrolet Onix 2025 aparece pela primeira vez nas ruas
Quer apostar? Híbridos vão depreciar mais que elétricos daqui a 10 anos
Onix já atende novas regras de emissões e eletrificação ficará de fora