O maior mercado mundial de veículos fechou março em baixa. Após crescer nos dois primeiros meses de 2022, a China registrou queda de 11,6% nas vendas de veículos novos, segundo a CAAM, associação de fabricantes – foram 2,234 milhões de unidades. No 1º trimestre (6,509 milhões), o resultado ainda foi positivo em 0,4% na comparação com igual período de 2021.
Entre as montadoras, a líder Volkswagen (180.786) foi a única entre as cinco primeiras com retração (-24%). A diferença em relação à vice-líder Toyota (166.941), superior a 80 mil unidades em 2021, desta vez foi inferior a 14 mil. Cada vez mais fortes, as marcas locais asseguraram cinco posições no top 10, com a Changan (112.408) em 4º e a BYD (104.338) em 5º e com alta superior a 160%.
Esta última, aliás, é a mais recente chinesa a chegar ao mercado brasileiro. Na 8ª posição, a Tesla (65.814) cresceu mais de 85% nos últimos doze meses. Entre as marcas premium mais tradicionais, a Mercedes (50.160) vendeu bem mais do que as rivais BMW (35.723) e Audi (31.706), esta última com a maior queda do top 20 (-53%).
POS. |
MARCA |
MAR.22 |
% PART. 2022 |
MAR.21 |
% PART. 2021 |
VAR. 2022/2021 |
1º |
VW |
180.786 |
8,1% |
237.371 |
9,4% |
-23,8% |
2º |
TOYOTA |
166.941 |
7,5% |
151.582 |
6,0% |
10,1% |
3º |
HONDA |
148.022 |
6,6% |
146.054 |
5,8% |
1,3% |
4º |
CHANGAN |
112.408 |
5,0% |
93.059 |
3,7% |
20,8% |
5º |
BYD |
104.338 |
4,7% |
39.985 |
1,6% |
160,9% |
6º |
GEELY |
78.444 |
3,5% |
82.668 |
3,3% |
-5,1% |
7º |
WULING |
71.261 |
3,2% |
66.480 |
2,6% |
7,2% |
8º |
TESLA |
65.814 |
2,9% |
35.503 |
1,4% |
85,4% |
9º |
CHERY |
63.652 |
2,8% |
56.674 |
2,2% |
12,3% |
10º |
BUICK |
57.117 |
2,6% |
83.036 |
3,3% |
-31,2% |
11º |
NISSAN |
57.010 |
2,6% |
78.007 |
3,1% |
-26,9% |
12º |
HAVAL |
54.534 |
2,4% |
67.187 |
2,7% |
-18,8% |
13º |
MERCEDES-BENZ |
50.160 |
2,2% |
63.272 |
2,5% |
-20,7% |
14º |
DONGFENG |
48.123 |
2,2% |
30.966 |
1,2% |
55,4% |
15º |
BMW |
35.723 |
1,6% |
63.354 |
2,5% |
-43,6% |
16º |
SAIC MG |
31.960 |
1,4% |
33.489 |
1,3% |
-4,6% |
17º |
AUDI |
31.706 |
1,4% |
67.188 |
2,7% |
-52,8% |
18º |
ROEWE |
30.252 |
1,4% |
27.829 |
1,1% |
8,7% |
19º |
GAC |
30.113 |
1,3% |
27.000 |
1,1% |
11,5% |
20º |
CHEVROLET |
20.899 |
0,9% |
23.546 |
0,9% |
-11,2% |
... |
... |
... |
... |
... |
... |
... |
TOTAL |
2.234.000 |
100,0% |
2.526.000 |
100,0% |
-11,6% |
|
ACUMULADO |
6.509.000 |
100,0% |
6.484.000 |
100,0% |
0,4% |
No ranking de modelos, o mês foi dos elétricos. Após ser apenas o 9º colocado em fevereiro, o Wuling Hong Guang Mini EV conquistou a preferência de 47.563 consumidores e garantiu a liderança geral com quase 8 mil unidades de vantagem sobre o 2º colocado, que foi o Tesla Model Y (39.790) pelo 2º mês consecutivo e com recorde de vendas. Preferido no 1º trimestre, o Sylphy (28.557) – nomenclatura local do Sentra – completou o pódio com queda de quase 30%.
Com evolução de quase 80%, por pouco o Toyota Camry (27.211) não foi uma ameaça concreta ao pódio do sedã da Nissan. Registrando recorde de posicionamento e de vendas, o SUV BYD Song (26.729) – modelo cotado para chegar ao Brasil - completou o top 5. Com o Model 3 (26.024) em 7º, a Tesla emplacou dois modelos na parte de cima da tabela. Oitavo, o Toyota Corolla (25.222) perdeu fôlego (-27%).
Já o Honda Civic (17.456), seu maior rival, cresceu 44% no mesmo período, embora a diferença entre os dois tenha sido de mais de 8 mil unidades. Com 13.816 unidades, o Tiggo 8 foi o único representante da Chery no top 30. Recém-lançado no Brasil, o sedã elétrico BYD Han emplacou 12.359 unidades e garantiu presença na lista como o 37º mais vendido.
POS. |
MODELO |
MAR.22 |
% PART. 2022 |
MAR.21 |
% PART. 2021 |
VAR. 2022/2021 |
1º |
WULING HONGGUANG MINI EV |
47.563 |
2,1% |
39.745 |
1,6% |
19,7% |
2º |
TESLA MODEL Y |
39.790 |
1,8% |
10.151 |
0,4% |
292,0% |
3º |
NISSAN SYLPHY |
28.557 |
1,3% |
40.014 |
1,6% |
-28,6% |
4º |
TOYOTA CAMRY |
27.211 |
1,2% |
15.213 |
0,6% |
78,9% |
5º |
BYD SONG |
26.729 |
1,2% |
11.031 |
0,4% |
142,3% |
6º |
VW LAVIDA |
26.040 |
1,2% |
41.191 |
1,6% |
-36,8% |
7º |
TESLA MODEL3 |
26.024 |
1,2% |
25.352 |
1,0% |
2,7% |
8º |
TOYOTA COROLLA |
25.522 |
1,1% |
35.126 |
1,4% |
-27,3% |
9º |
HONDA CR-V |
25.356 |
1,1% |
33.712 |
1,3% |
-24,8% |
10º |
CHANGAN CS75 |
23.302 |
1,0% |
31.461 |
1,2% |
-25,9% |
11º |
BYD QIN PLUS |
22.942 |
1,0% |
2.509 |
0,1% |
814,4% |
12º |
CHANGAN EADO |
21.892 |
1,0% |
16.124 |
0,6% |
35,8% |
13º |
HAVAL H6 |
21.633 |
1,0% |
34.865 |
1,4% |
-38,0% |
14º |
HONDA ACCORD |
20.667 |
0,9% |
16.890 |
0,7% |
22,4% |
15º |
TOYOTA LEVIN |
20.032 |
0,9% |
20.003 |
0,8% |
0,1% |
16º |
VW PASSAT |
18.280 |
0,8% |
8.680 |
0,3% |
110,6% |
17º |
CHANGAN CS55 |
17.849 |
0,8% |
10.762 |
0,4% |
65,9% |
18º |
HONDA CIVIC |
17.456 |
0,8% |
12.100 |
0,5% |
44,3% |
19º |
VW SAGITAR |
17.214 |
0,8% |
32.365 |
1,3% |
-46,8% |
20º |
HONDA VEZEL |
16.623 |
0,7% |
16.401 |
0,6% |
1,4% |
21º |
TOYOTA C-HR |
16.554 |
0,7% |
5.265 |
0,2% |
214,4% |
22º |
GEELY EMGRAND |
16.338 |
0,7% |
13.274 |
0,5% |
23,1% |
23º |
VW BORA |
16.235 |
0,7% |
33.996 |
1,3% |
-52,2% |
24º |
MERCEDES CLASSE C L |
15.586 |
0,7% |
14.305 |
0,6% |
9,0% |
25º |
NISSAN TEANA |
15.471 |
0,7% |
9.526 |
0,4% |
62,4% |
26º |
BUICK EXCELLE YINLANG |
14.159 |
0,6% |
38.047 |
1,5% |
-62,8% |
27º |
VW TIGUAN L |
13.908 |
0,6% |
21.130 |
0,8% |
-34,2% |
28º |
MG 5 |
13.856 |
0,6% |
10.953 |
0,4% |
26,5% |
29º |
CHERY TIGGO 8 |
13.816 |
0,6% |
11.652 |
0,5% |
18,6% |
30º |
MERCEDES CLASSE E L |
13.588 |
0,6% |
14.215 |
0,6% |
-4,4% |
31º |
CHEVROLET MONZA |
13.286 |
0,6% |
6.157 |
0,2% |
115,8% |
32º |
GEELY BINYUE |
13.212 |
0,6% |
10.745 |
0,4% |
23,0% |
33º |
HONDA XR-V |
12.819 |
0,6% |
18.884 |
0,7% |
-32,1% |
34º |
COS X5 |
12.812 |
0,6% |
10.891 |
0,4% |
17,6% |
35º |
HONDA BREEZE |
12.481 |
0,6% |
17.714 |
0,7% |
-29,5% |
36º |
GAC TRIUMPCHI GS4 |
12.374 |
0,6% |
8.734 |
0,3% |
41,7% |
37º |
BYD HAN |
12.359 |
0,6% |
10.323 |
0,4% |
19,7% |
38º |
BMW SÉRIE 5 L |
12.008 |
0,5% |
17.621 |
0,7% |
-31,9% |
39º |
CHERY QQ ICE CREAM |
11.687 |
0,5% |
0 |
- |
- |
40º |
WULING HONGGUANG |
11.062 |
0,5% |
17.929 |
0,7% |
-38,3% |
41º |
GEELY XINGYUE L |
11.049 |
0,5% |
0 |
- |
- |
42º |
LI ONE |
11.034 |
0,5% |
4.900 |
0,2% |
125,2% |
43º |
MERCEDES GLC |
10.857 |
0,5% |
15.339 |
0,6% |
-29,2% |
44º |
CHANGAN BENBEN |
10.709 |
0,5% |
4.080 |
0,2% |
162,5% |
45º |
TOYOTA RAV4 |
10.596 |
0,5% |
21.989 |
0,9% |
-51,8% |
46º |
VW SANTANA |
10.580 |
0,5% |
7.635 |
0,3% |
38,6% |
47º |
BYD DOLPHIN |
10.501 |
0,5% |
0 |
- |
- |
48º |
ROEWE I5 |
10.472 |
0,5% |
13.533 |
0,5% |
-22,6% |
49º |
HAVAL M6 |
10.244 |
0,5% |
12.335 |
0,5% |
-17,0% |
50º |
CHANGAN CS35 |
10.186 |
0,5% |
8.145 |
0,3% |
25,1% |
Fontes: Carsalesbase / Marklines / Best Selling Cars Blog
Fonte: Carsalesbase, Marklines, Best Selling Cars Blog
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Geely e BYD entram no Top 10 global de montadoras; Suzuki fica de fora
Fiat Mobi alcança 600 mil unidades produzidas em quase 9 anos de mercado
No Reino Unido, chinesas Omoda e BYD já vendem mais que Fiat
VW revela novo Tiguan 2025 nos EUA e adianta SUV que pode vir ao Brasil
BYD Shark: com quais picapes médias topo de linha ela irá competir?
Quer apostar? Híbridos vão depreciar mais que elétricos daqui a 10 anos
Oficial: nova BYD Shark tem os preços revelados