A Stellantis comemora nesta semana a produção de 1,2 milhão de veículos no complexo industrial de Goiana, em Pernambuco. O feito histórico é alcançado exatamente na data em que a fábrica, inaugurada em 28 de abril de 2015, completa sete anos de operações. A unidade produz os modelos Renegade, Compass e Commander, da Jeep, e Toro, da Fiat, abastecendo não somente o Brasil, mas também diversos outros países da América Latina.
“Com sete anos de operações, podemos afirmar que o Polo Automotivo de Goiana está consolidado, seja no cenário nacional como no regional, como um empreendimento capaz de gerar desenvolvimento econômico e social. Mais do que a adoção de tecnologias inovadoras, somos um Polo gerador de inovação, muitas delas exportadas para outras regiões do mundo”, afirma Mateus Marchioro, Plant Manager da fábrica.
Considerada uma das mais modernas fábricas da Stellantis no mundo, a planta emprega cerca de 13 mil funcionários (incluindo parque de fornecedores), sendo 90% deles nordestinos e 85% pernambucanos. Ecológica, a unidade aproveita 99,5% de toda a água usada no processo produtivo e utiliza 50% menos energia que o convencional por veículo produzido. No campo tecnológico, é novidade a implementação da tecnologia 5G.
Junto ao aniversário de inauguração da fábrica, a Stellantis comemora a produção de 350 mil unidades do Jeep Compass. A marca emblemática reflete o sucesso do modelo no mercado, sendo alcançada cerca de 6 anos depois do lançamento. O Brasil, vale lembrar, foi o primeiro país a vender e produzir o SUV no mundo - só depois foram abertas linhas de montagem na Índia, China, Itália e México.
Entre outros diferenciais, o Compass se destaca na categoria por ser o único a oferecer opção de motor turbodiesel. Com 2.0 litros de deslocamento e 170 cv de potência, o propulsor Multijet II sai de fábrica sempre associado ao câmbio automático de 9 marchas e ao sistema de tração 4x4 com reduzida e Selec-Terrain. Outra opção é o propulsor 1.3 T270 turboflex, que rende 185 cv e 27,5 kgfm de torque, sempre com câmbio automático de 6 marchas.
Além do Brasil, o Compass produzido em Goiana (PE) é vendido em países como Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Costa Rica, Equador, El Salvador, Guatemala, Honduras, México, Nicaragua, Panamá, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Jeep Compass: desconto de R$ 30.000 na Black Friday para segurar liderança
Fiat Mobi alcança 600 mil unidades produzidas em quase 9 anos de mercado
Jeep Compass 2025 tem desconto de R$ 30.000 na versão Sport
VW revela novo Tiguan 2025 nos EUA e adianta SUV que pode vir ao Brasil
Brasil foi o segundo maior mercado do Jeep Compass no mundo em 2023
Quer apostar? Híbridos vão depreciar mais que elétricos daqui a 10 anos
Jeep oferece grande desconto em seu SUV, mas com uma condição